Por mais que pareça tentador pular na piscina para se refrescar após um banho de sauna, isso não é recomendado, pois você pode sofrer um choque térmico. O ideal, nesse caso, é refrescar o calor da sauna com um banho de ducha.
Em relação à sauna combinada com a piscina fria, a pneumologista entende que pode desencadear uma crise de asma em quem tem antecedentes. “O ideal é aguardar alguns minutos, ao sair de um ambiente de calor extremo, até o equilíbrio da temperatura do corpo.
Sair de uma sauna e se jogar na piscina gelada, por exemplo, é uma atitude a ser evitada. A dica do médico Arnaldo Lichtenstein neste caso é descansar após sair da sauna, tomar um banho morno e, só depois, um banho frio.
Ao sair do ambiente, vale a pena uma ducha gelada, pois ajuda a contrair os vasos sanguíneos e restaurar a pressão normal, já que o calor melhora a respiração, dilata os vasos sanguíneos e faz a pressão baixar.
Para anexar uma sauna ao mesmo ambiente da piscina, o equipamento mais importante é o gerador de vapor, que pode ser adquirido em padrões diferentes. Além disso, você pode completar a sua área de lazer com outros artigos, como churrasqueiras, iluminação noturna, ombrelones e espreguiçadeiras.
6 SEGREDOS de SAUNA com MERGULHO que VOCÊ NÃO PODE DEIXAR de SABER!
Qual o tempo máximo recomendado para ficar na sauna?
Tempo recomendado: é recomendável limitar o tempo de sauna de 10 a 15 minutos. A combinação entre a temperatura elevada da sauna seguida de uma ducha fria eleva a circulação sanguínea e o metabolismo. Isso deve ser repetido algumas vezes e encerrado com um banho morno.
O que acontece se sair da sauna e pular na piscina?
Por mais que pareça tentador pular na piscina para se refrescar após um banho de sauna, isso não é recomendado, pois você pode sofrer um choque térmico. O ideal, nesse caso, é refrescar o calor da sauna com um banho de ducha.
Porque temos que sair da sauna e tomar banho frio?
Desenvolvido em ambiente propício, o choque térmico, hábito de sair da sauna e tomar banho frio, tem grande valia para os usuários da sauna. A função do choque térmico é relaxar a musculatura e fechar os poros que se dilataram devido ao calor excessivo.
Não ficar dentro da sala por mais de 15-20 minutos; Esperar o corpo voltar à temperatura normal naturalmente; Beber dois ou três copos de água fria depois de sair da sauna; Não se expor às altas temperaturas em caso de mal-estar ou doença.
Na verdade essas pessoas não acostumadas devem evitar águas com menos de 28ºC. E mais, se a pessoa procurar se movimentar ainda mais na água para “se aquecer”, só irá piorar a situação, podendo ocorrer a temida hipotermia, pois irá aumentar a transpiração e perder mais calor interno.
A sauna é uma aliada interessante para manter uma pele lisa e iluminada, preferencialmente a versão a vapor. Isso acontece pois o calor provoca o aumento da temperatura corpórea e, por consequência, a abertura dos poros da pele, o que facilita a eliminação de sebo e de impurezas.
Para a maioria das pessoas saudáveis, a resposta é: não, não é perigoso. Pelo contrário, essa alternância pode oferecer benefícios, como: Melhora na circulação sanguínea: O calor da sauna dilata os vasos, enquanto o frio os contrai, criando um “exercício vascular”.
A exposição ao calor, por outro lado, diminui a temperatura do corpo (após o aumento inicial). Sabendo que a maioria das pessoas dorme melhor com temperaturas um pouco mais frias, parece fazer sentido fazer sauna antes de dormir. Seu corpo tenta diminuir sua temperatura e você dorme melhor.
Desta forma, por meia hora de uma sessão de Sauna o corpo queima entre 300 a 500 calorias. Nunca é demais salientar, que nem todas as pessoas conseguem realizar inicialmente trinta minutos de sessão.
Queima de calorias: A sauna seca pode ajudar a acelerar o metabolismo e aumentar a frequência cardíaca, promovendo uma queima de calorias maior. Por exemplo, uma sessão de 30 minutos pode queimar cerca de 60 calorias.
Existe a crença generalizada de que fazer sauna ajuda a emagrecer. O fato é que na sauna a vapor você pode perder até 125 gramas em dez minutos. Mas não se engane: praticamente tudo o que eliminar será em forma de suor (só água e sal).
“Hipertensos, diabéticos, ou quem convive com outros fatores de risco como colesterol elevado, tabagismo e obesidade devem estar atentos à variação súbita de temperatura, já que o choque térmico é um aliado do infarto, arritmia e acidente vascular cerebral (AVC)”, confirma o especialista.
Quem nunca ouviu dizer que depois de um banho quente é preciso aguardar um pouco antes de sair de casa para não tomar friagem? Mas, afinal, isso é mesmo necessário? Em parte. Mas fique tranquilo, não há nenhum risco de sua boca ou rosto ficarem paralisados ou tortos por conta de uma corrente de ar.
Curiosidade: levar o celular para a sauna pode ser prejudicial! O calor e a umidade podem danificar os componentes eletrônicos do aparelho e, além disso, distraí-lo do momento de relaxamento.
Ambas as saunas têm vantagens e desvantagens. A sauna a vapor é mais relaxante, pois a umidade auxilia na descontração dos músculos. Além disso, ela promove a liberação das toxinas do corpo, eliminando impurezas. Por outro lado, a sauna seca estimula o suor, o que facilita a perda de peso.
A sauna ajuda no processo de recuperação muscular pós treino, já que a circulação sanguínea é favorecida, transportando sangue rico em oxigênio para o músculo cansado. Além disso, o calor da sauna faz com que os músculos relaxem melhor, aliviando as tensões musculares.
Nunca fique mais de 10 a 15 minutos na sauna se a usar pela primeira vez. Com o tempo, você pode aumentar o tempo gasto dentro, desde que se sinta confortável.