Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho. Se você utilizou tinta acrílica fosca, ela também pode ser coberta com o mesmo método.
Precisa lixar a parede já pintada antes de pintar?
Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.
Recomendamos um intervalo de 4 a 5 semanas entre uma tintura de oxidação e outra. Para escolha de sua cor ideal é importante considerar a sua cor de cabelo natural e o tom anteriormente aplicado, lembrando que uma coloração não tem o poder de clarear o cabelo já colorido.
Se a tinta que você deseja cobrir for brilhante, geralmente acabamentos de tintas esmalte, óleo, semi-brilho ou acetinado, o necessário é lixar a parede inteira, até a perda do brilho. Feito isso, retire o pó e aplique a nova cor. Bom trabalho!
#PintorPofissional Como Pintar Parede que já está Pintada
Pode aplicar tinta em cima de tinta?
Você precisa saber qual o tipo de tinta foi utilizado anteriormente. Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho.
Finalmente, chegamos à etapa mais esperada: como cobrir tinta clara por cima de tinta escura. O ideal é pintar com o mesmo tipo de tinta usado anteriormente. Por exemplo, se a tinta era acrílica, procure utilizar uma igual, da cor de sua preferência. As tintas acrílicas são as mais recomendadas para este procedimento.
Utilize álcool mineral para dar o acabamento. Assim que terminar de lixar a parede, ela estará bastante empoeirada e suja com os resíduos de tinta restantes. Para limpá-la, utilize um pano sem fiapos umedecido com álcool mineral e esfregue toda a superfície lixada para terminar o trabalho.
O jeito mais fácil de decorar sem pintar a parede de um ambiente é aplicar o adesivo de parede onde quiser dar destaque. É super prático, pois você mesmo pode aplicar, se tiver um pouco de habilidade e existem diversas opções para escolher.
Para remover pintura antiga, reboco solto ou irregularidades na parede, use uma lixa grossa com uma gramatura entre 80 e 120. Para o acabamento final, utilize uma lixa mais fina, com uma gramatura entre 150 e 220, para suavizar a superfície e garantir uma aderência adequada da nova pintura.
O que passar na parede já pintada antes de pintar?
Não esqueça de limpar bem a área depois, usando pano úmido e detergente neutro. Também limpe o ambiente e proteja as superfícies que não serão pintadas com lona e fita-crepe. Para aprender como pintar parede de alvenaria já pintada ou de outros materiais, uma dica é utilizar um fundo preparador.
E um jeito de fazer isso de forma rápida e barata é mudando a cor das paredes. Algumas demãos de tinta têm o poder de dar um up em qualquer espaço, tanto que podemos pensar nas paredes como uma tela em branco, onde a cor da tinta escolhida e os demais elementos que compõem o ambiente vão dar o estilo desejado ao lugar.
O que colocar na tinta de parede para mudar a cor?
Pra quem é criativo e adora colocar a mão na massa, os corantes permitem mudar a cor de uma tinta e criar a tonalidade ideal. À base de água, são excelentes opções para renovar sua casa, explorando inúmeras possibilidades de decoração através da mistura de diferentes cores.
Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.
Espalhe também, alguns pedaços de carvão vegetal sobre o local, assim como a cebola, o carvão tem propriedades de absorver odores do ambiente. Se não tiver carvão, coloque algumas colheres de pó de café. Dica: essa receita caseira também é indicada para tirar cheiro de mofo do ambiente.
Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas. Já se sua parede apresenta partes mais grosseiras, a indicação é de lixas 80 ou 100.
Nessas ocasiões, o ideal é lixar a parede, retirar todo o pó e passar uma ou duas demãos de tinta branca fosca. Obedeça o intervalo de secagem e só então aplicar a tinta amarela (ou da cor desejada).
Antes de pintar paredes com manchas de gordura ou graxa, lave a superfície com uma mistura de água e detergente neutro. Para paredes com mofo, aplique uma solução de água sanitária (ou cloro) e água. Deixe agir por 1 hora, enxágue e aguarde a secagem.
A tinta látex PVA é uma opção popular para pintar paredes internas e é conhecida por suas características favoráveis. A tinta látex PVA é à base de água, o que a torna mais fácil de limpar e com baixo odor.
Para cobrir uma cor escura irá necessitar de um Fundo de Cobertura. Esta tinta permitirá obliterar a cor de fundo para evitar um maior número de demãos da tinta de acabamento. Deverá ser usado o mesmo produto de acabamento.
“Além de aplicar um branco para neutralizar a cor escura, também é possível utilizar a cor mais clara diluindo até 30% com água, que ajudará a neutralizar a cor mais escura da pintura anterior” afirma o especialista Filipe Milton Saleme Santos.
Leve em consideração também, se a parede que você escolheu não tem janelas ou portas. Não que isso seja proibido. Contudo, esteticamente é bem mais bonita uma parede sem janelas. Se a sala, por exemplo, for um ambiente comprido, o ideal é optar pela parede mais distante e curta.