Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
Após essa breve explicação fica claro que não é correto conectar o cabo de terra junto com o neutro do chuveiro. Ao fazer essa ligação, você fica exposto à corrente que circula pelo resistor do chuveiro em caso de falha no neutro.
O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento. Vide NR10.
O fio terra geralmente é mais fino que o fio zero e, se for conectado ao contrário, se continuar funcionando sem tropeçar, poderá gerar calor e causar risco de incêndio.
🤯 Será que Pode LIGAR Neutro com o Terra? Aterrar o Neutro! Interligar o Neutro no Aterramento
Pode ter tensão entre neutro e terra?
O nível de tensão do neutro também deve ser igual ao nível de tensão do terra da fonte geradora de energia, pois o neutro é derivado da fonte geradora de energia. Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra.
Risco de choque elétrico: A inversão da fase e do neutro pode fazer com que partes metálicas de aparelhos fiquem energizadas mesmo com o interruptor desligado, aumentando o risco de choque elétrico.
Chuveiro com fio terra no neutro pode? Utilizar o neutro para aterrar o chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC. Esse método é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e para equipamentos portáteis, conforme especifica a norma NBR 5410.
Resumindo, a principal função de um aterramento é proteger os equipamentos elétricos, as pessoas de choques e as instalações de incêndios, garantindo o bom funcionamento do sistema.
Para o sistema com neutro não aterrado o maior valor de tensão de sequência-zero (Vo) será o valor da tensão de fase do sistema (E). Duante uma falta para terra, as tensões no neutro são substancialmente maiores nos sistemas com neutro compensado do que nos sistemas com neutro não aterrado.
Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho. Depois retira o fio do neutro e insere no terra, a lâmpada deve acender com brilho igual ou parecido, indicando que o aterramento esta funcionando corretamente.
Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.
O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.
Quando um equipamento não é corretamente aterrado, aumenta o risco de acidentes. Isso porque, no caso do elemento metálico estar energizado por alguma intercorrência, vai promover a passagem da corrente de descarga pelo corpo da pessoa que tocar a superfície, provocando choques elétricos que podem ser fatais.
A perda de neutro, em princípio, não traz conseqüência alguma. Isto via de regra acontece e somente significa uma descontinuidade no fornecimento de energia. Porém, em algumas condições, essa perda de neutro se torna bastante indesejada, pois traz conseqüências danosas aos nossos equipamentos.
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.
O que pode acontecer se usar o aterramento como neutro?
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
Isso pode acontecer por três motivos principais: Cabos elétricos de baixa qualidade; Erro no dimensionamento do circuito; Conexão mal feita entre o chuveiro e a rede.