Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
A proibição de realizar no Shabat tarefas que destoam da santidade do dia; por exemplo um moinho cujo dono é judeu não pode funcionar no Shabat; não é permitido assistir TV, ao passar por um aparelho que esteja ligado mesmo que este não nos pertença.
Incentive os fiéis a caminhar, andar de bicicleta ou compartilhar o carro para os cultos (assim como a paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Coquitlam, BC).
Consta no Mishná Berurá (250:3): " é necessário antes do Shabat, varrer a casa das poeiras sobre os móveis e do chão, pois isso é um dos modos de respeitar e honrar o Shabat.
No livro Orchot Shabat capítulo 15 parágrafo 34, consta o seguinte: é permitido andar com sapato que em sua sola estão gravados desenhos ou letras, mesmo que ao andar na areia ficam gravadas as formas de tais desenhos ou letras.
Os mais liberais, como o próprio Sobel, respeitam o descanso do "Shabat", rezam, mas não abrem mão de sair de carro, andar de elevador ou usar outros equipamentos.
O Shabat vai do por do sol da sexta-feira até o por do sol de sábado, e é um dia de descanso para o povo judeu. Isso significa que os judeus que guardam o Shabat não podem realizar diversas atividades, dentre eles a prática esportiva.
Se sim, há problema em secar os cabelos?". Resposta: É terminantemente proibido tomar banho com água quente no Shabat, tendo sido esta água aquecida durante o Shabat.
Era uma espécie de defesa, uma espécie de demonstração de coragem diante do ato de humilhação que sofreram. O que se discute hoje é a inversão que aconteceu aqui em Israel, e acontece aqui todos os dias, porque os judeus, que são a maioria da população, são os que realmente perpetram essa ação.
Por este ponto de vista, então, usar o telefone é aceitável (se feita sem uso de dinheiro), ligar o rádio, CD player ou TV é aceitável, acender as luzes é permitido, aquecer uma comida sólida já preparada (isto é, já cozida) num forno de microondas , é aceitável, desde que não esteja sendo cozida naquele momento.
Segundo o costume sefaradi, o Rabino Ovadia Yossef permite derramar água quente da jarra elétrica, sobre tal caf. A razão é que conforme o costume sefaradi, que vai de acordo com o Shulchan Aruch, não há proibição de cozinhar algo após ser assado ou tostado.
Do mesmo modo, também é proibido fazer preparativos durante o shabat para um dia da semana. Também, os sábios proibiram de tocar e manipular vários objetos e materiai, isso se chama Muktse que no hebraico significa “separado ou deixalo de lado”.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
Embora cozinhar, ferver, tostar, fritar e assar sejam proibidos no Shabat, e não possamos acender ou apagar uma chama, seja para cozinhar ou qualquer outro propósito, há maneiras permitidas de servir comida quente no Shabat. De fato, é uma mitsvá comer comida quente durante o almoço do Shabat.
O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. O shabat está rodeado de normas e restrições escritas na Torá que ditam o que podem fazer e que atividades são proibidas durante o dia sagrado. Por exemplo, os judeus não podem ter contato com nenhum tipo de tecnologia durante o shabat.
É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.
Assim, a data do casamento não pode ocorrer em um Shabat (que corresponde ao sábado, iniciado ao pôr-do-sol de cada sexta-feira e finalizado ao pôr-do-sol do sábado) ou em um dia santo.
O consumo de álcool no contexto judaico deve sempre respeitar os limites. A bebida é usada para ocasiões festivas e associados sempre a uma mitsvá: no Shabat (kidush), em um lechaim (comemorando um bar-mitsvá, noivado, casamento, etc). Especialmente para os jovens a bebida não é recomendada e não deve ser oferecida.
As duas primeiras – sexta-feira à noite e no almoço do Shabat – são preparadas, com comidas especiais e pratos refinados. A terceira, feita ao final do Shabat, geralmente é um repasto mais leve.
O Arizal escreveu que é bom não usar nenhuma das peças de roupa dos dias comuns no Shabat, isto é, as principais – camisas, calças, paletós, vestidos, saias, etc. – devem ser especiais para Shabat (roupas de festa) e as peças íntimas devem ser novas ou limpas. Há quem use também sapatos especiais para honrar o Shabat.
O Shabat termina na noite de sábado assim que três estrelas estejam visíveis no céu a olho nu. O ritual envolve a iluminação de uma vela especial havdalah com várias mechas, abençoando uma taça de vinho e cheirando especiarias doces.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias.
Consta no Shulchan Aruch (288:1): " é proibido jejuar no Shabat mais do que seis horas após o nascer do sol (ou seja até chatsot). O Remá escreve que esta proibição é válida mesmo em caso que a pessoa continue estudando Torá e fazendo as tefilot.