Antecipação de parcelas é uma estratégia financeira que pode ser benéfica para quem tomou crédito e deseja quitar a dívida mais rapidamente. Ao fazer pagamentos antes do prazo final estipulado em contrato, o saldo devedor e, consequentemente, os juros a serem pagos diminuirão.
Ao adiantar parcelas, você reduz o saldo devedor mais rapidamente. Isso significa que você pagará menos juros ao longo do tempo, resultando em uma economia financeira. Os juros geralmente são calculados com base no saldo devedor restante, portanto, quanto mais cedo você reduzir esse saldo, menos juros acumulará.
É possível antecipar parcelas de qualquer tipo de empréstimo e financiamento. No caso da compra de um imóvel, por exemplo, que geralmente é de longo prazo (35 anos ou 420 parcelas), adiantar o pagamento das prestações pode ser uma ótima forma de conseguir bons descontos.
O que acontece se eu pagar a fatura antes do vencimento?
Antecipação de pagamentos
Quando são faturas do cartão de crédito, o limite de compras é novamente liberado. Se não houver desconto no pagamento antecipado, isso pode descapitalizar sua renda. Afinal, o valor poderia estar rendendo em uma aplicação até o dia do vencimento da fatura.
Como faço para adiantar parcelas do cartão de crédito? Converse com a instituição financeira para solicitar o saldo restante da dívida. Depois, verifique se existe a possibilidade de antecipação e se há algum benefício, como diminuição de juros ou descontos.
Quando você antecipa o pagamento do cartão de crédito, o banco ou instituição entende que você está tendo certa facilidade para cobrir suas despesas. Com isso, ela sabe que pode fornecer um limite maior, caso você queira fazer aquisições mais caras, que não poderiam ser feitas à vista, por exemplo.
Antecipar o pagamento da fatura do cartão de crédito pode trazer alguns benefícios, como: Liberar o limite. Ao pagar a fatura antes do vencimento, você libera o seu limite para fazer novas compras, o que pode ser útil em casos de emergência ou de oportunidades imperdíveis. Diminuir o custo mensal.
Segundo a publicação de um usuário da NuCommunity, comunidade de clientes do banco digital, antecipar o pagamento da fatura é ruim porque pode reduzir o score de crédito da Serasa. De acordo com ele, órgãos como SPC e Serasa podem entender a prática como parcelamento de fatura.
Na antecipação de faturas, a pessoa titular faz um pagamento antes da fatura do próximo mês fechar. Desse modo, o valor pago antecipado fica como um crédito, para abatimento na próxima fatura, como ocorre no estorno de cartão de crédito.
Geralmente as parcelas vem acrescidas de juros e para antecipar é necessário que o cliente entre em contato com a instituição financeira correspondente solicitando o adiantamento das mesmas.
O Pagamento Antecipado pode, sim, ser uma opção interessante para o importador: Adiantar todos os valores acordados permite um maior poder de negociação, afinal o exportador receberá o montante total, de maneira que também poderá providenciar os recursos de fabricação e aquisição das mercadorias.
O que o Código do consumidor diz sobre pagamento antecipado?
A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que hoje assegura a liquidação antecipada de dívida, com redução de juros, mas não proíbe a cobrança de tarifa para essa quitação.
O pagamento de trás para frente, também conhecido como pagamento antecipado do principal, envolve fazer pagamentos adicionais que são aplicados diretamente ao valor principal do empréstimo. Isso acelera a redução da dívida, pois diminui o valor sobre o qual os juros são calculados.
Adiantar o pagamento não altera a data de fechamento da fatura. Se você adiantar o pagamento e fazer novas compras antes do fechamento, elas vão ser lançadas normalmente em sua fatura atual.
O artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei n. 8078 de 11 de setembro de 1990) diz: É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. Isso vale para qualquer modalidade de crédito.
Pagar no dia do fechamento já é um prática bem vista, caso você pague antes suas faturas corre o risco delas fecharem zeradas. Só recomendo isso em caso excepcional, onde você precise de mais crédito.
Na verdade, alguns bancos digitais, como o Nubank e o C6 Bank, já preveem nos contratos com seus correntistas o abatimento dos juros no caso de pagamentos antecipados. Nesses casos, o cliente já pode pleitear o desconto pelo aplicativo do banco.
No pagamento antecipado, o comprador realiza o pagamento antes de receber o produto ou serviço. Geralmente, isso é feito por meio de transferência bancária, boleto bancário, cartão de crédito ou débito. O vendedor, por sua vez, só entrega o produto ou presta o serviço após a confirmação do pagamento.
O pagamento será feito normalmente, pela fatura do seu cartão. Se você fizer a antecipação parcial, o abatimento ocorre sempre da última parcela para a primeira. Pronto! Após o pagamento da fatura, o seu limite do cartão será recomposto para você fazer novas compras.
Ao realizar a antecipação, as parcelas são "puxadas" para a fatura atual (em azul) e, além de ter desconto, o cliente pode fazer um pagamento antecipado dessa fatura. Dessa forma, o limite é restabelecido. Vale lembrar que quanto mais parcelas forem antecipadas, maior será o desconto.
Da mesma forma, antecipar uma fatura não aumentará o Serasa Score. Pagar faturas de cartão ou parcelas de empréstimo antes do vencimento é uma prática saudável e que pode até gerar economia na forma de descontos, mas não influencia o cálculo do Serasa Score.
Posso pagar a fatura antes do fechamento? Sim, pode. Nada impede o cliente de antecipar o pagamento da fatura, e muitas pessoas até preferem fazer isso para evitar ver grandes valores ao final do mês, ou apenas para liberar o limite do cartão com antecedência.