NÃO PODE! Você sabia, por exemplo, que o thinner não é recomendado para limpar os painéis de MDF? Solvente muito popular em marcenarias, entretanto, é muito abrasivo e pode danificar a superfície das chapas e até mesmo das fitas de borda. Vale ressaltar, isso pode ocorrer independente do fabricante ou fornecedor.
O Álcool Isopropílico é sem dúvidas o melhor produto para eliminar essas impurezas de forma segura, ele é capaz de eliminar em média 99,99% das impurezas que estão inseridas na placa eletrônica que você está montando, soldando ou realizando manutenções.
A limpeza de placas eletrônicas de equipamentos pode ser efetuada com Limpa Contato Ação Imediata ou a versão Não Inflamável. Nesta operação é preciso: Limpar a área afetada aplicando Limpa Contato, esfregando com uma escova firme, até a remoção total. Em casos mais resistentes, utilizar ação abrasiva.
O thinner de limpeza é um produto químico composto por uma mistura de hidrocarbonetos, álcoois e cetonas. Ele é utilizado para a limpeza de superfícies, ferramentas e equipamentos de pintura, como pincéis, rolos, pistolas de pintura e bancadas.
O tiner é um solvente muito forte e pode estragar a pintura se você não tiver experiência. É preciso que um profissional faça o serviço de remoção. Importante: o solvente não pode ser utilizado nos carros que já passaram por pinturas, porque existe o risco dela ser danificada ou retirada.
Antes de tudo, faz uma limpeza superficial com a ajuda de um pano ou papel de cozinha. Remove os restos que ficaram em cima quando a placa estiver fria; Em seguida, aplica o produto específico para limpar a vitrocerâmica; Espalha o produto com um pano especial para vitrocerâmica sem retirar o produto.
O Limpa Contato Specialist WD-40 é utilizado para remoção de sujeira, poeira, oleosidade, resíduos de fluxo e condensação, ideal para placas de circuitos impresso, controles, interruptores, cabeçotes e instrumentos de precisão.
O tipo de álcool ideal para equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico nas partes externas em concentração 70%, porém ele não deve ser jogado diretamente em seu dispositivo. O ideal é que seja aplicado em um pano de microfibra sem encharcar o mesmo para ser feita a limpeza do aparelho.
O produto mais utilizado é o Álcool Isopropílico, você irá encontrá-lo na forma líquida ou em spray, podendo ser usada antes ou após a soldagem caso seja necessário.
Algumas pessoas tem dúvida se o álcool pode ser um aliado na hora da limpeza da placa-mãe. Sim, o álcool pode ser usado nesse caso, mas somente um tipo específico, que chamamos de álcool isopropílico.
Evite solventes como a cetona, a acetona ou a nafta. Use uma escova de dentes, escova de pintura pequena ou outra escova macia para limpar a placa lógica de quaisquer detritos ou depósitos do líquido ofensivo. Tenha cuidado ao limpar para evitar danificar ou bater acidentalmente em componentes da placa lógica.
É importante lembrar que produtos químicos, solventes e objetos pontiagudos devem ser evitados, pois podem danificar as placas solares 6. A limpeza regular com os materiais adequados ajuda a manter a eficiência do sistema solar, garantindo seu desempenho ideal e prolongando sua vida útil.
Não use de jeito nenhum. Se você pulverizar sua placa com White-Lub ou similares, vai fazer uma meleca na Mobo. Esses sprays são condutores de eletricidade e o pior, a poeira vai grudar no PCB, criando uma crosta nele.
WD-40 pode ser usado em contatos elétricos e circuitos eletrônicos. Não resseca borrachas, não ataca pinturas e não agride madeira, plásticos e tecidos.
Ou seja: apesar de proteger contra ferrugem e corrosão, o desengripante também pode agir como um isolante em equipamentos eletrônicos. Uma vez que sua camada de proteção gera resistência à passagem de corrente elétrica.
O que posso usar para limpar uma placa eletrónica?
Em alguns casos a sujeira pode ser mais profunda. Nesses casos, pode ser necessário remover resíduos mais persistentes com o álcool isopropílico (isopropanol) 99,80%. Muitas pessoas não sabem que além de servir como um solvente, ele ainda pode ajudar na limpeza de componentes eletrônicos.
Qual tipo de álcool deve usar para limpeza de placas de circuito?
Devido a sua alta pureza, o álcool isopropílico, ou simplesmente isopropanol, é muito utilizado na indústria de eletrônicos para a limpeza de placas e circuitos.
Com um thinner multiuso para a limpeza em geral ou escolhendo um thinner de acordo com os resíduos do tipo de tinta que você utilizou, a remoção da sujeira será muito mais rápida. Para isso, basta aplicar o produto em cima do local que deseja limpar, esfregar com um pano macio e enxaguar abundantemente com água.
O thinner geralmente resseca a tinta por ser mais forte , thinner é um material mais forte pois é muito usado para limpeza de tintas e tem grande poder de obstrução. Querosene possui um alto poder calorífero o que gera uma melhor iluminação dos ambientes.
No entanto, o tiner é um solvente forte e pode danificar a pintura. “O tiner também não pode ser utilizado em carros que já foram repintados, pois existe o risco da pintura ser retirada quando o solvente foi aplicado”, explica o diretor científico da Nano4you, Fabiano Polak.
O correto é substituir o querosene e outros solventes tóxicos pelo desengraxante à base de água alcalino. O desengraxante alcalino industrial é altamente seguro por ser ecologicamente correto, biodegradável (se decompõe facilmente na natureza) e não inflamável.