Pode registrar o filho sem o sobrenome dos pais?

Na realidade, os pais podem, em consenso, tomar a decisão que quiserem: passar só o sobrenome do pai, só o da mãe ou os dois na ordem que preferirem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Pode registrar uma pessoa sem sobrenome?

Vale lembrar que é direito de toda pessoa ter nome e sobrenome, conforme estabelece o art. 16 do Código Civil. O g1 relatou um caso semelhante, que também contou com ajuda da Defesoria Pública, em 2022.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Pode registrar o filho só com o nome da mãe?

Hoje a mulher só pode registrar a criança sem a presença do pai, apresentando a certidão de casamento ou uma procuração assinada por ele. Se o homem negar a paternidade, a mulher, para provar quem é o pai do seu filho, tem que recorrer à Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjam.jus.br

Precisa do sobrenome do pai para registrar?

Pode ser adotado apenas o sobrenome do pai ou o da mãe; pode haver a mescla de sobrenomes da mãe e do pai, ou até mesmo de avós, bisavós, ainda que não integrem o nome dos pais. *A comprovação do sobrenome familiar deve ser feita mediante documentos que comprovem o vínculo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em 1registrocivilsjc.com.br

É obrigatório ter o sobrenome da mãe?

A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

A mãe pode registrar o filho sem o nome do pai?

É obrigatório colocar o sobrenome dos pais nos filhos?

É possível até que tenha definido como seu bebê vai se chamar com base nessa ideia. A verdade, porém, é que não há regras quanto a isso. "O que se verifica é a 'cultura' de sempre colocar o sobrenome do pai ao final, mas nada obrigatório", explica Lucas Braga, do escritório Freire & Braga advogados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Precisa ter o sobrenome do pai e da mãe?

Se o registro é feito em nome do casal, o sobrenome do pai é obrigatório e o da mãe facultativo. A orientação é que, se possível, conste os dois sobrenomes (paterno e materno) para que se evite homônimos e futuros problemas à criança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartoriotapurah.com.br

É obrigatório ter o nome do pai na certidão de nascimento da criança?

Muitos registros podem estar sem a paternidade, em razão de que não houve o cumprimento das hipóteses acima, pois legalmente, sabendo quem é o pai, será obrigatório constar. Com a lei 13.112/15 não precisa do pai para o registro, podendo a mãe assumir sozinha o encargo do registro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quanto tempo o pai tem para registrar o filho?

A criança deve ser registrada em até 15 dias após o nascimento, no cartório de registro civil de pessoas naturais do lugar em que tiver ocorrido o parto ou no do lugar da residência dos pais. Dentro desse prazo os pais podem escolher o local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona a escolha do sobrenome do filho?

A Lei de Registros Públicos prevê que o filho poderá receber o sobrenome do pai, da mãe, de ambos ou dos avós – cujos nomes constem no registro de nascimento – na ordem que os pais desejarem. Porém, não é permitido adotar um sobrenome inventado ou que não pertençam à família imediata.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anabrocanelo.com.br

O que acontece se o pai se recusar a registrar o filho?

Caso negue a paternidade que lhe foi atribuída ou simplesmente não compareça em Juízo, os autos de averiguação de paternidade são remetidos pela Justiça ao Ministério Público, que inicia um procedimento administrativo consensual e gratuito por meio do qual é possível provar a paternidade por meio de teste de DNA.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mppr.mp.br

Pode registrar filho sem pai 2024?

A partir desta terça-feira (31) mães poderão se dirigir aos cartórios para providenciar o registro de nascimento de seus filhos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que acontece se passar do prazo de registrar o bebê?

Não há multa para o registro tardio, mas quando ocorrer fora do prazo os pais deverão registrar a criança no cartório que abranja a sua residência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em setimoregistrocivil.com.br

É possível ter só um sobrenome?

Apesar de não ser possível criar um sobrenome, a inclusão e a exclusão foram facilitadas em alguns casos. "Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Sou registrada só no nome do meu pai posso fazer documento?

A boa notícia é que, em algumas delas, você poderá fazer essas mudanças direto no cartório de registro civil, como no caso de só haver recebido o sobrenome de um dos pais. Essa possibilidade, no entanto, destina-se apenas aos filhos menores de idade, sendo que os maiores de 16 ainda precisam consentir com a troca.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível mudar a ordem dos sobrenomes?

A lei permite a mudança de prenome diretamente no cartório apenas uma vez. Caso a pessoa depois se arrependa ou queira uma nova alteração, ela necessariamente precisará de uma autorização judicial. No caso do sobrenome, não há limite para as modificações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que acontece se a mãe registrar o filho sozinha?

Sem o nome do genitor no registro de nascimento, a mãe não consegue provar a paternidade e consequentemente pedir pensão alimentícia para a criança. Nesses casos, a pensão alimentícia só será devida após a comprovação da paternidade por meio de Ação Judicial de Investigação de Paternidade (exame de DNA).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que precisa pro pai registrar a criança?

Como fazer o registro

Para fazer o registro, os pais devem levar, ao cartório de registro civil, os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Quais são as regras para registrar o nome do filho?

Os pais devem levar ao cartório de registro civil os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Sou obrigada a registrar meu filho com o nome do pai?

Desde 2015 pai e mãe tem os mesmos direitos no momento de registrar seus filhos, isto é, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro da criança no prazo de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode pedir DNA depois de registrar o filho?

O fato de registrar uma criança como seu filho e pagar a devida pensão alimentícia não impede o pai de, anos depois, pedir na Justiça o exame de DNA para que a paternidade seja realmente confirmada. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Pode registrar filho sem sobrenome?

Para o sobrenome, existem os casos de inclusão ou exclusão previstos na legislação. Por exemplo, para incluir um sobrenome familiar, o interessado deverá comprovar a relação de parentesco, com certidões; e ao incluir ou excluir o sobrenome do cônjuge, documentos comprobatórios devem ser apresentados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em folhadomate.com

Pode registrar o filho sem o nome do pai?

Agora é lei: mãe pode registrar filho no cartório sem presença do pai.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br