“Eles vão se expandir, então podem romper o recipiente onde estão guardados”, conta Calvo. Por isso, deve-se evitar usar potes de vidro no congelador, já que podem não aguentar a pressão da expansão e estourar.
O vidro Low-E é melhor opção para aplicações que necessitam de controle da condensação passiva e bom desempenho térmico, com baixa emissividade, aparência incolor neutra, alta transparência e qualidade óptica possibilitando melhor visualização de alimentos e bebidas ideal para ser utilizado em portas de freezers e ...
Posso colocar minha Marinex no freezer ou geladeira? Sim, sem restrições. Tanto as assadeiras quanto as tigelas de preparo podem ir ao freezer e geladeira tranquilamente.
Por isso, deve-se evitar usar potes de vidro no congelador, já que podem não aguentar a pressão da expansão e estourar. “Quando congelar líquidos, é interessante deixar um espaço antes da tampa para que esse líquido possa 'estufar' lá dentro”, recomenda Lambert.
Para conhecer quais são as embalagens mais eficientes e seguras para congelamento, a característica mais importante é os materiais com os quais elas são produzidas. Entre os diversos materiais que podem ser congelados, destacamos dois tipos de plástico: o polietileno e o polipropileno.
Apesar de poder ir ao freezer e ao forno, não é uma boa ideia tirar de um e colocar diretamente no outro. Mudanças bruscas de temperatura podem danificar seu vidro! Verifique sempre se o material da tampa do refratário pode acompanhar dentro do forno.
Olha, os refratários são travessas de vidro que contam com um tratamento especial pra aguentar altas temperaturas. Ou seja, podem ir pra forno, geladeira e micro-ondas. Mas, apesar de ser resistente, você não deve tirar do calor e colocar direto na pia fria.
Direto no freezer O bom das travessas refratárias é que podem ser levadas ao freezer, forno convencional, elétrico e micro -ondas. Assim, a sua cozinha tem muito mais praticidade, pois você pode preparar pratos com antecedência, congelar nas travessas e aquecer no micro-ondas somente na hora de comer.
Vidros também não podem entrar em contato direto com brasas quentes ou fogos. Apesar do vidro temperado resistir a temperaturas de até 200 graus Celsius, essa quebra pode ocorrer se a diferença de temperatura entre as extremidades do vidro for muito elevada.
Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança. Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta.
Os potes de vidros podem ser esterilizados sob fervura todas as vezes necessárias, assim como ser introduzidos no forno ou no micro-ondas, já que suporta altas temperaturas. Uma vez frio o pote de vidro pode ser levado ao congelador ou geladeira com a tampa de plástico livre de Bisfenol-A (BPA).
Em primeiro lugar, os vidros sofrem com a alta dilatação térmica, portanto transferi-los direto da geladeira ou freezer para fontes de calor (como chama do fogão ou água quente) vai fazer com que haja dilatação térmica e risco de quebra.
Como mencionamos, muitas pessoas gostam de utilizar potes de plástico ou de vidro para separar as suas comidas no freezer. Uma dica importante é que eles estejam bem secos e limpos na hora da conservação. Como o ambiente é úmido e frio, o lugar pode ser próprio para o crescimento de fungos, danificando o seu alimento.
As mudanças bruscas de temperatura podem causar tensões no vidro, resultando em sua quebra. Isso ocorre especialmente quando o vidro está mal dimensionado ou apresenta pontos de fraqueza, como arranhões ou trincas.
É importante saber que os potes de vidro só podem ir ao freezer se forem refratários (vidro temperado), porque os de material convencional podem rachar, assim como alguns tipos de plástico que não são adequados para o congelamento – por isso, de novo, é fundamental consultar informações do fabricante.
Já falamos que líquidos em garrafas de vidro não podem ir para o freezer. Porém, mesmo que seja em caixas, o leite e seus derivados podem coalhar depois de congelados, impossibilitando o nosso consumo. Após o descongelamento, o laticínio será separado da água, coalhando e estragando seu produto.
O refratário é uma assadeira ou forma de vidro, que pode entrar em contato com altas e baixas temperaturas, ou seja, pode ir ao forno, micro-ondas ou ao freezer sem perigo de quebrar.
Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.
Os potes Plasútil podem ser levados ao congelador/freezer? Sim. Produtos plásticos suportam até -10 graus Celsius (ºC), mas é necessário cuidado com eventuais choques ou pancadas ao retirar o produto do congelador/freezer. A baixa temperatura reduz a resistência a impactos.
No geral, os alimentos que contêm muita água e os que não podem ser cozidos posteriormente não são ideais para congelamento. Por isso, não é recomendado congelar frutas como melancia, melão e maçã. Outros alimentos que devem evitar o freezer são: pepino, alface e batata.
Com toda a experiência adquirida nos últimos anos, ela desmistificou uma dúvida de muitas pessoas: É possível congelar alimentos em frascos de vidro? A resposta é positiva e não é necessário nenhum vidro especial para isso.