Quando alcançam a idade adulta, as baratas são trituradas e processadas para elaborar um líquido muito utilizado pela medicina tradicional chinesa. Esse produto com aroma de pescado e de sabor doce é chamado de Kangfuxin. É utilizado para tratar gastrite, úlceras e infecções respiratórias.
Saúde: com alto poder nutritivo, os insetos são ricos em proteínas e gorduras boas, além de cálcio, ferro e zinco. São uma alternativa saudável aos alimentos tradicionais, como frango, carne e peixes.
Salmonelose: uma infecção bacteriana que pode causar diarreia, febre, dores abdominais, náusea e vômitos. Gastroenterite: uma inflamação do estômago e intestino que pode causar diarreia, vômitos, cólicas e febre. Febre tifoide: uma infecção bacteriana que pode causar febre alta, dor abdominal, constipação ou diarreia.
O que baratas comem? [ curiosidades + dica caseira para afastá-las]
Pode comer comida que tinha barata?
As pessoas podem se infectar com qualquer um destes, comendo ou bebendo um alimento ou bebida contaminados. As baratas também podem desencadear ataques de asma e outras alergias.
Já faz tempo que as baratas são criadas para consumo humano em alguns países - na China e em outros locais da Ásia. Agora, passaram a ser produzidas em larga escala para fins de saúde.
Como a barata transita por muitos locais contaminados, ela acaba carregando nas patas e no abdômen bactérias como a Salmonella e a Shigella. Quando elas passam por objetos como talheres, louças e até alimentos que possam ficar infectados, os seres humanos acabam contraindo esses patógenos pela via oral.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Ao esmagar uma barata, liberamos uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes no inseto. Existem estudos que associam essa prática a doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e até hanseníase”, conta.
E a boa notícia é que as baratas odeiam cheiro de louro. Sendo assim, compre folhas de louro na seção de temperos do supermercado ou em lojas especializadas. Chegando em casa, coloque as folhas de louro nos possíveis esconderijos das baratas, como ralos, cantinhos de armários, sapateiras e debaixo do fogão.
Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto. Para aqueles que morrem de medo de barata, na Islândia podem ficar tranquilos, que elas nunca irão aparecer...
A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
A maioria dos insetos tem um abdômen segmentado que contém a maior parte de seus órgãos internos, e as baratas não são uma exceção. Dentro do abdômen de uma barata, um coração parecido com um tubo transporta o sangue para os órgãos e tecidos.
Urbanas ou silvestres, até as baratas têm importância no meio ambiente. Sua principal função é a reciclagem de detritos, digerindo restos orgânicos que servirão de nutrientes para plantas, além de serem, elas mesmas, alimento para várias outras espécies.
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Já a explicação é um pouco diferente do departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckitt Benckiser, os insetos viram de barriga para cima para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, uma vez que, assim como todos os insetos, possuem a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal.
Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos. Comer o inseto é uma das formas de esses felinos serem infectados com o protozoário responsável pela toxoplasmose, o Toxoplasma gondii.
A barata não transmite, mas pode transportar cerca de 32 doenças via bactérias, 17 por fungos e 2 por vírus. Entre as doenças mais comuns estão: Hepatite A.
Os insetos, além de invadirem sua casa, podem também passear por sua cama enquanto você dorme. Há relatos de baratas que entram em orifícios do corpo como ouvido, boca, nariz e outros, principalmente quando a pessoa está com sono profundo. Algumas roem unhas, dedos e cílios!
Dito isso, já podemos dizer o que as baratas comem: tudo, exatamente, tudo! Restos de lixo, animais em decomposição, fezes, cola, tinta, tufos de cabelo, resto de comida, papel higiênico, cerveja, hidratante para corpo e por aí vai...
Dessa forma, o valor encontrado para proteína está pelo menos 3 vezes acima do estipulado pela legislação. Silva et al., (2019), avaliaram a composição centesimal de barata Nauphoeta cinerea na fase adulta, e encontraram o valor de 68,5%.