O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.
Precisa por água no selador para passar na parede?
Em aplicações sobre bloco de concreto, concreto aparente ou reboco, é indicado fazer a diluição com 10% de água potável. Na aplicação com airless, use pressão entre 1800 e 2200 psi, diluindo o selador com até 10% de água. Indicamos o uso de bico com abertura de 0,025” e velocidade de aplicação entre 5 e 9 m²/min.
Diluição: Para aplicação com pincel/trincha, não diluir. Para aplicação com Pistola, diluir em até 10% de água potável. Demãos: Normalmente 1 a 2 demãos são suficientes para um ótimo acabamento.
SELADOR ANTES DA MASSA CORRIDA? O ERRO CONTINUA...
É preciso lixar a parede antes de passar o selador?
Antes de aplicar o produto, é necessário lixar a superfície e limpá-la com um pano úmido. Seu uso também é indicado para ambientes internos e externos.
As substâncias impermeabilizantes também são mais duráveis que os selantes. Esses compostos impedem o fluxo de água pelas superfícies aplicadas, impedem o gás radônio de sair do solo e desencorajam o acúmulo de vapor de água.
Aplique no mínimo três demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão. A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso. Caso você não queira encerar o móvel, dê mais uma demão de seladora e não lixe.
A massa é fabricada com elementos que garantem propriedades selantes, o que dispensa o uso do selador após o processo. Dessa forma, podemos dizer que a massa corrida substitui o selador, pois tem a dupla função de dar acabamento e selar a parede, deixando-a pronta para a aplicação da tinta.
Se a parede a ser pintada ainda está no reboco (camada fina de argamassa que prepara a superfície da parede para receber pintura ou outro revestimento qualquer) é indispensável aguardar a cura total do cimento, que leva pelo menos 30 dias.
O selador, como foi mencionado, não deve ser aplicado em paredes que já estão com tinta e nem sem preparação. Ele é indicado para superfícies como o reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento.
Assim como o selador, o fundo preparador de paredes também é indicado para ambientes internos e externos, mas seu diferencial é que pode ser aplicado em paredes de gesso, pintadas com cal, descascadas, esfarelando, etc. Mas fique atento: antes de aplicar o produto, verifique se a parede já está lixada e limpa.
Antes de começar a usar o produto, é importante mexer bem o conteúdo da embalagem. Em seguida, coloque 10% de água potável e misture novamente. Siga o tempo de secagem do selador para garantir que a pintura tenha a melhor qualidade possível.
Quanto tempo depois de passar o selador posso passar a tinta?
Recomenda-se que o intervalo entre a aplicação do selador e da tinta não exceda 7 dias, mas se neste período ocorrerem chuvas intensas, o selador poderá ser removido, sendo necessário reaplicá-lo; Produtos Auxiliares: MASSAS: Massa Acrílica, Massa Corrida (uso somente interno).
Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.
É possível usar ainda tinta elástica ou tinta impermeabilizante na parede. Há ainda outros produtos, como tinta asfáltica e manta, que são indicados para fazer a vedação das estruturas no processo de construção, na fase da fundação e da instalação da laje.
É aconselhável aplicar de duas a três camadas de selador no chão. É fundamental deixar o concreto descansar alguns dias entre as camadas, sempre seguindo as recomendações do fabricante para utilizar o produto.