Primeiro, é sempre importante estar atento à temperatura do carro, que é demonstrada no painel do veículo. Mas, caso você passe pela situação do motor ferver, o recomendado é parar o veículo imediatamente e desligar o carro até que ele esfrie por completo.
Pare o carro imediatamente em local seguro, verifique o líquido de arrefecimento no reservatório e se a ventoinha do radiador está funcionando. Procure não rodar com essa luz acesa! Ela é indicativa de que o motor do seu veículo está superaquecendo e ignorar essa advertência pode ocasionar maiores consequências.
Aí é preciso esperar, talvez 20 ou 30 minutos. Se com esse tempo o calor já diminuiu, você vai conseguir observar como está o nível do líquido no reservatório e completar com água, mas apenas para ir até um mecânico.
Danos Potenciais Causados pelo Superaquecimento ou ferver
A junta do cabeçote, que sela o bloco do motor ao cabeçote, pode falhar, permitindo que o líquido de arrefecimento e o óleo se misturem, ou causando perda de compressão no motor.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para colocar água no radiador?
Após desligar o motor, o ideal é esperar de 30 a 45 minutos antes de abrir o capô, permitindo que a alta temperatura diminua, evitando o risco de queimaduras ao verificar o motor. Com o carro frio, abra o capô do carro com cuidado e localize o reservatório do líquido de arrefecimento e também o radiador. Mas atenção!
Carro Esquentando Ninguém Acha o Defeito , Fizeram de Tudo !
O que fazer quando ferve a água do radiador?
Primeiro, é sempre importante estar atento à temperatura do carro, que é demonstrada no painel do veículo. Mas, caso você passe pela situação do motor ferver, o recomendado é parar o veículo imediatamente e desligar o carro até que ele esfrie por completo.
Nessa situação recomenda manter o motor ligado, pra que a bomba d'água continue mantendo o líquido em circulação, e vai se completando devagarzinho com água fria, pra evitar um choque térmico.
Mas se o carro ferveu, dois cuidados: primeiro, não abrir imediatamente o reservatório da água, para evitar de recebê-la fervendo no braço ou na mão; e se o nível estiver abaixo, evitar de jogar imediatamente água fria no sistema, pois o choque térmico pode danificar alguns dos componentes do motor superaquecidos.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
Por isso, em caso de superaquecimento do motor ou em caso de dúvidas, não abra o radiador logo depois de desligar o carro. Ele estará com a água muito quente e com uma alta pressão, ou seja, a água provavelmente irá espirrar para todo lado, machucando quem estiver por perto.
Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.
Enquanto o problema do cabeçote logo aparece, o do óleo contaminado pode demorar a dar sinais e até lá já ter danificado outros componentes do motor. Então, se ferveu, a dica é examinar imediatamente o óleo lubrificante no cárter.
Se a ventoinha do seu radiador não está ligando, pode ser simplesmente um fusível queimado, nesse caso é só substituir! Caso você não saiba onde ficam os fusíveis do seu carro é só consultar o manual do proprietário para ver qual fusível controla o sistema de resfriamento!
Ao chegar nela, rapidamente seu carro pode ficar com o motor travado, e aí significa que há vários danos nos componentes do seu veículo. Nesse estágio, a única solução é ir a uma oficina mecânica, de preferência uma especializada nesse tipo de problema.
Se o seu carro ferveu, a primeira coisa a se fazer é estacionar em um local seguro e desligar o motor. Não deve-se insistir em dirigir enquanto o seu motor já está superaquecido para evitar acidentes mais sérios. Evite mexer no carro enquanto ele estiver quente. Espere até ele estar totalmente frio!
Portanto, o bom e velho balde de água, ou uma mangueira de água de baixa pressão, para molhar sua moto com um spray a 1,2 metro de distância mínima é o ideal. 5 – Sombra e água fresca: não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente.
Após o carro ter sido exposto muito tempo no sol, abra os vidros e espere o bafo quente sair. O ar quente saíra, tornando o trabalho de gelar mais rápido. Espere um ou dois minutos e acione o ar-condicionado. Quanto mais frio o ar, mais gasolina é consumida.
Por isso, são muitos os problemas que podem estar relacionados com um carro fervendo, como: falhas em componentes do sistema de arrefecimento, na bomba d'água, mangueiras, termostato, válvula do termostato, radiador, ventoinha ou mesmo a tampa do reservatório de expansão.
Quando o motor superaquece, pode ocorrer uma dilatação excessiva da junta do cabeçote, resultando em danos. Isso pode levar a vazamentos de óleo, água ou outros fluidos.
A pressão que existe dentro do circuito de arrefecimento é um dos motivos que faz com que o ponto de ebulição da água aumente. Como resultado, mesmo em valores um pouco acima dos 100ºC – ponto de ebulição natural da água – ela continua em estado líquido para resfriar o motor.
A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Pode completar a água do radiador com motor quente?
Verdade – O correto é completar a água apenas quando o motor estiver frio, pois existe a possibilidade de um choque térmico, que pode causar sérios problemas ao motor.