A pessoa deve se deitar e permanecer imóvel enquanto as imagens são tiradas e talvez precise prender a respiração algumas vezes. Uma vez que o aparelho emite ruídos fortes, a pessoa pode receber fones de ouvido ou protetores auriculares. Um exame de imagem pode levar entre 20 e 60 minutos.
A ressonância não irá interferir no curso da gripe. O risco é a pessoa gripada tossir, espirrar ou coças o nariz durante o exame e as imagens ficarem ruins, tremidas por causa do movimento. Também é bom lembrar que as salas de ressonância costumam ser muito frias.
O que fazer para se acalmar na ressonância magnética?
Durante o exame, foque em um ponto específico dentro da máquina ou feche os olhos. Isso pode ajudar a diminuir a sensação de estar preso dentro do aparelho.
Esse cuidado é importante pois o aparelho cria um campo magnético que pode atrair, desalojar e mover o metal. Imagine um grande imã puxando um pequeno brinco de sua orelha? Melhor não. Por isso, deixe os brincos, colares, piercings e pulseiras, em casa.
Pode engolir saliva normalmente também, apenas no momento em que a laringe está sendo avaliada, que em geral, o médico pede que o paciente tente não engolir. Não é um exame traumático. Pode causar espirros e discreto desconforto (do tipo pressão) no nariz, que tem alivio muito rápido.
2️⃣ Ficar de olhos fechados ajuda a reduzir a sensação de sufoco. A máquina de ressonância magnética é estreita de todos os lados, quando as pessoas ficam de olhos abertos, aumenta o desespero. Entrar na máquina de olhos fechados vai criar uma ilusão e evitar que psicologicamente ocorra um certo desespero.
Para as mulheres é necessário trazer um absorvente no dia do exame, pois será utilizado um gel vaginal de acordo com o protocolo do exame; A realização do exame de ressonância magnética depende da colaboração do paciente.
O exame de ressonância magnética praticamente não apresenta riscos. No entanto, a utilização do contraste à base de gadolínio pode causar reações adversas em 2% a 4% dos pacientes. Reações agudas, como laringoespasmo e choque anafilático, são raríssimas, mas podem ser fatais.
É prudente que o paciente sempre venha acompanhado para realizar qualquer exame, porém, para os que necessitam de sedação (Biópsias de Próstata, Ressonância Magnética de Próstata com bobina) é indispensável a presença de um acompanhante que tenha plena condição de conduzir o paciente até sua residência.
A ressonância magnética deve ser feita preferencialmente sem sedação, afinal, a anestesia envolve riscos para o paciente. Contudo, a geração de imagens com qualidade suficiente para ser interpretadas depende da capacidade de o indivíduo examinado se manter imóvel durante todo o procedimento.
Uma ressonância magnética geralmente dura de 15 minutos a uma hora, mas as imagens são tiradas em uma série de conjuntos. Cada sequência contida num exame dura de 2 a 3 minutos, o exame pode variar dependendo da quantidade de sequências . Durante esse tempo o paciente precisa sim ficar totalmente imóvel.
Um ambiente calmo e acolhedor ajuda a tranquilizar o paciente no momento de fazer a ressonância magnética. Entre outras medidas, para gerar maior conforto, a equipe médica pode permitir que o paciente use uma venda nos olhos, além de colocar uma música de fundo para que a pessoa relaxe durante o procedimento.
Dessa forma, o exame praticamente não apresenta riscos, sendo raríssimos os casos de reações ou alergias ao procedimento. O que pode ocorrer é que o paciente sinta sintomas de claustrofobia dentro do aparelho, mas é importante lembrar que há sempre um profissional pronto a atendê-lo, em casos como esse.
A anestesia geral para ressonância magnética geralmente é feita de maneira balanceada – combinando anestésicos venosos e inalatórios. Inicialmente, o paciente recebe medicação por um acesso venoso, e depois é mantido anestesiado por meio da medicação inalatória.
Pode usar desodorante para fazer ressonância magnética?
A lista inclui, por exemplo, o fato de que os pacientes devem evitar desodorantes, hidratante ou perfumes bem como maquiagem, adesivos, emplastros ou pomadas. A superfície da pele deve estar limpa, para que se evite variações.
“O medo, a ansiedade e a claustrofobia em pacientes que necessitam realizar ressonância magnética são significativos, a ponto do médico contraindicar a realização do exame, dificultando a detecção precoce de escleroses, derrames, tumores, entre outras anomalias.
Como fazer ressonância para quem tem claustrofobia?
Outra forma de reduzir a claustrofobia é colocar primeiro os pés do paciente em vez da cabeça no aparelho de ressonância. Isso é possível no exame de algumas regiões do corpo, como os tornozelos, joelhos, quadris, pelve e abdome, entre outros. Poder ver o lado de fora faz toda a diferença nesses casos.
O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens. O equipamento cria então um campo magnético que funciona como um ímã, onde as moléculas de hidrogênio do nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O paciente deve ficar parado até que o teste acabe.
Na maioria dos tipos de ressonância magnética, o período de jejum deve ser de quatro horas. A exceção é a Colangiopancreatografia que exige um período de jejum de, no mínimo, oito horas. Em alguns casos, é permitido tomar água e ingerir medicamentos até uma hora antes do exame.
Pode pintar a unha para fazer ressonância magnética?
Em caso de exames da região dos antebraços, punhos e mãos, o paciente não poderá utilizar unhas postiças e esmaltes com glitter ou pedras. Para a realização do exame é necessário vestir roupas que não contenham metal como zíper, botões e adereços. Recomenda-se o uso de moletom ou roupa de malha (algodão).
Condições clínicas do paciente: se a pessoa que vai se submeter ao exame sente incômodo ou muitas dores ao ficar deitada, é indicada a anestesia geral para que possa permanecer imóvel durante o procedimento.
Seja uma ressonância magnética, raio-x ou tomografia computadorizada, o jejum deve ser respeitado. Com isso, pode auxiliar na melhor visibilidade da imagem como na segurança do paciente em caso da aplicação de contraste.
Por isso, é recomendado que você se retire objetos metálicos, como brincos, relógios, pulseiras, roupas com metal, etc. Também é recomendado evitar maquiagem e o uso de óleos corporais, hidratantes e esmaltes.