O ideal é que o ferro a vapor sempre tenha água em seu reservatório antes de passar as roupas, pois, sem ela, ele não consegue desamarrotar os vincos com a mesma eficiência. É importante lembrar que a quantidade de líquido não deve exceder o limite indicado na peça, caso contrário pode haver vazamentos.
Você pode usar o Ferro a vapor em uma das duas opções de intensidade do vapor, mas caso queira engomar as peças, pode usar o modo seco. Esse modelo conta também com a luz piloto que sinaliza a hora certa de iniciar a tarefa. Conte com os eletroportáteis Electrolux para deixar suas roupas bem cuidadas.
O ferro a vapor ou o vaporizador de roupas foi desenvolvido para ser usado com água da torneira. No entanto, caso você more em um local com incidência de água dura, é possível que as impurezas acumulem rapidamente.
COMO PASSAR ROUPA COM FERRO A VAPOR SEM PINGAR ÁGUA
Para que serve água no ferro de passar?
Mas uma dica pra te ajudar nessas horas é usar um borrifador com água de passar. Vai ficar bem mais fácil de tirar vincos e rugas. O ferro a vapor é aquele que tem um reservatório pra água que, quando aquecida, vira um vapor que ajuda a deixar as roupas super bem passadas e sem muito esforço.
Qual o melhor ferro de passar roupa a seco ou a vapor?
O vapor faz com que as roupas fiquem mais maleáveis, ou seja, mais fáceis de serem passadas e também mais macias, o que acaba resultando em um serviço mais rápido e eficiente. Além disso, os modelos a vapor também costumam ser mais leves e apresentam menos riscos de queimar as roupas.
O que é um ferro de passar roupa a seco? Esse é um modelo mais prático, que não usa água e pode ser usado com qualquer tipo de tecido. Até mesmo seda, tecidos sintéticos e brilhantes, que muitas vezes não suportam o vapor, podem ser passados a seco.
Qual a diferença entre ferro a vapor e vaporizador?
O que é vaporizador? Diferente do ferro de passar, o vaporizador, pode desamassar roupas sem ter que encostar nelas. O vapor da água quente ajuda a desamassar as roupas e higieniza as peças, eliminando as bactérias.
Quando acabar de passar, retire todo a água do reservatório para não criar impurezas. Além disso, não utilizar nada junto a água, como amaciante. Você poderá fazer isso com um borrifador.
Para utilizar bem o ferro a seco, espere sempre ele atingir a temperatura desejada para começar os trabalhos. E, enquanto espera, mantenha-o em pé e nunca com a chapa voltada para a tábua ou para a roupa. Atualmente, o campeão de popularidade é o ferro a vapor.
Passar palha de aço na base – Como os ferros mais modernos e eficientes tem a base de cerâmica ou de durilium, passar palha de aço danificará a base e ela começaráa grudar na roupa durante a passadoria. Para evitar, limpe o ferro apenas com um pano muito limpo embebido em vinagre de vinho branco.
É importante saber fazer a limpeza para não correr o risco de que o aparelho deixe manchas de sujeira nas roupas. Isso acontece porque os resíduos vão se acumulando na base e no reservatório de água do aparelho e podem se desprender nas suas peças.
O ideal é que o ferro a vapor sempre tenha água em seu reservatório antes de passar as roupas, pois, sem ela, ele não consegue desamarrotar os vincos com a mesma eficiência. É importante lembrar que a quantidade de líquido não deve exceder o limite indicado na peça, caso contrário pode haver vazamentos.
Caso seja preciso forçar a secagem de alguma peça que ainda esteja úmida, a melhor forma é usar o secador de cabelo. Nunca tente secá-la com o ferro de passar, micro-ondas ou colocando-a atrás da geladeira! Além de deixar as roupas malcheirosas, isso pode trazer surpresas desagradáveis na conta de luz.
> Usar o ferro de passar enquanto as roupas estiverem molhadas – alô, fungos, podem vir! Esse é um convite propício aos micro-organismos! Outro motivo para evitar a prática é que ela pode causar um pequeno choque térmico ao tecido da roupa, esticando as fibras ou rasgando alguns fios.
A maior diferença entre o ferro seco e a vapor é que o último possui um reservatório de água que, quando aquecida, vira vapor e garante uma maior facilidade na hora de passar roupa, principalmente para peças mais pesadas, como jeans e o tecido gorgurão.
O Electrolux SIE60 é o melhor ferro de passar roupas para comprar em 2024. Ele é versátil e pode ser usado a vapor ou seco. A base do ferro é antiaderente para deslizar sobre a roupa com facilidade e tem tem 2 níveis de vapor, podendo inclusive ser utilizado na vertical, dessa forma nem precisa tirar do cabide.
Ao passar a roupa com o ferro a vapor, segure-o corretamente, deslizando-o suavemente sobre o tecido. Comece pelas áreas mais delicadas e, em seguida, passe para as áreas maiores.
Considerado um modelo tradicional e amplamente usado aqui no Brasil no início dos anos 30, especialmente por meio de importação, o ferro de passar a seco é elétrico e ainda muito procurado por moradores que não dispensam simplicidade e baixo custo aliados a um dia a dia mais prático.