Pode usar 4G no avião? No avião, não é possível utilizar o 4g em si, conforme estamos familiarizados. Novamente, o motivo se dá devido as possibilidade de interferências com a aeronava e a cabine que comanda.
O benefício de internet no avião está disponível apenas para smartphones e em aeronaves GOL e LATAM elegíveis com tecnologia da Intelsat. Este benefício não inclui chamadas de voz nem uso de VPN.
Ao ativar o modo avião, você desabilita as transmissões sem fio do dispositivo, incluindo chamadas celulares, mensagens de texto, Wi-Fi e Bluetooth. Essa ação simples, mas importante, ajuda a garantir que os sistemas de aviação funcionem sem interrupções ou interferências indesejadas.
Os aviões utilizam frequências específicas para comunicação com torres de controle e entre si. Os dispositivos eletrônicos podem interferir na clareza de comunicações cruciais, afetando a coordenação entre a tripulação e as autoridades aeroportuárias.
Sim, é possível usar o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens durante voos internacionais. No entanto, a conectividade pode variar de acordo com as políticas da companhia aérea. A maioria das companhias aéreas oferece serviços de wi-fi gratuitos ou pagos.
O que acontece se eu não colocar o celular no modo avião?
O que acontece se não ativar o modo avião durante um voo? Ao contrário da crença popular, você não corre o risco de derrubar o avião apenas por tirar seu celular do modo voo, ainda que alguns acreditem que isso poderia prejudicar a comunicação da aeronave com as torres de comando.
É possível utilizar a internet em aviões desde que a companhia que está realizando a viagem ofereça o serviço. Normalmente, é solicitado que o dispositivo permaneça desligado ou em modo avião durante o percurso, especilmente na decolagem e no pouso.
Laptops e outros periféricos podem ser usados durante o voo normal desde que esteja ativado o modo de voo. As transmissões via Bluetooth, como smartwatches, smartphones, fones de ouvido, teclados, controladores de jogos, etc. são permitidas a bordo de toda a aeronave durante todos as fases do voo.
O prazo para os estados membros disponibilizarem as bandas de frequência 5G para aviões é 30 de junho de 2023. Isso significa que as pessoas podem usar todos os recursos do telefone durante o voo - permitindo chamadas e aplicativos com muitos dados que transmitem música e vídeo.
Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios. - Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.
Para isto, é necessário ativar o chamado “modo avião”, que desabilita os dados móveis (sinal de 4G ou 5G) e ligações no celular, sem a necessidade de deixá-lo desligado durante toda a viagem. Desta forma, o recurso permite ainda que o dispositivo se conecte à Wi-Fi da aeronave.
Ative o modo avião em seu dispositivo, conecte-se à nossa rede Wi-Fi e siga as etapas que aparecem na tela. Após seu dispositivo estar conectado, um “portal de bordo” vai se abrir. Aqui, você pode ativar o Message Pass ou atualizar seu pacote de internet se ainda não tiver feito isso.
Atualmente, apenas quatro companhias aéreas oferecem o wi-fi gratuitamente durante o voo. As companhias são Norwegian, SAS, Air France, Turkish Airlines, Qantas - e apenas aos passageiros de primeira classe.
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional e, quando o telefone está no "modo avião", o risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, não é prejudicada.
Celulares, tablets e notebooks, só com o Modo Avião ativo e com a aeronave no ar. Portáteis que usem controles Bluetooth, como Nintendo Switch, não são permitidos.
Você pode usar seus fones de ouvido, mas é sempre uma boa ideia primeiro verificar com a empresa aérea. Se estiver ouvindo música na Internet, você pode ficar restrito à música reproduzida no local, a menos que se conecte ao serviço de Wi-Fi do avião.
Porque não pode ficar com o celular ligado no avião?
A indústria da aviação alerta que a faixa de frequências da rede sem fios 5G fica muito próxima do espectro reservado para a aviação, o que pode causar interferência com sistemas de navegação perto de aeroportos que ajudam na aterrissagem das aeronaves.
Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.