Coloque uma colher de sabão em pó no vinagre bem quente e aguarde 5 segundos. Coloque as peças dentro e deixa lá por cerca de 60 segundos. Para um melhor resultado, pegue as peças com o líquido e esfregue bem. Retire as peças de dentro do vinagre e passe-as em água corrente.
Use sabão e água com gás: misture algumas gotas de detergente neutro com água com gás, ele ajuda a remover manchas difíceis, e deixe a peça de molho de 5 a 10 minutos. Use uma escova de cerdas macias para esfregar a peça, por fim enxágue e seque com pano macio, esse método de limpeza é ótimo para correntes de ouro.
Misture o OE (óleo essencial) com o vinagre em uma tigela pequena. Adicione joias e deixe de molho por aprox. 5 minutos. Se necessário, limpe com uma escova de dentes com cerdas macias para desmanchar a sujeira e gordura acumuladas.
O que é bom para limpar aliança de ouro? Para a limpeza do dia a dia, você pode usar água morna e detergente ou sabão neutro. Também é possível limpar as alianças com vinagre de álcool.
A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso. Para limpar a bijuteria, você deve preparar a solução e deixar o acessório de molho por aproximadamente quinze minutos nela.
Como limpar semijoias em casa 🤩 I Halita Semijoias
O que é bom para limpar bijuteria quando fica preta?
Com vinagre e bicarbonato
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.
Você pode fazer uma pastinha com bicarbonato de sódio e água para passar na peça a ser limpa. Em seguida, é só enxaguar com água morna e, para secar mais rápido, você pode usar o secador de cabelo em temperatura média.
Limpe bem a joia com uma flanela. Aplique duas ou três gotas de vinagre. Observe a cor da peça. Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida.
Por isso, dizemos que é normal e quase inevitável que peças de ouro escureçam. O suor humano contém ácido úrico, que é considerado um agente químico. E, quando as moléculas do metal entram em contato com a luz ou com agentes químicos, junto ao oxigênio, se dá a oxidação (ou escurecimento) da peça!
O procedimento é bem simples: Com auxílio de um pano limpo e úmido com água e detergente de coco, esfregue o brinco de forma delicada. Depois, enxague a peça em água corrente, tirando todos os resquícios do produto. Para finalizar, seque com um pano macio.
Coloque uma colher de sabão em pó no vinagre bem quente e aguarde 5 segundos. Coloque as peças dentro e deixa lá por cerca de 60 segundos. Para um melhor resultado, pegue as peças com o líquido e esfregue bem. Retire as peças de dentro do vinagre e passe-as em água corrente.
Coloque a sua joia de ouro por 10 minutos em um banho de sabão. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova de dentes e enxágue com água. Seque colocando sobre uma toalha de papel e, em seguida, limpe com um pano macio ou pele de camurça (aquela que você usa para lavar as lentes dos óculos).
Se você já sabe como limpar semijoia dourada, não terá dificuldade para limpar uma peça prateada. Ambas são higienizadas de forma parecida. Utilize água e sabão de coco da mesma forma, aplicando com as mãos, escova ou cotonete. Enxágue em água corrente.
Misture água morna com um pouco de sabão neutro. Deixe as semijoias de molho na solução por alguns minutos para soltar a sujeira. Em seguida, use a escova de cerdas macias para delicadamente, esfregar as peças, prestando atenção especial às áreas com mais sujeira.
Além de grande aliado para a limpeza geral da casa, o bicarbonato de sódio tem o poder de deixar a sua joia em prata 925 novinha em folha! Para isso, você deve adicionar uma medida de bicarbonato em um recipiente com água morna e deixar agir por alguns minutos.
O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.
Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave. Essa tonalidade é considerada um clássico, geralmente usada em peças mais tradicionais.
Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k. Isso se deve ao fato de que o ouro puro é mais macio e menos resistente do que o ouro com uma mistura de outros metais, o que pode levar a danos ou deformações na peça com mais facilidade.
Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.
Para limpar ouro amarelo, basta submergir a joia durante 15 minutos em água com detergente para lavar louça. Se esfregar suavemente uma escova de dentes com cerdas macias, poderá remover as marcas mais difíceis. Por fim, basta enxaguar a joia com água quente e secá-la com um pano para polir.
Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.
“Sugerimos limpeza apenas com flanela limpa, macia e seca, para evitar danos às joias”, diz a HStern. No caso de diamantes, que têm alta aderência natural a substâncias gordurosas, a marca indica limpar com flanela úmida, sem produtos químicos, para retirar o excesso de oleosidade.
Por fim, dentre os cuidados com semijoias listados, a limpeza com vinagre branco, é uma das melhores opções. Basta você molhar um algodão no vinagre e esfregar delicadamente com o algodão. Depois, enxague e seque bem!
Porque as bijuterias escurecem em algumas pessoas?
As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.