É necessário que a grama seja molhada abundantemente, para que a água molhe as raízes da grama. Caso seja molhada sob o sol quente, podem adquirir queimaduras solares. Normalmente as gramas necessitam de uma quantidade maior de água durante a estação ativa de crescimento que que quando estão em processo de dormência.
Durante os dias mais quentes e de sol muito forte, pode ser necessário intensificar a rega, pois a grama pode sofrer muito com a alta temperatura. O ideal é manter o solo em uma condição equilibrada, não o deixando muito encharcado, nem muito seco.
Quando irrigar seu gramado? O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.
Regar as plantas com o sol escaldante pode não ser uma boa opção, segundo especialistas. No verão, o ideal é que as plantas sejam regadas no início da manhã ou no fim da tarde. Isto porque o contato da água nas folhas sob o sol forte pode gerar queimaduras.
deve ser irrigado diariamente até 20/ 30 dias após o plantio ou até o “pega” (quando não for mais possível retirar os tapetes no solo – grama já soltou raízes). A água deve ser suficiente para atingir o solo abaixo dos tapetes (certifique-se que uma boa profundidade do solo esteja sendo umedecida).
Não deixe de regar o gramado no verão, mas também tenha cuidado para não exagerar na frequência. Procure irrigar sempre no mesmo horário, pela manhã ou à tarde, evitando assim as temperaturas mais quentes do dia. É muito importante manter este intervalo de tempo para regar seu gramado.
Não irrigar no final do dia e a noite, pois a umidade excessiva pode proporcionar o desenvolvimento de doenças no gramado. Evite irrigação excessiva, pois reduz o oxigênio disponível no solo, importante para a atividade radicular e intensificam o processo de compactação do solo.
Essa solução salina (xixi) pode matar o gramado se o teor de sal da mesma for alto e a urina depositada sempre no mesmo local pelo animal. Isso ocorre especialmente se o solo e o gramado forem pouco irrigados.
Embora a alface deva receber luz do sol direta, ela aceita sombra parcial. Nesse sentido, em regiões mais quentes, a hortaliça pode ser plantada em locais com sombra parcial nas horas mais quentes do dia.
Qual o melhor horário para molhar as plantas nesse calor?
O início da manhã e o final da tarde são os melhores horários. Evite a nas horas mais quentes do dia, pois a água acaba evaporando sem chegar em quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.
O Gramix é o primeiro herbicida seletivo indicado para as gramas Coreana, Esmeralda e Bermuda. Não é à toa que seu slogan é: O mato sai e a grama fica! Se você deseja um gramado livre de ervas daninhas, este produto é o ideal!
Se tiver, é possível pegar uma touceira e transplantar um pouco de grama para a região deficiente, pois a grama é um tipo de planta que se alastra facilmente e isso, normalmente, será suficiente para consertar a falha. Depois é preciso adubar a grama para iniciar sua recuperação.
Utilize também um fertilizante com um bom nível de potássio, pois isso pode ajudar a aumentar a tolerância à seca. Aplicações suplementares de ferro também podem ajudar a manter a grama verde durante a seca, sem promover o crescimento.
Roçar a grama no final da tarde pode aumentar as chances do aparecimento de doenças como o Dollar spot em decorrência do acúmulo de orvalho sobre as folhas. O ideal é realizar a poda da grama no período da manhã.
É importante fazer a rega antes que o gramado fique completamente seco. Além disso, é bom evitar o período em que o sol está mais forte. O melhor horário para irrigação é o período do final da tarde ou noite, pois a possibilidade de evaporação excessiva é menor, mantendo mais água no solo.
O ideal é sempre varrer o gramado após aparar e retirar a camada de grama cortada, pois ela pode comprometer o arejamento do solo e causar doenças. Essa camada pode ser utilizada como cobertura morta na sua horta ou no seu jardim.
Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente. Para aplicação, dissolva novamente em mais nove litros e meio de água e borrife sobre as plantas.
Assim como os humanos, as plantas também sofrem com o calor excessivo, os quais podem provocar acúmulo do aminoácido prolina, aumento na atividade de enzimas relacionadas à resistência a danos celulares, fechamento dos estômatos, dentre outros processos.
Portanto, é recomendável colocar as plantas em áreas parcialmente sombreadas durante os períodos mais quentes do dia. Se possível, mova as plantas para locais onde recebam luz solar indireta para protegê-las dos raios UV intensos.
É necessário que a grama seja molhada abundantemente, para que a água molhe as raízes da grama. Caso seja molhada sob o sol quente, podem adquirir queimaduras solares. Normalmente as gramas necessitam de uma quantidade maior de água durante a estação ativa de crescimento que que quando estão em processo de dormência.
Ela é feita através de herbicidas seletivos que matam as ervas daninhas sem matar e danificar a grama. Para cada tipo de erva daninha, existe um tipo específico de herbicida seletivo que pode ser adquirido em lojas especializadas de produtos e defensivos agrícolas.
Que o sal em excesso faz mal para a nossa saúde, todo mundo sabe. O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo.
É importantíssimo que o gramado receba água diariamente pelo menos nos primeiros 30 dias após o plantio. Após esse período, fatores como região do país (clima, regime de chuvas), tipo de solo, uso do gramado e disponibilidade de água determinarão a frequência da rega.
Diminuir a frequência de irrigação, e aumentar o volume de água/irrigação faz com que as raízes busquem água mais profundamente, o gramado fica mais resistente à seca, pragas e doenças e diminui a taxa de evapotranspiração.
Se forem molhadas sob o sol quente, podem desenvolver ligeiras marcas de queimadura (efeito de vidro queimado das gotículas de água). Quantidade certa de água significa molhar suficientemente as raízes.