A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Em 2024, a formação de neve já foi registrada de forma isolada no estado em São Joaquim, na Serra, segundo a prefeitura. O fenômeno teria acontecido no fim de maio, antes mesmo do começo do inverno.
No Brasil, a neve ocorre praticamente todos os anos nos planaltos dos estados da Região Sul, situada na zona temperada e com clima subtropical, enquanto que no resto do país, onde o clima é predominantemente tropical, é considerado um fenômeno raro ou mesmo inexistente.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.
No geral, o número de dias quentes será maior do que o de dias frios, mas algumas ondas de frio vão avançar pelo Centro-Sul do país. As temperaturas devem cair de forma mais expressiva entre julho e agosto, informa a previsão da Nottus.
Santa Catarina registra primeira neve de 2024 no Brasil | LIVE CNN
Como será julho de 2024?
Para julho de 2024, a previsão da Climatempo é que chova até um pouco menos do que o normal. Isto quer dizer que muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte vão passar o mês sem ver chuva.
O mês de junho de 2024 será marcado por um cenário climático complexo no Brasil, com chuvas abaixo da média em grande parte do país e temperaturas significativamente acima da média histórica.
, julho representa o mês mais frio do ano, quando a média mensal da temperatura mínima é de 15 ºC, enquanto o trimestre consecutivo mais frio é junho-julho-agosto.
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
Por isso, dificilmente haverá neve por aqui. Ou seja, o que ocorreu em 25 de junho de 1918 não foi neve, e sim uma forte geada. O que nos leva à conclusão que, apesar do mito, não há quaisquer registros de neve na cidade de São Paulo.
18 de maio de 2022: neve em flocos em Urupema, Santa Catarina. 18 de agosto de 2022: neve granular em Piratini, Aceguá, Santana do Livramento e São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul, e neve de fraca intensidade em São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.
Segundo Climatempo, a possibilidade de neve é pequena, mas pode ser registrada nos pontos mais altos dos estados, em especial São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim.
Teremos uma maior possibilidade de neve e geada aqui na Serra Gaúcha em comparação ao ano passado. Isso motivado pela chegada do fenômeno La Niña que deve trazer temperaturas mais baixas, devido aos frequentes ingressos de ar polar à região sul do Brasil. As chuvas também serão menos frequentes no Sul.
Quando é o inverno no Brasil em 2024? Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.
De acordo com MetSul, o inverno, caracterizado pelo clima seco, ainda pode ter aumento de chuvas. Termômetro registra baixa temperatura na avenida Paulista, região central de São Paulo. O inverno começou e, apesar das altas temperaturas registradas em grande parte do Brasil, julho será o mês mais frio de 2024.
A maior parte dos países em que o tempo frio perdura ao longo do ano está localizada no hemisfério norte. Alguns exemplos são: Rússia, Groenlândia, Islândia e Finlândia, todos no Círculo Polar Ártico.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico.
A onda polar que atingiu o Brasil no final do mês de julho de 1955 foi marcante em pelo menos 5 aspectos, os quais fazem daquela uma onda de frio histórica.
Essa diminuição de temperatura pode ocasionar: formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul e episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
A órbita do cometa consiste em um ciclo em forma de elipse que dura 71 anos. Por isso, é a primeira vez que ele poderá ser visto a olho nu ou com uso de binóculo na Terra. O corpo celeste ficará no ponto mais próximo do Sol por volta de 21 de abril e mais próximo à Terra em 2 de junho de 2024.