Não é possível recuperar um airbag estourado. Uma vez que a bolsa inflável é acionada, ela deve ser substituída por uma nova. Isso é importante para garantir a segurança dos ocupantes do veículo, dado que um airbag danificado pode não funcionar corretamente em caso de uma nova colisão.
Airbag estourado tem conserto? Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.
Embora seja difícil de acontecer, existe a possibilidade. Também é necessário estar atento ao prazo de validade do equipamento. A especificidade deve variar conforme cada modelo e marca, mas é esperado que um airbag dure cerca de dez anos.
O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
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Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído a cada 10 anos, nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos. No Brasil, o prazo é dado pelas marcas, mas algumas consideram que a peça tem validade durante toda a vida útil do veículo, desde que nunca seja acionado.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo. Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo. Nestes casos pede-se a assinatura de um documento para absolver de qualquer responsabilidade do fabricante, em caso de acidente.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
O airbag do passageiro pode ser desligado por meio de uma chave localizada ao lado da coluna, geralmente acessível ao abrir a porta do passageiro. Algumas montadoras também oferecem a opção de desativar o airbag lateral, se necessário.
Os clientes deverão entrar em contato com um concessionário para agendar o recall. Será feita a troca do airbag, com o tempo estimado de 2 horas para a realização do serviço.
O que significa a luz do airbag estar acesa? A luz de airbag acesa pode indicar que há algum problema no sistema de segurança. Entre as possibilidades que podem engatilhar o quadro, podemos citar: falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do carro ou dificuldades no acionador da bolsa inflável.
Como apagar luz do airbag acesa? Na maioria dos carros mais novos, ao lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas há um interruptor com as opções ON e OFF, onde há a possibilidade ativar ou desativar o air bag. Se o desativar, consequentemente a luz se apagará.
Qual a força de impacto de uma colisão a 100 km/h?
😟Você sabia que em uma colisão de carro a 100 km/h, o corpo de uma pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado? De acordo com o professor de matemática Jucelino Macina o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
Isso eleva o gasto com o reparo, que pode facilmente ultrapassar os R$ 4 mil, inviabilizando, muitas vezes, o conserto do veículo. É importante destacar que os airbags não podem ser restaurados: se houve a deflagração da bolsa, todo o componente deve ser substituído.
Para o airbag poder amortecer o impacto de uma colisão, é necessário que ele infle antes mesmo do acidente acontecer. O que significa que o airbag tem apenas alguns microssegundos (cerca de 0,03) para ativar. Por isso, a velocidade a que ele dispara é extremamente alta: mais de 200 km/h.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibilizou um site para que proprietários chequem se o veículo precisa de recall por conta do airbag. É preciso ter em mãos o número do chassi ou da placa para descobrir.
Segundo Schneider, na Europa e nos Estados Unidos existem recomendações para a substituição do dispositivo após 10 ou 15 anos, respectivamente. No Brasil, porém, a prática não é comum. — Os airbags são projetados para durar a vida útil do veículo.
Não há manutenção preventiva para airbag e nem prazo de validade, pois ele é projetado para durar toda a vida útil do veículo, desde que nunca tenha sido acionado.