E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros.
As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preveem que cada item (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500ml, e cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros, ou seja, 4 embalagens de 500ml.
Apesar de ser permitido transportá-lo, existem algumas questões sobre isso que precisam ser esclarecidas. A questão está em como serão levados todos os utensílios que fazem parte do ritual de um bom mate: a erva-mate, a cuia e a bomba e até mesmo a garrafa térmica.
A proibição sobre frascos com mais de 100 ml também é válida quando se trata de… água! Assim, convém levar sua garrafinha, esvaziá-la antes do raio X e tornar a enchê-la durante o voo — basta pedir para um dos comissários de bordo.
PODE LEVAR GARRAFA DE ÁGUA NO AVIÃO? | COMO LEVAR PRODUTO DE BELEZA NA MALA? | DICAS EM AEROPORTOS
Porque não pode entrar com água no avião?
Em 1976, dezenas de pessoas morreram na queda de um avião em Barbados, devido a explosivos que estavam sendo transportados na aeronave. Para impedir que explosivos líquidos sejam transportados em aviões, surgiu norma de limite na quantidade de líquidos nos voos.
- Você pode levar na sua mala de mão objetos como guarda-chuvas pequenos e sem pontas, aparelhos eletrônicos, câmeras fotográficas, medicamentos e alimentos. No entanto, há algumas restrições para líquidos e objetos cortantes.
Você pode transportar embalagens de até 100 ml (3.4 oz.) cada, dentro de um saco plástico transparente de até 1 litro (34 oz.) com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo. Cada passageiro pode levar apenas 1 saco plástico.
A franquia de bagagem de mão gratuita é de, no máximo, 10 quilos. E por medidas de segurança, não é possível levar itens que coloquem o passageiro e a tripulação em risco. Entre os principais estão objetos cortantes, produtos inflamáveis, explosivos e outros artigos classificados como perigosos.
Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. - Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.
“Mas, afinal, quantas malas posso levar em um voo nacional?”. A maioria das companhias aéreas permite que o passageiro leve gratuitamente consigo uma bolsa ou mochila e a mala de mão na classe econômica, ou duas na classe executiva.
É nessa mala que você de levar itens pessoais como documentos, dinheiro e eletrônicos. 2. Quantos quilos pode levar no avião? Em voos nacionais, a bagagem de mão pode pesar no máximo 10 kg, enquanto as malas despachadas não podem passar de 23 kg.
3) Posso levar uma segunda bolsa ou mochila? Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.
O passageiro tem direito a levar sua mala de mão e mais um item pessoal, que pode ser bolsa, sacola ou mochila de notebook, por exemplo, e que também devem seguir alguma medidas de acordo com a Azul.
É muito importante se atentar ao volume máximo de 23 kg. Caso sua mala ultrapasse este peso, você terá que pagar taxas extras ou, então, dividir o peso entre as malas que estão sendo despachadas. Por isso, depois que montá-la, o ideal é que você pese a mala fechada para verificar, aproximadamente, o peso total.
Em caso de excesso de bagagem, qual o valor cobrado? Caso ultrapasse 23kg, será cobrado, por quilo excedente, R$ 35,00 para voos nacionais e R$ 50,00 para voos internacionais. Nenhuma peça pode ultrapassar 45 kg em voos nacionais e 32 kg em voos internacionais.
Também é permitido trazer laticínios, como queijos de longa maturação (no mínimo dois meses), doce de leite, manteiga, iogurte, leite UHT e em pó. Derivados de ovos são permitidos, desde que pasteurizados. Sim, pode levar comida no avião em voos domésticos tanto na bagagem de mão quanto na bagagem despachada.
Em geral, é permitido levar alimentos sólidos e não perecíveis em voos nacionais e internacionais, desde que estejam embalados adequadamente para evitar derramamentos ou contaminação.
Sob quaisquer condições, elas não podem ficar na mala despachada. Baterias sobressalentes de íon-lítio entre 100 e 160 Wh: também são permitidas nas bagagens de mão, desde que voltadas para uso pessoal e com um máximo de duas unidades — além disso, elas precisam ser protegidas contra curtos-circuitos.