Melhor absorção dos nutrientes O leite é uma ótima fonte de carboidratos, fornecendo cerca de 14 gramas do nutriente por copo (240 ml). Portanto, tomar o whey com leite garante que você de fato absorva os aminoácidos do suplemento, principalmente no pós treino, quando o corpo está mais necessitado de nutrientes.
Quando você mistura Whey com outros elementos, a absorção é diminuída. Sim, isso realmente acontece. As gorduras e a caseína (outra proteína do leite), têm digestão mais lenta que o Whey e acabam diminuindo a velocidade de absorção do suplemento. E pode prejudicar os resultados do treino.
PAULO MUZY EXPLICA os BENEFÍCIOS do WHEY PROTEIN | FLOW PODCAST
É melhor tomar whey com leite ou água?
Com o Whey Protein, a regra é bem simples: se você tá querendo emagrecer, é melhor misturar com água. Se quer ganhar músculos ou não tem preocupação com o peso, você pode tomar com leite desnatado.
Outra recomendação é logo ao acordar, pois assim você repõe ao corpo tudo que ele perdeu durante as horas de jejum no sono. O contrário que não é a melhor opção: antes de dormir, o ideal é dar preferência a proteínas de absorção lenta como a caseína e a albumina, que está presente na clara de ovo.
O simples fato de acrescentar gelo antes de bater no liquidificador deixa o suplemento mais gostoso. Depois, é só colocar na shakeira ou garrafinha para tomar. Com essa preparação, não há acréscimo de calorias. Acrescentar frutas congeladas, a própria e famosa banana, também é uma boa pedida.
Em caso de excesso, os órgãos podem se sobrecarregar, aumentando as chances de desenvolvimento de cálculo renal. O fígado é outro órgão que pode se sobrecarregar com o consumo excessivo de Whey Protein, promovendo a insuficiência hepática em casos mais graves.
Bater o whey protein no liquidificador não altera em nada a estrutura da proteína, e não há nenhum problema em preparar deste modo. Dessa forma, pode usar uma colher, uma coqueteleira ou um liquidificador para fazer a sua mistura.
De acordo com Bruno, morango, banana e mamão são excelentes opções para se misturar ao whey, mas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos da pessoa.
"É possível amassar a banana e colocar o whey por cima. Ou congelar a fruta e depois bater com leite, aveia e pasta de amendoim para fazer um shake", sugere Ana Rodrigues. Morango, kiwi, frutas vermelhas, maçã e pera também costumam ser bem aceitas pelo público em receitas com whey, segundo Rodrigues.
Nesse momento, o consumo de whey contribui para acelerar o fortalecimento das células. Por isso, o ideal é consumir o suplemento próximo do treino ou logo após os exercícios. Também recomenda-se a ingestão em um intervalo de 3 horas antes ou depois de qualquer refeição.
A nutricionista esportiva Isis Janaína indica que o consumo de whey protein deve ser de, no máximo, duas doses (scoops) por dia, desde que tomados em horários diferentes. “O ideal é que seja usado como um complemento nutricional, para que o indivíduo não perca o prazer de comer comida de verdade”, afirma.
No entanto, se você não está treinando, a quantidade de proteína que você precisa é geralmente menor do que a de alguém que está fazendo exercícios regularmente. O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo.
Após 10 minutos da ingestão o processo de absorção já começa a acontecer dentro do organismo. Evita o processo de catabolismo, que é o processo de degradação muscular para que o corpo consiga energia para recuperação de lesões. Ajuda a manter o corpo sempre em dia, músculos mais definidos e volumosos.
Sem dúvida essa é uma das fake news que existem no mundo de nutrição, e os estudos comprovam: não há relação entre whey protein e aumento de peso! Mesmo porque, assim como os carboidratos, as proteínas fornecem 4kcal por grama, ao contrário das gorduras, que a cada 1g, fornecem 9kcal.
Pode tomar whey protein com banana? Sim, é possível tomar Whey Protein com banana. Na realidade, muitas pessoas adicionam a banana ao shake de proteína para deixar a bebida mais cremosa e saborosa, além de aumentar a ingestão de carboidratos naturais.
A água, assim como o leite, também é uma excelente mistura para o Whey. A principal vantagem de consumir esse suplemento com água é a facilidade e rapidez na absorção.
“A dieta com whey protein suprime significativamente o hormônio da fome 'grelina'. A bebida é facilmente preparada e oferece as vantagens de um café da manhã rico em proteínas para a perda de peso, redução da fome e picos de glicose”, afirmou Jakubowicz.
Consumir Whey Protein antes de dormir pode fornecer aos músculos uma fonte estável de aminoácidos durante a noite, o que favorece a recuperação muscular noturna e a prevenção do catabolismo muscular. Como você viu acima, o timing da ingestão de whey protein é um componente importante.
O Whey Protein pode ser consumido logo pela manhã para fornecer um impulso inicial de aminoácidos logo após um longo período de jejum durante o sono. Essa prática é ideal para quem está buscando ganhar massa magra e quer evitar a degradação muscular e promover a saciedade, ativando o metabolismo ao longo do dia.