Em que situação posso processar um dentista?
A pessoa que acredita ter sofrido um erro odontológico poderá pedir ao juiz que conduz seu processo indenização por danos morais, danos materiais e danos estéticos. O dano moral será devido pelo sofrimento do paciente diante dos problemas causados pelo erro odontológico, já que o erro em mais dor e transtorno.Qual a garantia de um canal dentário?
Sob a ótica do CDC, os tratamentos ou retratamentos endodônticos podem ser considerados serviços duráveis, com uma garantia mínima de 90 dias, contados desde a finalização efetiva dos serviços.O que acontece se um canal for mal feito?
Passar por um tratamento de canal mal feito pode ter consequências bem ruins, que vão desde as temidas dores até a necessidade de fazer um implante. O tratamento de canal com microscópio é a forma mais segura de se fazer o procedimento, evitar o retratamento endodôntico ou até mesmo a extração do dente.Quando o dentista faz um serviço mal feito o que fazer?
O que fazer imediatamente após perceber um erro em seu tratamento odontológico?
- Documente Tudo: Anote detalhes do procedimento, incluindo datas, nomes e o que deu errado.
- Comunique o Profissional ou a Clínica: Informe o dentista ou a clínica sobre o ocorrido.
Erro médico e odontológico, EXIJA SUA INDENIZAÇÃO
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro dentista?
É direito do consumidor rever valores pagos de serviços não usufruídos. São cláusulas abusivas: "Se o paciente deixar de voltar a clínica por mais de trinta dias, perderá o direito Às importâncias pagas." "Não se faz devolução das quantias pagas".Quais os direitos do consumidor no dentista?
Dentre os direitos a serem cumpridos durante ou após procedimentos e consultas, podemos destacar:
- Atendimento de Qualidade. ...
- Informações Sobre o Tratamento. ...
- Consentimento Informado. ...
- Direito à Recusa de Tratamento. ...
- Direito à Segunda Opinião. ...
- Privacidade do Paciente. ...
- Acesso à Documentação Odontológica.
O que fazer quando o canal não dá certo?
O tratamento de canal consiste na retirada do tecido interno do dente, denominado polpa. Todo o material é retirado resultando em um espaço que deve ser devidamente limpo e preenchido com um material de vedação fechando, assim, o canal do dente.É normal fazer canal e inchar o rosto?
Alguns casos pode acontecer. Se o rosto está inchado pode ser sinal de alguma infecção proveniente do canal. Se for isso seria o caso de tomar antibiótico também.É normal o dente latejar depois do canal?
Caso a pessoa fique com dente latejando após canal, é de extrema necessidade ir ao dentista para que ele avalie a situação, recomende os remédios e cuidados ideais e analise se há alguma restauração mal feita.É possível aplicar o Código de Defesa do Consumidor a um odontólogo?
e os Cirurgiões-DentistasAgora é lei, os prestadores de serviço estão obrigados a manter em local visível e de fácil acesso ao público um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é o conjunto das normas que protegem os consumidores brasileiros.
O que é considerado infração ética na odontologia?
28. Constitui infração ética: I - fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontolo- gia; e, II - afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo tempora- riamente, sem deixar outro cirurgião- dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.O que diz o artigo 18 do Código de Ética Odontológico?
Os profissionais da Odontologia deverão manter no prontuário os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, nome, assinatura e número de registro do cirurgião-dentista no Conselho Regional de Odontologia. Art. 18.O que é negligência odontológica?
O que é a negligência em tratamento odontológico? Nos tratamentos odontológicos ocorrerá um ato de negligência sempre que, por um descuido do profissional, o paciente tiver algum tipo de dano. Este dano pode ser irreparável ou não.Como comprovar erro de dentista?
Alguns deles incluem:
- Cópia do prontuário de atendimento.
- Contrato de prestação de serviços odontológicos.
- Comprovantes de pagamento.
- Gastos com a correção do problema.
- Documentos assinados na clínica.
- Laudos e exames médicos.
- Orçamentos de outros profissionais.
- Registros de conversas com o dentista.
O que caracteriza erro odontológico?
O que define um erro odontológico? Um erro odontológico pode abranger desde a queda ou quebra de dentes até problemas relacionados a implantes dentários, deterioração da estética, atrasos no atendimento ou falta de esclarecimentos sobre os procedimentos realizados.O que pode acontecer com um canal mal feito?
No entanto, Marina relata que as sequelas mais comuns relacionadas ao tratamento de canal mal conduzido são dor intensa, contínua e pulsátil, febre, mal-estar e edema facial. “Inicialmente essa patologia pode não apresentar sintomas.Como saber se o tratamento de canal foi mal feito?
Conheça-os a seguir.
- Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
- Dor no maxilar. ...
- Inchaços. ...
- Infecções e/ou abcessos. ...
- Alteração na cor do dente.