4 – Evite usar junto ácidos e outros renovadores celulares Não use junto, no mesmo dia, produtos com alta concentração de ácidos ou outros produtos renovadores celulares, como um esfoliante, por exemplo. Como o retinol já faz uma renovação celular da pele, você pode acabar sensibilizando ainda mais sua pele.
Combinar o retinol com certos produtos pode não ser uma boa ideia. Quando o ativo é usado em conjunto com o AHA ou ácido salicílico, indicados no tratamento contra acne, o rosto pode reagir, provocando vermelhidão e outros sinais de irritação no local aplicado.
O Retinol aumenta a sensibilidade aos raios solares, logo, o uso seguido de exposição solar sem proteção pode causar irritação e, eventualmente, manchas na pele. Para evitar o problema, é indispensável utilizar um protetor solar específico para seu tipo de pele.
Qual a maneira correta de usar o retinol no rosto?
Utilize Retinol à noite e protetor solar no dia seguinte. É melhor usar o retinol à noite, pois trata-se de um ingrediente sensível à luz. Aplique sempre um protetor solar durante o dia quando usar retinol, já que este pode tornar a sua pele mais vulnerável à luz solar. Aplicar muito Retinol não aumenta a sua eficácia.
Sim! Pode dormir com retinol no rosto, durante a noite nosso organismo exerce diversas funções metabólicas e aplicar os ativos mais intensos na skincare noturna é mais vantajoso, principalmente porque a pele não vai ficar exposta aos raios solares e luzes visíveis.
Tem que passar ácido de luz apagada? E pode usar celular depois?
Pode passar retinol e mexer no celular?
Não use junto, no mesmo dia, produtos com alta concentração de ácidos ou outros produtos renovadores celulares, como um esfoliante, por exemplo. Como o retinol já faz uma renovação celular da pele, você pode acabar sensibilizando ainda mais sua pele.
A dica, então, é sempre aplicar o retinol dia sim, outro não, intercalando com hidratantes. Isso garante que a barreira cutânea sempre se manterá protegida.
O poderoso ácido retinóico é indicado para acne, combate às manchas, rejuvenescimento… E seu derivado menos agressivo e irritante, o retinol, é padrão ouro na hora de combater as rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos, funcionando inclusive para suavizar marcas escurecidas como olheiras.
Este sérum facial de uso noturno é indicado para pele com flacidez, rugas profundas e acostumadas a utilizar Retinol Puro. Sua fórmula potencializa a produção de colágeno, restaura a elasticidade e aumenta a firmeza da pele em até 2 semanas, reduz rugas profundas visíveis em até 4 semanas.
O retinol pode causar descamação, vermelhidão ou ressecamento nas primeiras semanas de uso - um sinal de que está transformando sua pele. O Clinique Fresh Pressed™ Overnight Booster com Vitamina A Pura (Retinol) combina retinol com um soro calmante e antienvelhecimento para minimizar a irritação.
Posso usar ácido mandélico, lático ou glicólico no rosto, e assistir tv ou usar o celular? Não recomendo, pois neste caso você está se expondo à luz! Lembrando que o ideal é sempre ter acompanhamento com dermatologista para o seu caso.
Devido à sua potente ação renovadora, que pode deixar a pele sensível nos primeiros dias, o ideal no início do tratamento é aplicar dia sim dia não até que a pele se acostume. Além disso, potencialize o tratamento aplicando um hidratante na pele antes do produto com retinol, como o Aqua Sérum ou o Hidratante Intensivo.
Todos são derivados da vitamina A, o ácido retinoico proporciona um tratamento mais intenso, forte e efetivo para pele, por ser ácido em alta concentração.
Estudos demonstraram que os cremes tópicos com retinol não aumentam o risco de queimaduras solares. Contudo, o retinol pode aumentar a sensibilidade ao sol, por isso não se esqueça de usar protetor solar todos os dias.
Em concentração usual em cremes ele dura algumas horas, ou seja, recomendação normalmente de uso diário, em cerca de 1 hora já cai para metade a concentração do ácido retinoico, a chamada meia vida.
Tratamento de manchas demora? O tratamento de manchas - mais especificamente o processo de uniformizar o tom da pele - demora de 30 a 60 dias para começar a dar resultados. Sim, é lento mesmo: você não vai reparar a diferença assim que aplica um produto. Isso tudo tem a ver com o ciclo de renovação da pele.
Pele seca ou opaca: A vitamina C oferece hidratação e luminosidade, sendo benéfica para pele seca, enquanto o retinol uniformiza a tez. Pele com hiperpigmentação: O retinol é eficaz na redução de manchas escuras, sendo indicado para este tipo de pele, assim como a vitamina C.
O retinol é um ativo indicado para rotina de skincare noturna. Por isso, não tem nenhuma restrição de dormir com o retinol no rosto, inclusive é o recomendado. Para garantir a eficiência do ativo, é essencial durante a manhã seguir com a rotina de cuidados que inclui limpeza, hidratação e proteção solar.
Como usar: Aplique uma camada fina sobre a pele limpa durante a noite, e deixe agir até a manhã seguinte onde deverá ser feita a remoção. Não é recomendado o uso durante o dia, assim como não é recomendado para gestantes e lactantes.
"Antes dos 20 anos, geralmente a pele ainda não apresenta sinais clínicos de envelhecimento, mas o uso de alguns ácidos, como o retinóico, azelaico e glicólico, podem ajudar na textura e no viço da pele.
Esse é também um dos motivos para mantê-los no refrigerador - principalmente se incluírem o retinol, derivado da vitamina A, e vitamina C em sua composição.
Para Retinol e Ácido Glicólico há um risco maior da pele apresentar sensibilidade, descamação, coceira, vermelhidão, por isso, é recomendado que ela não utilize mais nenhum ativo na mesma aplicação, assim evita que essa reação se intensifique.
Aplicar sobre a pele seca e hidratada, evitando a região dos olhos, os cantos do nariz e da boca. Utilize 1 ou 2 pumps no rosto e/ou pescoço. Limite o uso inicial para uma ou duas vezes por semana, aumentando gradualmente a frequência para noites alternadas e, em seguida, todas as noites, conforme a tolerância da pele.