Não, você não deve reutilizar o fio dental no dia seguinte. O fio dental é usado para remover a placa bacteriana e os restos de comida dos espaços entre os dentes.
O ideal é que ele seja utilizado sempre antes de cada escovação. Dessa forma, você consegue eliminar o acúmulo de alimentos entre os dentes e a escova consegue ser mais efetiva. Se não for possível utilizar o fio dental sempre no mesmo momento da escovação, ele precisa ser utilizado no mínimo uma vez ao dia.
O indicado é que essa troca ocorra de três meses a três meses, ou quando perceber que as cerdas estão desgastadas. Além disso, quando as cerdas da escova ficam desgastadas, a tendência da pessoa é que ela coloque mais força na escova, o que pode causar um desgaste também no esmalte dentário.
A placa bacteriana é formada na base do dente exposto, provocada pelo acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. No entanto, o uso da escova e do fio dental pode removê-la. Se não for removida, endurece e se transforma em tártaro, provocando o amarelamento dos dentes e deixando-os mais propensos a cáries.
O Passa Fio é uma peça que tem como objetivo permitir a conexão a tomadas e organizar os cabos dos equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos que são dispostos em móveis.
O que fazer primeiro escovar o dente ou passar o fio dental?
O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.
Normalmente os profissionais orientam que a escovação tem que ser feita três vezes ao dia, com uma duração de dois minutos por vez, e também que se espere 30 minutos após a refeição para seguir com a escovação. No momento de nos alimentarmos, é comum alguns alimentos açucarados deixarem acúmulos de placa nos dentes.
Não há dúvidas de que o Flosser Fio Dental Com Haste Gum merece estar entre os melhores produtos do mercado atualmente. Mesmo competindo com outras opções renomadas como Johnson & Johnson Reach Expansion Plus 50m (líder no ranking), ele consegue se destacar pelas suas qualidades superiores.
O fio dental remove as bactérias mecanicamente, ou seja, ao ser passado pela superfície do dente, ele empurra a placa bacteriana para que ela adira ao fio e possa ser removida. Por isso é impossível reutilizá-lo.
“Quando você passa o fio, mesmo de forma delicada, e provoca o sangramento na gengiva, demonstra que ela está afetada pela inflamação, podendo sangrar até durante a sua alimentação”, comenta. A dentista explica que inflamações na gengiva são causadas pelo acúmulo de biofilme.
Se você passar o fio dental e sentir dor, pode ser um sinal de que você tem gengivite ou outra doença periodontal. Neste caso, não foi o fio dental que causou a doença. O melhor caminho é ir ao(a) dentista para que você entenda melhor o seu caso e como tratar essa dor.
Quem usa aparelho tem que passar fio dental quantas vezes?
Mas com que frequência alguém com aparelho deve usar o fio dental? A escovação e o uso do fio dental devem ser feitos pelo menos duas vezes ao dia, como já citamos, de preferência após as refeições. Se você vir algum resto de alimento ao redor do aparelho, use o fio dental na mesma hora para remover.
Assim, o ideal seria fazer uma higienização completa da boca após cada refeição. O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir.
Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
As causas desse problema, portanto, incluem o processo natural de acúmulo de resíduos de alimento nos dentes associado à higienização inadequada ou insuficiente. Como a placa bacteriana fica em contato com os minerais presentes na saliva, ela solidifica e forma o tártaro.
Quanto tempo pode ficar sem trocar o fio do aparelho?
Em média, esse fio tem ação de 21 a 30 dias. Por isso, uma vez por mês temos que fazer a manutenção do aparelho para trocarmos por outro arco ou dar uma ativação no mesmo arco. Além disso, a cada mês, a cada fase do tratamento, são inseridos ou trocados acessórios como: elásticos, molas, ganchos e etc.
“O passa fio é um instrumento similar a uma agulha de plástico utilizado no auxílio do uso do fio dental em pacientes que utilizam aparelho fixo.” define a dentista. O formato é como de uma agulha de costura, só um pouco mais curva.
Dessa forma, você removerá não só os restos recentes de alimentos, mas também a placa bacteriana que se forma nesse espaço. Repita o processo mais duas vezes antes de partir para o próximo espaço. Vale lembrar que não é aconselhável utilizar a mesma parte do fio dental.
O ideal é que seu uso seja feito antes da escovação, para que a escova termine de limpar os dentes e leve os resíduos embora. Você pode, até mesmo, passar um pouquinho de pasta no fio antes de utilizá-lo, ajudará a levar a pasta nos lugares mais difíceis, além de deixar um gostinho bem agradável.