Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.
WD-40 Multiusos é muito utilizado em placas elétricas e eletrônicas, pois é um dispersor de umidade e sua composição não contém solventes comuns, por isso ele não ataca plástico, borracha e outras superfícies, também não conduz energia elétrica até 12mil volts.
A aplicação pode ser feita para uso geral e industrial, sendo ideal para a utilização em peças, articulações, polias e engrenagens de máquinas industriais. Pode desengripar peças metálicas enferrujadas, como parafusos e porcas emperrados. Isso ajuda a soltar com mais facilidade.
Recomendamos o uso do Desengraxante Dielétrico Quimatic na higienização de máquinas, motores e equipamentos elétricos. O produto tem alta rigidez dielétrica, não é inflamável, não ataca o verniz do isolamento e protege o equipamento contra umidade e corrosão.
PODE USAR DESENGRIPANTE NA PLACA MÃE ? (O FAMOSO WD-40 )
Pode passar Desengripante em circuito elétrico?
Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.
Outros sprays (como desengripante) não substituem o próprio para corrente da moto, pois eles secam logo após a aplicação e não possuem a viscosidade necessária para lubrificar os componentes que a movimentam.
O tipo de álcool ideal para equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico nas partes externas em concentração 70%, porém ele não deve ser jogado diretamente em seu dispositivo. O ideal é que seja aplicado em um pano de microfibra sem encharcar o mesmo para ser feita a limpeza do aparelho.
A limpeza de placas eletrônicas de equipamentos pode ser efetuada com Limpa Contato Ação Imediata ou a versão Não Inflamável. Nesta operação é preciso: Limpar a área afetada aplicando Limpa Contato, esfregando com uma escova firme, até a remoção total. Em casos mais resistentes, utilizar ação abrasiva.
Lave com água e detergente neutro e enxague muito bem. Deixe secar à sombra. Nada de sol, secador no ar quente e coisa do tipo. Geralmente leva um dia inteiro (ou mais) pra secar totalmente.
Antes de tudo, você precisa saber que o WD-40 é um desengripante, esses produtos são conhecidos como lubrificantes, mas que também possuem outras propriedades e utilidades. Entre elas, prevenir e evitar ferrugem, lubrificar metais, motores, correntes, rolamentos que estejam enrijecidos ou se deteriorando pelo atrito.
São aquelas partes da moto que recebem uma sujeira mais pesada, como barro e piche que fica incrustrado e difícil de remover. Então além das rodas e do cavalete, o spray pode ser usado no motor e na placa com o cuidado de não deixar que respingue nos pneus e freios.
A aplicação de solventes é a melhor forma de remover desengripante. Não se deve utilizar outras substâncias como esse objetivo, principalmente as aquosas, já que o desengripante anticorrosivo é hidro-repelente.
Não use de jeito nenhum. Se você pulverizar sua placa com White-Lub ou similares, vai fazer uma meleca na Mobo. Esses sprays são condutores de eletricidade e o pior, a poeira vai grudar no PCB, criando uma crosta nele.
Evite solventes como a cetona, a acetona ou a nafta. Use uma escova de dentes, escova de pintura pequena ou outra escova macia para limpar a placa lógica de quaisquer detritos ou depósitos do líquido ofensivo. Tenha cuidado ao limpar para evitar danificar ou bater acidentalmente em componentes da placa lógica.
A grande maioria dos coolers encontrados nos gabinetes — que são os modelos mais propensos a fazer barulho — possui o mesmo sistema de funcionamento, logo, esse processo de limpeza pode ser aplicado a vários equipamentos diferentes. O lubrificante/desengripante utilizado pode ser de qualquer marca.
Deve-se limpar a sua placa, escovando-a suavemente com uma escova de cerdas macias, toda vez que for escovar os dentes. Uma limpeza mais extensa deve ser feita uma vez por semana.
A limpeza deve ser feita utilizando apenas água corrente, exceto se for algum local que recebe muita gordura. Nesse caso é importante garantir a remoção completa do sabão após a limpeza. Infelizmente, ainda hoje é comum assistirmos vídeos de pessoas pisando nas placas para conseguir alcançar os painéis mais distantes.
3- Utilize álcool isopropílico (isopropanol) para remover resíduos. Em alguns casos a sujeira pode ser mais profunda. Nesses casos, pode ser necessário remover resíduos mais persistentes com o álcool isopropílico (isopropanol) 99,80%.
3. Superfícies Sensíveis ao Álcool. Algumas superfícies sensíveis, como certos plásticos e borrachas, podem ser danificadas pelo álcool isopropílico. É importante realizar testes em uma pequena área antes de aplicar o solvente em larga escala.
EM CASA/ESCRITÓRIO: Indicado na conservação de todos os aparelhos eletrodomésticos, dobradiças, fechaduras, trincos de portas, peças de ferro ou de qualquer outro material oxidável. FACILIDADE NAS TAREFAS E CONSERVAÇÃO DE ITENS: Ajuda a soltar porcas e parafusos enferrujados, de forma simples e fácil.
Qual a diferença entre Desengripante e lubrificante?
o lubrificante é usado para reduzir o atrito, o desengripante é utilizado para soltar e liberar peças presas ou enferrujadas e a graxa é empregada para lubrificação duradoura em locais de super carga.
Há também quem diga que o jeito certo de como limpar motor de carro é só com água e pano, sem produto algum. Isso também não é verdade. Sabão, detergente, desengraxantes e produtos de polimento são alguns dos produtos bem vindos.