Cabelos (corte militar para eles e presos para elas, ambos proibidos de tingir os cabelos de forma “extravagante” ou “alegórica”), acessórios (brincos só para elas, e que caibam no lóbulo da orelha; nada de cores ou formatos “esdrúxulos”) e até indicações sobre esmalte e maquiagem (“discreta”) estão explicitadas no ...
– A tintura dos cabelos restringir-se-á às cores naturais do cabelo humano, não sendo permitido cabelos multicoloridos e uso de cores primárias e secundárias, tais como: vermelho, azul, amarelo, laranja, roxo e verde, ou qualquer outra cor exótica e que não seja compatível com a condição militar.
VI - a tintura dos cabelos deverá ser da mesma cor do cabelo apresentado na identificação da militar e restringir-se-á às cores naturais do cabelo humano, não sendo permitido cabelos multicoloridos.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.296/22, que proíbe o ingresso na Marinha de pessoas com tatuagens que façam alusão a "ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas", ou a violência, criminalidade, ato libidinoso, discriminação e preconceito de raça, sexo ou credo.
2.2.2.5 A coloração artificial do cabelo deve ser feita com moderação, utilizando as cores naturais, em tonalidade discreta e compatível com o uso do uniforme militar.
CORTE DE CABELO DO RECRUTA NA MARINHA DO BRASIL...
Tem que raspar o cabelo na Marinha.?
2.2.8 - É facultado às militares, quando à paisana, em área sob jurisdição militar, o uso de cabelos soltos. É facultado às militares o uso de maquilagem, desde que discreta, em qualquer ocasião.
Brincos, broches e colares serão admitidos, desde que não sejam exagerados ou alterem a fisionomia; Arcos e tiaras somente serão aceitos se não cobrirem o rosto ou esconderem os cabelos; e. Não está autorizado o uso de “piercings”.
Doenças como glaucoma, ceratocone, infecções e processos inflamatórios (exceto conjuntivite), ulcerações, sequelas de traumatismo ou de queimaduras, lesões na retina, diminuição da acuidade visual além da tolerância permitida, entre outras, também podem impedir o ingresso do candidato na Marinha do Brasil.
O Concurso da Escola Naval é um dos mais difíceis do Brasil e muitos candidatos passam anos estudando com muita dedicação para conseguirem ser aprovados. Para participar do concurso você precisa ter o ensino médio completo e cumprir mais alguns requisitos básicos.
Os principais requisitos são ter mais de 18 e menos de 45 anos e ter o ensino médio técnico As mulheres que desejam fazer o Processo Seletivo para o SMV também são nomeadas Cabos da Marinha e recebem rendimentos inicias de R$ 3.388,83 e ainda benefícios.
§ 1 º O militar que necessitar usar barba, cavanhaque ou corte de cabelo para encobrir lesão fisionômica só poderá fazê-lo mediante permissão do respectivo Comandante ou autoridade equivalente.
Atenção: colorir (ou descolorir) o cabelo de crianças menores de 12 anos é totalmente desaconselhado. Nessa faixa etária, o sistema imunológico e o manto hidrolipídico (camada que protege a pele) ainda estão se formando, o que torna o couro cabeludo bem mais sensível.
De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.
É a primeira vez que a trança nagô com coque e black power curto são aceitos enquanto padrão da caracterização de mulheres negras parte do contingente. Nas Forças Armadas - que incluem Exército, Marinha e Aeronáutica - apenas a FAB inseriu os dois penteados no regulamento por enquanto.
Em terceiro lugar, não pode pintar cabelo. Em quarto lugar, unha sem coloração não podem ultrapassar o dedo. Em quinto lugar, tem que estar devidamente depilado.
Cinco anos. Plano de Carreira: A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.
A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.
- Hemograma completo com contagem de plaquetas; - Glicemia de jejum; - Creatinina; - Uréia; - Ácido úrico; - Triglicerídeos; - Colesterol total e frações; - TGO ou AST; - TGP ou ALT; - EAS; - Anti-HIV (qualquer método, exceto imunocromatografia (Teste Rápido)); e - VDRL ou sorologia para sífilis.
O candidato também não pode possuir tatuagem alusiva a ideologia terrorista ou extremista, violência, criminalidade, ideia ou ato libidinoso, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou ainda a ideia ofensiva às Forças Armadas.
O cabelo curto deverá ser usado com penteado tradicional, não podendo o seu comprimento ultrapassar a altura da gola do uniforme. Nos casos de cabelos longos ou médios, estes devem estar presos em coque, com "redinha" na cor do cabelo.
Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3. A origem da prática remonta à 1ª Guerra Mundial, por questões de higiene e de segurança pessoal.
Além disso, é explicitamente proibido ter tatuagens na região da cabeça, rosto e parte anterior do pescoço, especialmente quando estas podem comprometer a segurança do militar ou das operações.