O MDF e o MDP aceitam vários acabamentos, e como proteger vai depender muito do acabamento que se usa neles, mas o mais indicado é não molhar. Se molhar, limpe rápido, passe um paninho úmido quando estiver sujo e não use material abrasivo para limpeza.
No caso da cozinha, surge frequentemente a pergunta: “posso molhar esse móvel?” E no caso do MDP, sim! Ele é mais resistente à umidade comparado ao MDF e é uma escolha segura para ambientes que tem mais contato com água.
Qual é a durabilidade do MDF e do MDP? A durabilidade depende muito do móvel, da sua utilização e do local onde será colocado. Por exemplo, o MDP é um material resistente, que não empena com facilidade. Se o móvel for ficar em um ambiente úmido, o ideal é utilizar o MDP, já que o MDF é um painel mais maleável.
A chapa é feita com partículas de madeira prensadas, ao contrário das fibras usadas no MDF. Três camadas formam o MDP: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso que o MDF (apesar de ser mais leve).
Outro ponto interessante: o MDP é mais resistente à umidade. Por isso, seu uso é indicado para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, enquanto o MDF é ideal para móveis da sala e quarto, com acabamentos mais refinados, sendo também mais resistente à atritos.
Tanto o MDF quanto o MDP são boas soluções no quesito durabilidade, o fator principal para resistência do material, se diferencia pela aplicação de cada um. O MDP é um material mais resistente a empenamento ocasionados pela umidade ou calor, além de oferecer mais resistência para montagem e desmontagem dos móveis.
O MDP (Medium Density Particleboard) é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
Passe o pano umedecido com água em apenas uma direção para evitar manchas (ex.: da esquerda para a direita). O uso de álcool 70° também é recomendado. Utilize um borrifador e na sequência faça a limpeza com um pano seco, macio e limpo.
E para preserva-los devemos ter algumas precauções, como por exemplo, ter cuidado com a exposição a luz solar, não deixar em ambientes úmidos, sua limpeza deve ser feita através de um pano limpo, macio e seco ou levemente umedecido com sabão neutro.
Uma das principais vantagens do MDP é a sua resistência e durabilidade. Devido à sua alta densidade, o material é mais resistente a impactos e deformações do que o MDF. Além disso, o MDP possui uma maior resistência à umidade, evitando deformações e empenamentos causados por variações climáticas.
Nossos fornecedores de MDP e MDF (matérias – primas) garantem que o povoamento destes insetos não acontece durante a fabricação. Caso venha a ocorrer qualquer foco de infestação, esses insetos não resistiriam a elevadas temperaturas e pressões, aplicadas na fabricação dos materiais.
😉 👉 Faça a limpeza pesada a cada 15 dias utilizando: ✨ 1 litro de água ✨ 1 colher de sopa de detergente 👉 Para a limpeza diária, utilize um pano seco para tirar a poeira ou um pano úmido para eliminar a gordura; 👉 Evite produto desengordurantes, multiusos, detergentes coloridos que podem influenciar na pigmentação do ...
O MDP, que também é conhecido como Medium Density Particleboard ou Partículas de Média Densidade, possui três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, chamados de cavacos, com as duas camadas externas mais finas e a camada interna mais grossa.
O MDF Plus Berneck é um painel de fibras de madeira de média densidade produzido em prensa contínua com resinas que garantem maior resistência à umidade. O MDF Cru Plus Berneck é Indicado para fabricação de móveis a serem aplicados em ambientes como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
Resistência à umidade é necessária: Embora o MDP não seja resistente à umidade como materiais à prova d'água, ele geralmente é mais resistente à umidade do que o MDF devido à sua composição com partículas. Se o seu projeto estiver sujeito a exposição moderada à umidade, o MDP pode ser uma opção melhor.
Sim, neste caso é importante a utilização de uma tinta “primer” para nivelamento da superfície e facilitar a ancoragem das demais demãos de tintas (verificar na embalagem do primer a quantidade de demãos e necessidade de lixamentos entre aplicações).
Já o MDP pode ser eleito para as caixarias dos móveis do banheiro ou prateleiras que precisam suportar uma carga mais pesada como armários, guarda-roupas ou dispensas. É possível utilizar ambos os materiais no mesmo móvel.
3° É vetado o uso como combustível, em quaisquer processos de geração de calor por combustão, ou queima de MDP, MDF e assemelhados/derivados (na forma de placas, cavacos, serragem, pó de lixamento, compensado e demais derivados), em atividades de indústrias alimentícias, padarias, churrascarias, fornos em geral e ...
Qual o melhor material para fazer um Guarda-roupa?
Os melhores materiais para guarda-roupas e os mais utilizados na fabricação de móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.
MDP. O MDP quer dizer Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade. É diferente do MDF pelo formato de produção, composto por partículas aglutinadas no lugar das fibras. Costuma ser usado nas partes internas e em peças retilíneas dos guarda-roupas.