Os tubérculos como batata, batata-doce, batata-baroa, mandioca etc devem ser limpos usando um pano úmido ou uma escovinha, para retirar toda potencial terra que possa conter nelas. Elas ainda podem ser lavadas rapidamente com água corrente e detergente, mas devem ser secadas imediatamente após.
Primeiro, aconselha que mergulhe as batatas em água fria antes de as limpar e, assim, consegue libertar a sujidade colada. "É como pôr de molho um prato que tem comida seca - apenas solta as coisas para não ter de esfregar", explica.
Antes de começar a cozinhar a batata, é preciso pensar em qual prato ela será usada. Por exemplo, se for cozinhar algo em que ela precise ficar mais sequinha, o ideal é deixar a casca. Agora, se for necessário que ela fique macia, é preciso descascar.
A batata também é uma fonte importante de amido. Entretanto, esses nutrientes podem se perder durante o cozimento, por isso, é recomendável lavar as batatas e cozê-las com a casca para manter suas propriedades nutritivas.
Para aproveitar todos os benefícios da batata, é recomendado consumir a casca também, por ter ótimas quantidades de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, é importante priorizar as formas de preparo mais saudáveis, evitando as frituras, por exemplo.
A casca da batata tem uma boa quantidade de fibras, que facilitam a digestão e ajudam na regulação do intestino, ajudando principalmente quem sofre com a prisão de ventre.
Qual a diferença entre a batata lavada e escovada?
1- A batata lavada precisa ser beneficiada rapidamente após a colheita. 2- A batata escovada pode ser armazenada por alguns dias antes de ser beneficiada. 3- O processo de lavagem e secagem de batata exige grande consumo de água, de energia e maior utilização de mão de obra.
Seus benefícios nutricionais estão nas vitaminas do complexo B, principalmente B6, e C, além de ser rica em ferro, fósforo, magnésio e potássio. Com grande quantidade de carboidratos, é também fonte de glicose, sacarose e frutose. Outro destaque desse cultivo está na quantidade de fibras.
"Não é um sanitizante eficiente pois o vinagre é um ácido bastante diluído e, por isso, não tem o mesmo efeito", diz Amarante. No caso das frutas e legumes, eles também devem ser lavados em água corrente e a lavagem pode ter o auxílio de uma escovinha com cercas de nylon exclusiva para essa finalidade.
Já nas panelas convencionais, o tempo de cozimento gira em torno de 25 minutos e 30 minutos. O ideal é que a casca seja retirada após o cozimento, com o tubérculo já frio.
Congelar batatas cozidas não dá certo também. Elas absorvem água, amolecem e escurecem. O ideal é fritar ou preparar um purê com elas antes de colocar no freezer. Verduras e legumes como tomate cru, pepino e rabanete, e as folhas verdes murcham, amolecem e alteram a cor e o sabor no frio.
Você não vai acreditar nesse truque para descascar batata!
Para começar, com a batata em pé, faça um talho na horizontal com ajuda de uma faca, bem de leve, cortando apenas a casca. Depois, leve para cozinhar em água com sal até que a batata fique bem cozida e, ao espetar um garfo, você a sinta macia. Escorra bem.
Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.
Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.
Em frutas cuja casca não é consumida, deve-se borrifar a solução de hipoclorito de sódio com água no momento do consumo. Lembre-se de enxaguá-la, também. A banana escurece se for lava- da e higienizada. É recomen- dável que ela esteja verde no momento da compra e você aguarde para higienizá-la an- tes do consumo.
Sempre fica boa! E é muito comum que seja descascada na hora do preparo, mas você sabia que esse hábito pode ser um enorme desperdício de tempo e nutrientes? A casca da batata tem vitaminas e minerais que fazem bem para a nossa saúde.
A batata inglesa, por exemplo, é rica em fósforo e potássio que são importantes para saúde óssea, muscular e na frequência cardíaca. Além disso é baixíssima em calorias. — Para quem quer emagrecer, a melhor opção disparada das quatro é a batata inglesa.
As variáveis são muitas e, por isso, consultar o seu nutricionista é a melhor opção. Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.
Os tubérculos como batata, batata-doce, batata-baroa, mandioca etc devem ser limpos usando um pano úmido ou uma escovinha, para retirar toda potencial terra que possa conter nelas. Elas ainda podem ser lavadas rapidamente com água corrente e detergente, mas devem ser secadas imediatamente após.
Qual é mais saudável batata frita ou batata cozida?
Foi elaborado pela Universidade de Granada e, em traços gerais, conclui que as batatas, quando fritas em azeite virgem extra, são mais saudáveis do que cozidas.
Batata asterix é a mais recomendada para o preparo da batata frita. Verdade. "Tudo aquilo que você vai fritar por imersão, o ideal é que tenha o mínimo de água possível. E a batata Asterix, das batatas que a gente tem disponíveis nos mercados aqui no Brasil, é a melhor."
Manter uma batata na temperatura fria da sua geladeira vai transformar seu amido em açúcar mais rapidamente, de modo que você vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa.
Pode, desde que a batata seja descascada com maior profundidade, visto que aproximadamente 90% da a-solanina e a-chaconina se acumulam até os três mm abaixo da casca. Logo para segurança do consumidor, o descascamento da batata deve ser mais profundo, entre três e cinco mm abaixo da casca.