O óleo de copaíba também pode ser utilizado para combater infecções que podem ser transmitidas por via sexual, principalmente a herpes genital e a sífilis.
O Óleo de Copaíba é super indicado para combater a acne e a oleosidade, tanto da pele, quanto do cabelo. Ele possui ação antimicrobiana e possui efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo para enxaquecas.
É indicado como lubrificante e emoliente para pele e cabelos. Na aromaterapia é indicado como óleo carreador de óleos essenciais, para massagens aromáticas. Sua textura é leve e fina, por isso possui uma fácil absorção. Podendo ser utilizado em todos os tipos de pele, inclusive em peles oleosas.
Obtido a partir da destilação das folhas da planta Melaleuca alternifólia, o óleo de melaleuca ou tea tree, tem propriedades antifúngicas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo um ótimo aliado da saúde íntima feminina.
O óleo de coco tem sido uma opção natural popular para hidratar e lubrificar a região da vagina. Embora não haja pesquisas específicas sobre o seu uso ginecológico, alguns estudos sugerem que ele geralmente é seguro para uso na pele externa.
Resumindo a história: não é recomendado passar óleo ou outros produtos na parte íntima, pois isso pode causar irritação e desequilibrar a flora vaginal, aumentando o risco de infecções.
Ideal para regenerar e hidratar a pele sensível. Massagem Corporal: Aplique de 15 a 30 gotas do óleo nas pernas e pés, massageando por cerca de 10 minutos. Ajuda a aliviar dores musculares e articulares. Massagem Capilar: Aplique de 15 a 30 gotas no couro cabeludo antes da lavagem e massageie por cerca de 10 minutos.
Óleo de girassol, de calêndula, de melaleuca e de semente de uva, além do aloe vera, também são utilizados como matéria-prima de lubrificantes. Assim como o óleo de coco, no entanto, todos carecem de estudos que comprovem sua segurança e eficácia.
Quais são os efeitos colaterais do óleo de copaíba?
A eliminação do óleo de copaíba do organismo humano é feita pelos pulmões, rins, glândulas sebáceas e sudoríparas (OPÇÃO FÊNIX, 2011). Em grandes quantidades, ele pode provocar efeitos colaterais como irritações gastrointestinais, vômitos, náuseas, sialorréia, diarreia e depressão do sistema nervoso central.
O que acontece se eu tomar óleo de copaíba todos os dias?
Efeitos colaterais
Em grandes doses, a ingestão de óleo de copaíba pode resultar em alguns problemas digestivos, como náusea, vômito e diarreia. Já o óleo essencial de copaíba não deve ser ingerido, podendo causar problemas mais sérios à saúde.
Pode sim. Posso aplicar no corpo e no rosto? Sim. No corpo, para a sensação de relaxamento e bem estar da pele ou no rosto, em toda superfície ou em regiões específicas, para reduzir a inflamação causada pela acne e controlar a oleosidade.
O óleo de coco possui ácidos graxos em sua composição, o que lhe confere ação microbiana e dificulta a instalação de fungos e bactérias patogênicas na região vulvovaginal.
A pele da região genital pode e deve ser hidratada assim com a pele de qualquer parte do corpo. Esse hidratante não pode se inserido na mucosa ou dentro da vagina. Não há necessidade do uso ser pomadas ginecologicas como cuidado preventivo da região genital é dos pequenos lábios.
O óleo de copaíba é típico da região norte do Brasil e é muito utilizado com a finalidade medicamentosa, mas passou a fazer parte da composição de cuidados de beleza por ter funções hidratantes que melhoram o aspecto e a saúde da pele.
O óleo essencial de copaíba pode ser usado para auxiliar no tratamento de problemas de pele, como psoríase, dermatite, desinfecção e cicatrização de feridas ou micoses de pele, por exemplo.
É recomendado aplicar o óleo no rosto 2x ao dia, logo ao acordar e antes de dormir. Mas, claro, é sempre imprescindível consultar um dermatologista para saber o passo a passo ideal do seu tipo de pele. O produto pode (e deve) ser usado na maquiagem.
Qual a diferença entre óleo de copaíba e óleo essencial de copaíba?
A diferença entre os dois óleos essenciais estão nos ativos da sua composição. Na óleo essencial de copaíba são considerado 14 contituintes principais, enquanto no óleo essencial de copaíba branca são considerados 42 contituintes principais.
USO INTERNO DO ÓLEO DE COPAÍBA: 5 a 10 gotas em água uma vez ao dia ou segundo prescrição de profissional de saúde qualificado. Para que o organismo se acostume, na primeira semana da ingestão do óleo, tomar 1 gota ao dia, de preferência após o café da manhã.
O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo?
O tratamento mais indicado é o uso de pomadas com corticoides e antifúngicos, além de algumas medidas mais caseiras, como manter a vagina bem limpa e seca e evitar banhos muito quentes. Esta é uma doença causada pela reação do sistema imunológico a certos medicamentos, estresse ou produtos químicos.
Os remédios caseiros para aumentar a lubrificação feminina, como a vitamina de banana com leite de soja, o chá de folhas de amoreira ou o chá de erva-doce, possuem fitoestrogênios que ajudam a reduzir a secura vaginal.
Hidratantes vaginais ajudam a manter a umidade e a elasticidade da pele vaginal, enquanto lubrificantes à base de água podem reduzir a fricção durante a atividade sexual. Cremes e pomadas com propriedades cicatrizantes, como aquelas que contêm vitamina E ou aloe vera, podem acelerar a cicatrização das fissuras.