Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.
“Para quem lava o cabelo todo dia, pode ser ruim usar xampus com sal. O legal seria usar os que são sem. Acabamos por contraindicar para quem tem o fio mais ressecado, para quem faz química no cabelo.
O sal ajuda a texturizar e definir mais o cabelo e dá esse efeito de sereia quando só é pulverizado em algumas partes. Uma forma de fazer em casa também pode ser com água + sal rosa.
Pode jogar na cabeça? Até pode, mas algumas pessoas têm o chakra coronário, que fica no topo da cabeça, muito sensível. Com isso, o banho de sal pode trazer mal-estar.
Mito. “A função do sal é deixar o shampoo mais espesso e, ao contrário do que dizem por aí, que o sal resseca os fios, isso não é verdade!” A concentração de cloreto de sal utilizado no shampoo normalmente não extrapola 1% porque, do contrário, pode fazer o efeito contrário na textura.
Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.
Não jogue despeje a água do banho na cabeça, principalmente o de sal grosso. Na espiritualidade, a nossa cabeça é considerada uma área supersensível e sagrada. O sal grosso pode desequilibrar o nosso campo energético, trazendo desconforto e irritações.
Dar um mergulho no mar e se expor ao sol é a maneira mais fácil e natural de clarear o cabelo. Mas você também pode dissolver meia xícara de sal em uma quantidade equivalente a uma xícara de água e deixar agir por pelo menos dez minutos, de preferência com a cabeça exposta ao sol.
Além de ser usado para potencializar as hidratações, o ingrediente também atua na esfoliação do couro cabeludo. Devido a sua textura, o açúcar consegue auxiliar na remoção das células mortas acumuladas na superfície da cabeça, conferindo uma limpeza mais completa à região.
As duas substâncias têm o poder de desidratar a pele e, entre outros efeitos, causam descamação e até mesmo sensibilidade no couro cabeludo. Entenda melhor como eles funcionam: O SAL Com moléculas que retêm a água do nosso corpo, o sal resseca e desidrata a pele.
A exposição excessiva à água do mar pode acarretar danos à estrutura dos fios e desidratação da fibra capilar. Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.
O spray de sal é seu aliado, mesmo nos dias sem sol e areia à vista. Ele ajuda a dar textura para os cabelos, com poucas borrifadas, e dá aquela mão para ondas naturais.
E, se você está se perguntando o shampoo com sal pode ser tão nocivo quanto a água do mar, a resposta é não. “A água do mar possui uma quantidade bem maior de micro cristais de sal, que podem danificar o fio. Já os shampoos não fazem isso!”
“O sal no shampoo serve para espessar o produto”, explica Valcinir Bedin. Isso significa que o sal serve apenas para dar consistência ao shampoo. “É um composto que não interfere na saúde dos cabelos”, completa o profissional.
Benefícios da água do mar para o cabelo: tratamento da caspa e queda de cabelo. Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar das propriedades da água rica em sais. A água do mar pode, por exemplo, atuar na remoção da oleosidade excessiva, funcionando como um shampoo natural.
É normal sentir o cabelo mais ressecado e opaco depois de tomar um banho de mar. Isso porque a água salgada é rica em cloreto de sódio e essa substância faz com que as cutículas dos fios se abram, deixando-os mais porosos.
Era comum por sal na cabeça do animal sacrificado, para purificar a casa. Também para os hebreus o sal era elemento de purificação, assim como os cristãos, que no batismo colocavam sal nos lábios de recém-nascidos.
Quando você nasceu, ninguém cortou o cordão do seu umbigo, nem lhe deu banho, nem esfregou sal em você, nem a enrolou em panos. Ninguém teve dó bastante para lhe fazer qualquer uma dessas coisas.
O que acontece se lavar o cabelo com água salgada?
Portanto, se você não tiver cuidado, após um bom banho de mar, seu cabelo fica opaco, emaranhado, com sensação áspera e difícil de pentear ou escovar. Pra que tem coloração, então, pode ser pior ainda, porque a textura dos fios tende a ficar super dura.
Mas, de acordo com o hairstylist Luiz Cintra, um pouco de sal todas as fórmulas apresentam — ou não formaria espuma e nem lavaria os fios. Segundo o especialista, o ideal são os xampus para cabelos coloridos, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva.