O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade.
O poliestireno expandido, além de não absorver água, também apresenta a propriedade de isolamento térmico. Justamente por isso é tão aceito e utilizado na construção civil.
Misture o bicarbonato com água, espalhe a pasta em toda a superfície interna e externa da caixa com uma esponja macia e úmida. Depois de 15 minutos, basta enxaguar com cuidado que a sua caixa de EPS estará limpa e com aspecto de nova em folha.
Versátil, o revestimento externo em isopor pode ser utilizado em fachadas residenciais ou comerciais, oferecendo a estas diversas possibilidades arquitetônicas e de design que outros materiais não oferecem.
O tempo de decomposição do isopor é considerado indeterminado – alguns fabricantes indicam que o material não é biodegradável, não se desintegra, não desaparece no ambiente e não contém gás CFC. Ou seja, em tese, ele pode durar para sempre.
“Por ser um composto inerte, atóxico e sem prazo de validade, o poliestireno expandido tem durabilidade indeterminada”, afirma Ivam Michaltchuk, conselheiro e coordenador do Comitê do EPS do Instituto Plastivida.
Apesar de muito leve, o isopor tem uma resistência mecânica elevada, que permite o seu emprego onde esta característica é necessária. O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água.
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
Se você está procurando uma solução eficiente para isolamento térmico e acústico, as 60 placas de isopor com espessura de 30mm são a escolha perfeita. Com um acabamento impecável e fácil instalação, essas placas oferecem qualidade excelente em todos os aspectos.
A acetona pura em contato com o isopor enfraquece as ligações dessas moléculas liberando o ar que está inserido nesse polímero. Com isso, resta apenas o plástico (poliestireno) no recipiente. Concluindo que somente a acetona pura é capaz de derreter o isopor, voltando ao seu estado original.
Este material frequentemente gera dúvidas sobre sua reciclabilidade. Ele é um material plástico leve e resistente, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Por ser altamente poluente e de difícil decomposição, o seu descarte correto é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.
O isopor para isolamento térmico pode ser usado tanto para condições de temperaturas baixas, como para condições com temperaturas altas. Estas placas isolam as lajes já impermeabilizadas.
O Forro de Isopor apresenta um ótimo custo-benefício em relação a outros materiais utilizados em forros, como gesso e PVC. Isso porque o isopor é um material mais barato e sua instalação é mais simples e rápida, o que reduz os custos com mão de obra.
Em termos simples, a parede de isopor (material conhecido como poliestireno expandido – EPS) é um método de construção que dispensa os processos e métodos tradicionais, como: reboco e assentamento de tijolo. Sendo assim, é um sistema mais limpo e rápido.
Durabilidade. O EPS Isopor® também se destaca por sua durabilidade nas obras. Isso ocorre pois o material não possui um prazo de validade e pode manter suas características e desempenho por longos períodos, sendo ideal para aplicações em grandes projetos, como construção de pontes e rodovias.
O isopor, também conhecido como EPS, apresenta excelente capacidade de isolamento térmico, sendo amplamente utilizado na construção civil em paredes e coberturas para proporcionar conforto térmico em edifícios e residências. Esta é uma das opções mais economicamente viáveis para alcançar esse objetivo.
Evite usar muita água, pois o excesso pode danificar o forro de isopor. Para manchas mais difíceis, como marcas de dedos ou sujeira acumulada, você pode utilizar uma esponja macia ou escova de cerdas macias. Molhe a esponja ou escova na solução de água e detergente e esfregue suavemente a área afetada.
Tanto em placas que podem ser colocadas diretamente na parede com cola de contato quanto dentro da estrutura da construção, os painéis de EPS Isopor® não absorvem água e por isso, impedem todo tipo de umidade. Além disso, não proliferam fungos ou bactérias, eliminando completamente a possibilidade de mofo.
Você pode encontrá-las ao final da página. O isopor é um ótimo material para usar em artesanato, pois é super leve e existe em uma infinidade de formatos e tamanhos. A melhor tinta para usar nele é a acrílica, pois adere bem à superfície. Como ele é poroso, será preciso aplicar várias camadas para cobri-lo.