Verdade: A prata 925 pode ser exposta à água, mas é importante evitar o contato frequente com água do mar, piscina ou produtos químicos agressivos. Mito: Molhar ocasionalmente suas joias de prata 925 não causa danos permanentes, desde que você tome algumas precauções.
Tanto a água do mar quanto o cloro são agentes relacionados ao por que a prata escurece. Para evitar que isso ocorra não entre no mar ou na piscina utilizando as joias, visto que elas podem ter as características originais alteradas, ser corroídas e se tornar opacas.
Posso tomar banho com minha joia de Prata? Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
POR QUE PRATA EMPRETECE, EVITE COM 3 DICAS INCRÍVEIS
O que não pode fazer com a prata?
O ideal é não tomar banho ou molhar a joia de prata 925, isso porque os produtos químicos contidos na água podem prejudicar a qualidade da peça. É comum observar que após muitos banhos a prata ficará escurecida, esse problema se dá em razão de componentes comuns na água tratada, como o cloro.
Nem pensar! Se você deseja retardar o escurecimento da prata, saiba que tomar banho, nadar, fazer faxina, lavar as mãos ou lavar louças usando as joias pode acelerar o processo, e ainda causar opacidade e acúmulos de resíduo (ex: sabão, produtos químicos, sal e cloro).
Para uma excelente conservação da joia é importante salientar que a prata 925 pode ser molhada, porém lavada em água morna ou corrente, não quer dizer que a joia deve ser usada na piscina ou na praia, porque o que oxida a prata não é o fato de ser molhada, mas o contato com o sal, o cloro e outros componentes que ...
Contudo, ao contrário do ouro, a prata pode oxidar e com isso vir a escurecer, mas nada que não possa ser facilmente resolvido. Nós, da Prata Lovely, procuramos informações para esclarecer nossas clientes e amigas que adquirem peças em prata e estas venham a escurecer.
Geralmente um banho dura de 6 meses a 1 ano dependendo do seu uso. As joias banhadas não são recomendadas para uso diário, apenas para eventos casuais, com esse cuidado seu acessório terá o brilho do banho por um maior tempo.
Retirar a joia de prata 925 antes de dormir irá garantir maior durabilidade da peça. Quando dormimos, fazemos movimentos bruscos e imprevistos dos quais não temos controle consciente, alguns deles podem arranhar ou danificar mais seriamente os acessórios.
É recomendável guardar cada peça em um saquinho de veludo ou em um compartimento separado em uma caixa de joias para evitar arranhões e atrito. Evite usar suas joias em prata durante atividades físicas, banhos, natação ou em contato com produtos químicos, como perfumes, cremes e produtos de limpeza.
Todas as pratas adquiridas em qualquer loja escurecem, independente do tempo de uso. Já recebemos clientes aqui que informaram que a joia escureceu com 4 meses de uso, enquanto a minha escurece com uma semana, o que não muda o material do produto (Prata 925), mas sim muda o corpo de pessoa para pessoa.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
O problema está em alguns gases. A jóia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. Ele aparece devido à reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases. Um desses compostos é o gás sulfídrico que aparece quando há algo em putrefação.
O suor também ajuda na formação do sulfeto de prata. Os sais dissolvidos nele, principalmente o cloreto de sódio, favorecem a deposição dos gases de enxofre na superfície do metal, facilitando a reação de formação das manchas escuras.
Joias em prata 925 que não sejam banhadas (ex: banho de ródio ou de ouro) podem ser usadas na hora do banho. Só não recomendamos usar peças com materiais orgânicos (ex: madre pérola, abalone, pérolas, coral, entre outros), pois os produtos de limpeza podem danificar esses materiais.
- Outra dica muito legal e que muita gente esquece é retirar as peças se você estiver pretendendo tomar muito sol na praia. Se a sua ideia é bronzear o corpo todo, usar esses acessórios o tempo inteiro vai render algumas marquinhas indesejadas. Como vimos, não há nada que impeça você de usar joias de prata na praia.
Armazenar as joias em local adequado: É importante guardar as joias de prata em local fresco, seco e escuro. Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação.
Informamos que a prata oxida de acordo com o tempo, é um processo natural que ocorre do contato da prata com o ambiente. A rapidez da oxidação depende dos cuidados e hábitos do usuário. A oxidação não é um defeito de fabricação e não é coberta pela garantia.