Entrada de objetos estranhos: O vento pode carregar pequenos objetos, como poeira, areia e outros detritos, que podem entrar no ouvido e causar irritação e dor.
A trompa de Eustáquio: manter a pressão do ar igual
Quando a pressão de ar é menor no ouvido médio do que no canal auditivo, o tímpano arqueia para dentro. As diferenças de pressão podem provocar dor e danificar ou perfurar o tímpano.
Essa é a dica principal para quem entupiu o ouvido enquanto nadava! Basta inclinar a cabeça para o lado entupido, segurar o ar e fazer movimento de retirada em direção ao ombro.
No frio, os músculos e tecidos do canal auditivo se contraem, o que gera dor. Por ser uma condição relacionada ao clima, não se trata de uma infecção, e costuma passa rapidamente. Agasalhar-se bem ajuda a evitar o desconforto.
Médico explica razões da sensação de barulho de vento no ouvido 14 12 2023
O que alivia barulho no ouvido?
Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais. Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.
Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.
respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.
A primeira ação para evitar os problemas no ouvido durante o frio é usar roupas adequadas e manter-se aquecido. Além disso, é sempre importante proteger os ouvidos, principalmente em locais em que a temperatura costuma ser baixa. Aposte nos gorros, toucas e protetores auriculares.
Quando a pressão do ar que entra pelo ouvido externo é diferente daquela do ar que já está na parte interna, acontece uma lesão no tímpano que é chamada de barotrauma.
Esses estalos ocorrem por vários motivos, desde a mudança frequente de altitude dos aviões até a entrada de um trem em um túnel – comprimindo, assim, o ar. Resfriados, alergias, sinusites e até o aumento das adenóides também podem causar estalos excessivos nos ouvidos por uma disfunção da tuba auditiva.
Bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e desentupir o ouvido. Para fazer isso, basta imitar o movimento de bocejar com a boca e olhar para o céu. É normal que durante o bocejo, se ouça um pequeno estalo dentro do ouvido, que indica que está descomprimindo.
A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio. Geralmente o tímpano se cura sozinho, mas às vezes é necessário um reparo cirúrgico.
A passagem de ar para o interior do ouvido médio é fisiológica. Mas em situações como resfriados, secreções nasais podem causar estes sintomas. O otorrino poderá, com um exame direto, observar se existe liquido no ouvido ou somente uma alteração da pressão de ar nos ouvidos, indicando um tratamento adequado.
A compressa quente deve ser mantida no ouvido por cerca de 20 minutos de cada vez. Inclinação da cabeça: Inclinar a cabeça para o lado afetado pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, permitindo que o líquido que está causando a dor drene do ouvido. Lembre-se de não manipular a área, ouvidos são áreas sensíveis.
Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.
Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal. Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a).
Como saber se o ouvido está inflamado ou infeccionado?
Na otite externa, é possível observar dor, coceira e a presença de alguma secreção, amarela ou branca. Já na otite média a secreção no ouvido é presente, acompanhada de diminuição da audição, vermelhidão no local e febre, porque nosso corpo está reagindo àquela infecção.
Ouvir um barulho de vento no ouvido constantemente, como um zumbido, pode ser um incômodo muito grande. Essa sensação é geralmente uma percepção auditiva “fantasma”, pois não tem uma fonte real externa e é percebida apenas pelo paciente. É um problema bastante comum, que pode aparecer em pessoas de qualquer idade.
O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.
"Inspire mantendo a boca fechada e apertando as narinas com os dedos. Enquanto isso, force a saída de ar pelo nariz, mas tome cuidado e controle a força do ar para não resultar ou piorar a dor", indica. Este método serve para aumentar pressão intratorácica e, assim, equalizar a pressão dos ouvidos, como aponta Barros.
Nesses casos, o paciente tem uma sensação de ouvido tampado, com consequente diminuição e abafamento da audição, que gera bastante incômodo. De acordo com a médica, alguns casos podem vir associados à coceira e à dor, geralmente de leve intensidade. Em outros, podem estar associados à inflamação do canal auditivo.
O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.