A dama não poderá saltar por cima de qualquer peça da sua cor ou de peças de cor contrária colocadas em casas contíguas, nem passar duas vezes sobre a mesma peça. Pode, no entanto, passar mais do que uma vez por cima de uma casa livre.
A dama não pode saltar sobre uma peça da mesma cor. No movimento de captura com dama, ao capturar uma peça adversária nossa dama pode parar em qualquer casa livre após a peça capturada. A captura no jogo de damas é obrigatória. Não existe o sopro.
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
A peça branca do círculo vermelho volta no seu lugar e o jogador branco perde a vez. O “sopro” é válido apenas durante a jogada do adversário. No exemplo anterior, se o jogador das pretas não tivesse percebido o “sopro”, e tivesse movimentado uma peça sua, teria perdido a chance da captura pelo “sopro”.
Não existe sopro. A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
Se você não comê-la, o adversário pode "soprar" a sua peça e você a perde. As peças só andam sempre para frente. Elas só podem andar para trás para tomar uma peça.
Se um jogador abandonar ou se render, perderá a partida. Se abandonar, pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário terá a vitória se mais de 10 movimentos foram feitos.
6- As peças não podem “comer” para trás, com exceção da DAMA que pode andar quantas casas quiser, na diagonal e comer para trás. JOGO TERMINA: O jogo terminará quando as peças tiverem sem movimentos ou todas tiverem sido “comidas” ou quando não tiverem mais peças.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
No modo de damas inglesas ou damas americanas, que é o jogado neste portal, as damas podem mover-se tanto para a frente como para trás, mas apenas uma casa. Também é obrigada a comer sempre que possível.
A pedra movimenta-se para a frente, em diagonal, sobre as casas escuras, e uma casa de cada vez. A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal.
As Damas podem se mover tantas casas vazias quanto quiserem para a frente, para trás ou para os lados. A captura feita por uma Dama é igual à das peças normais, excepto por poder saltar por uma linha de casas vazias até alcançar a peça capturada.
A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás. Segundo as opções de mesa, pode-se avançar uma casa como o peão ou percorrer o número de casas que estiverem livres. Nunca poderá passar por cima das suas próprias pedras ou por cima de 2 pedras seguidas.
O que acontece quando não tem mais jogadas na dama?
Se não há nenhuma Dama em jogo, DT deve declarar o vencedor (ou o empate) conforme sua avaliação das possibilidades de jogadas que cada um dos jogadores teria para vencer o jogo. Nessa situação, a vitória é declarada ao jogador com a Dama.
As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre.
A função mais prestigiosa para dama de honra e pajens é a de levar as alianças até o casal no altar. Simbolizando a esperança na união que será celebrada, tradicionalmente é uma criança que recebe a tarefa de carregar o porta-joias contendo os anéis.
Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo). Rei - Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance.
5- Por uma dama: Uma dama pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária (quer se encontre próxima ou distante), desde que atrás exista, pelo menos, uma casa livre. 6- Após essa captura, a dama pode continuar a mover-se mudando de diagonal se outra captura for possível.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para faze-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória). O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.
Além de capturar todas as peças, um jeito de vencer é “imobilizando” o adversário: se ele não puder se movimentar por estar cercado pelas suas peças, perde. O jogo também pode terminar empatado: por um acordo entre os jogadores ou se não acontecer nenhuma captura em até 20 jogadas. -As peças só andam para frente.
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho.
- Sobrar apenas uma Dama para cada jogador. Armadilha para Dama : Na o jogador move a Pedra branca a fim de ocasionar a captura múltipla do oponente. A Dama preta é obrigada a capturar as Pedras brancas e deve parar seu movimento bem atrás de uma Pedra branca, pois não pode pular por cima de uma peça já capturada .
A dama, uma peça de ataque muito poderosa, vence facilmente um rei solitário. Mas se o jogador que tem a vantagem não tomar cuidado, ele pode deixar o rei adversário sem lances legais e, assim, causar o afogamento. A dama, ao bloquear todas as casas próximas ao rei, causa o afogamento.