Como tratar o pé de atleta Isso porque se esse microrganismo continuar no calçado, pode haver uma reinfecção. “Todos os calçados têm que ser lavados e higienizados. Essa limpeza pode ser feita com álcool 70%.
Os antifúngicos atacam os principais tipos de fungos que causam a infecção, são fáceis de aplicar e penetram rápido na pele para alívio dos sintomas. Clotrimazol é um dos princípios ativos que podem ser usados para tratar frieira ou pé de atleta.
O profissional podólogo pode ajudar no tratamento, indicando essa solução: álcool iodado a 1% ou 2% xilol iodado a 1% . Deve-se aplicar no local até sarar.
Coçar a pele afetada. Isso pode transmitir a infecção para outras partes do corpo. Andar descalço, especialmente em vestiários, piscinas e chuveiros públicos. Compartilhar toalhas, meias ou sapatos com outras pessoas.
Água morna com sal: Faça um banho de pés com água morna e sal para ajudar a reduzir a coceira e a inflamação das frieiras. Basta dissolver duas colheres de sopa de sal em um recipiente com água morna e deixar os pés de molho por cerca de 20 minutos.
MICOSE NOS PÉS (Frieira) - Como combater? Por Luiz Gameiro, dermatologista
Pode limpar frieira com álcool?
Isso porque se esse microrganismo continuar no calçado, pode haver uma reinfecção. “Todos os calçados têm que ser lavados e higienizados. Essa limpeza pode ser feita com álcool 70%.
O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas. Fácil de usar em casa, a fórmula é suave, e portanto indicada para toda a família.
Cremes. Os cremes à base de antifúngicos são uma opção eficaz para tratar frieiras, combatendo diretamente os responsáveis pela infecção. Esses medicamentos contêm ingredientes ativos, como clotrimazol, miconazol ou terbinafina, que têm propriedades antifúngicas.
Basta preparar uma solução com meia xícara de lysoform, duas xícaras de álcool, 1 litro de água. Coloque em um borrifador e espirre no sapato por dentro. Só use novamente este calçado quando estiver completamente seco.
Na verdade, esse tipo de álcool não é indicado para a antissepsia da pele porque ele evapora muito rápido. Assim, não consegue penetrar na membrana celular dos microrganismos. Já o álcool diluído (menos de 70%) não tem poder suficiente para desidratar e destruir esses agentes infecciosos.
O álcool etílico (ou etanol), conhecido popularmente como “álcool”, é classificado como antisséptico de nível intermediário apresentando rápida ação antimicrobiana contra bactérias, vírus e fungos.
A exposição constante à água fria retira a hidratação natural da pele, tornando-a mais propensa a irritações. Atividades profissionais que exigem o manuseio prolongado de água ou o contacto com gelo e produtos congelados podem aumentar o risco de desenvolver frieiras.
As frieiras são causadas por uma reação anormal ao frio de pequenos vasos sanguíneos e que acontece por razões que não são conhecidas. Na maior parte das pessoas, as frieiras aparecem 12-24 horas depois da exposição ao frio e levam 1-3 semanas até desaparecer.
A melhor forma de preparar um remédio caseiro para frieira é utilizar óleos essenciais, pois várias plantas, especialmente as aromáticas como alecrim e tomilho, possuem óleos com forte ação antisséptica, capaz de eliminar vários tipos de microrganismos, incluindo fungos, que são os causadores da frieira nos dedos do pé ...
Nos casos mais sérios, as fissuras que aparecem podem minar um líquido e a pele torna-se mais fina e dolorida no local. Algumas vezes, infecções bacterianas secundárias podem complicar o quadro.
Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.
Os remédios para frieira são principalmente os antifúngicos, como o miconazol ou a terbinafina, por exemplo, pois ajudam eliminar os fungos que provocam pé de atleta e a aliviar os sintomas, como coceira, vermelhidão, rachadura, descamação e mau cheiro, e podem ser usados na forma de pomadas ou comprimidos.
A frieira tem cura mas o seu tratamento pode durar semanas, sendo feito com pomadas antifúngicas que podem ser compradas na farmácia e aplicadas no local de acordo com a recomendação do dermatologista.
Passar talco pode ajudar no tratamento da frieira? Mito. O uso de talco vai auxiliar no controle de umidade nos pés, mas não será capaz de combater os fungos. Somente o tratamento com antifúngico poderá eliminar os microrganismos que causam o quadro.
A causa da frieira é a micose, ou seja, uma infecção ocasionada por fungos que podem prejudicar regiões como pele, unhas, couro cabeludo e áreas do corpo com muita umidade.
Ao ser questionado sobre passar gelo no local da lesão (receita caseira, muito utilizada), o presidente da SBD/MS faz um alerta: “Além de não matar os fungos causadores da micose, o gelo pode ainda causar uma queimadura na pele, sendo assim, o recomendável combater a micose com as formas cientificamente aprovadas e ...