Não devo misturar diferentes tipos de óleo Verdade. Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo.
Não! Os lubrificantes contam com aditivos químicos que sofrem influências distintas do calor e atrito. Resumindo, não pode misturar óleos de marcas diferentes, viscosidades diferentes (20W50 e 5W30, por exemplo) e composição (semissintético e mineral).
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
O que acontece se misturar dois tipos de óleo no motor?
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
Conforme o tempo de uso do seu carro passo, é necessário aumentar a viscosidade do óleo, já que ele é indispensável para a lubrificação necessária e para o motor funcionar corretamente, sem causar estragos. Portanto, se você tem carros antigos, saiba que o óleo 20w50 pode ser sua melhor opção para usar.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Motores a gasolina antigos: Veículos fabricados antes dos anos 2000 geralmente se beneficiam da proteção extra oferecida pelo 20W50. Estes motores muitas vezes têm tolerâncias maiores entre as peças móveis, e o óleo mais espesso ajuda a preencher essas folgas.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Verdade. Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
O que acontece se misturar óleo de viscosidade diferente?
Misturar óleos com diferentes índices de viscosidade pode ter consequências negativas para o motor do seu veículo. O índice de viscosidade é uma medida da capacidade do óleo para manter a sua viscosidade a diferentes temperaturas.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
Indicado para veículos Volkswagen Total Flex e veículos Volkswagen importados que utilizam as especificações VW 508 88 e VW 509 99 (Conforme manual do proprietário). O óleo lubrificante Maxi Performance 5W40 Sintético foi formulado para proporcionar o máximo desempenho e proteção ao seu motor Volkswagen.
Os números indicam o grau de viscosidade do óleo de motor. O primeiro, "20" é equivalente à viscosidade em temperaturas baixas, por isso o "W" logo depois - de "winter", ou inverno em inglês. Já o o segundo, "50", alude à viscosidade em altas temperaturas.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50.
A incompatibilidade entre dois lubrificantes pode provocar uma reação físico-química entre os óleos base (podendo-se formar duas fases ou degradando-se completamente) e/ou uma reação química entre os seus aditivos (podendo-se gerar depósitos). Nos dois casos, o lubrificante degrada-se.
Ao combinar 5w30 com 5w40, você pode esperar: Alteração sutil na viscosidade: O óleo resultante será ligeiramente mais espesso que o 5w30 puro. Proteção adequada: Em muitos casos, a mistura ainda oferecerá boa proteção ao motor. Possível impacto no desempenho: Pode haver uma pequena alteração no consumo de combustível.
Mas nunca misture dois tipos de óleo de marcas ou especificações diferentes. Utilize o mesmo lubrificante que já está em sua moto, pois misturar um óleo mineral com outro semissintético, por exemplo, pode prejudicar a eficiência do sistema de lubrificação e a validade do lubrificante.
Completar o óleo: ao completar o óleo na troca do lubrificante, o produto novo é misturado com o usado e acaba contaminado. O resultado é um lubrificante misto e bem diferente dos dois originais, comprometendo a eficácia e desempenho do motor. Por isso, deve-se trocar todo o óleo do cárter por um novo.
4- Eu posso misturar óleos de faixas de viscosidade diferentes? Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
W-SMOKE 90 WOLF é um produto desenvolvido para reduzir a emissão de fumaças e diminuir folgas de motores com altas quilometragens. W-SMOKE 90 WOLF possui em sua formulação aditivos de alta performance, os quais oferecem uma excelente proteção a todo sistema de lubrificação mesmo em altas temperaturas.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Usar 5w30 em relação ao 20w50 faz economizar combustível sim, inclusive é comprovado por meio de testes científicos. Se o motor estiver em boas condições, é claro. Em carro que já usou 20w50, eu recomendo ir pra 5w40 antes do 5w30, para verificar se há algum consumo de óleo anormal.