Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Como tal podem ser misturados dentro do mesmo tanque pois isto não causará qualquer dano ao seu motor. Há, inclusive, quem opte por abastecer sempre com uma mistura dos dois tipos de combustível, pois defende que deste modo terá um equilibro perfeito entre performance e poupança de motor.
O Diesel Petrobras Podium é um combustível podium de alto desempenho que oferece menor tempo nas retomadas de velocidade, uma melhor qualidade de ignição, combustão mais rápida e completa e melhor dirigibilidade, além de maior proteção ao motor e menor impacto ambiental.
Podium é a única gasolina a compensar totalmente suas emissões de gases de efeito estufa, desde sua extração e produção até o consumo. Se você busca a mais alta performance para viver ao máximo todas suas experiências e com o menor impacto ambiental, então seu combustível é a Gasolina Petrobras Podium.
Usar a Gasolina Podium Pode Estragar o Motor? I Star Preparações
O que a gasolina Podium faz no motor?
Em casos de carros com mecânica mais simples, mas que a pessoa usa pouco o veículo e deixa ele parado por muito tempo, a gasolina Podium também pode ser uma opção. Isso porque ela oxida menos no tanque e pode ficar guardada por mais tempo.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
Tem problema misturar gasolina de posto diferente?
Saber se pode misturar gasolina comum com aditivada é uma grande dúvida entre os motoristas - e, sim, é possível fazer isso sem causar problemas para o carro.
Sim! Um carro flex pode misturar álcool e gasolina e não há nenhum problema técnico nisso. Você pode fazer a mistura como quiser ou abastecer apenas com um deles. Mas, vale o lembrete de que juntar o etanol e gasolina no mesmo tanque pode influenciar tanto a eficiência, quanto o desempenho de um motor flex.
Não é necessário esperar acabar o combustível para abastecer com outro.?
O motor do carro não terá problemas ou vícios se der preferência para um, usando menos do outro. Mesmo que utilize apenas um deles por muito tempo, está tudo certo. E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, porém, não recomendada. O ideal é usar ou uma ou outra. Isso porque colocar os dois combustíveis juntos no mesmo tanque dilui a concentração dos aditivos, o que diminui tanto ação quanto eficácia desses compostos.
Tem problema misturar gasolina comum, aditivada ou premium? Mito. Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
Qual o produto que coloca na gasolina para limpar os bicos?
ORBI LBG – LIMPA BICO, é um produto pronto para uso, foi especialmente desenvolvido para a limpeza e descarbonização do sistema de injeção de gasolina, etanol e flex via tanque.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
Enquanto as gasolinas comum e comum aditivada têm 95 octanas RON, as premium têm 98 octanas RON (Shell V-Power Racing) e 102 octanas RON (Petrobrás Podium e Ipiranga Octapro).