Na Índia, membros das castas inferiores que deixam o hinduísmo perdem benefícios públicos, uma tentativa óbvia de mantê-los em seu lugar. Pelo contrário, e como era de esperar, se alguém deseja se converter para o hinduísmo, a religião majoritária, não há obstáculos.
O que é necessário para se converter ao hinduísmo?
Não há conversão. Só pode ser hindu quem nasce hindu. A hierarquia se baseia em uma estrutura de castas, que determina lugares diferentes na sociedade e os tipos de relacionamento (incluindo casamentos, que normalmente não ocorrem entre membros de castas diferentes).
Há várias formas de acelerar esse processo: praticar diferentes tipos de ioga, rezar ou recitar mantras (frases que contêm um nome divino), ajudar os necessitados, visitar os lugares sagrados etc. Muitos seguidores adotam dietas vegetarianas. Outros abrem mão dos bens e prazeres materiais.
Para os hindus, que têm um panteão de 360 milhões de deuses, acrescentar Jesus ao seu panteão pode não ser algo difícil, mas o que é atraente e desafiador para eles é que em sua humanidade eles sejam capazes de experienciar o divino.
O Hinduísmo conta com uma trindade, formada pelos deuses Brahma, Shiva e Vishnu. Brahama é o deus criador considerado o maior dos deuses porque colocava o universo em movimento, decresceu de importância com a ascensão de Shiva e Vishnu.
Hinduísmo. Dispensa não só a carne de vaca, como sugere passar longe de alimentos que tenham se aproximado desses animais, considerados sagrados. As antigas escrituras sagradas ensinam que apenas leite, frutas, legumes, nozes e grãos podem ser consumidos, por não envolverem matança.
Os seguidores do Hinduísmo acreditam em reencarnação, em predestinação, confiam em guias espirituais e persistem no sistema de castas. Os hindus respeitam a tradição, cultuam diversos deuses e usam os textos sagrados dos vedas como referência.
As crenças do hinduísmo incluem a reencarnação, o karma, a busca pela libertação (moksha) e a importância do dharma, artha e kama. Os principais objetivos do hinduísmo são alcançar a libertação espiritual (moksha), seguir o dever moral (dharma) e buscar a prosperidade material (artha).
Hinduístas não existem regras no Hinduísmo, mas em geral os devotos rezam sentados sobre uma almofada na famosa posição de lótus: com as pernas cruzadas e a coluna e a cabeça eretas. Antes de iniciar a prece, ele fecha os olhos e coloca as mãos sobre as pernas. Alguns usam um rosário de 108 contas.
O Budismo nasceu na China e o Hinduísmo na Índia, tá? Mais um detalhe é uma religião baseada nos ensinamentos do Buda e na jornada dele pra se iluminar na Terra. Já o Hinduísmo da Índia parte do conhecimento de textos sagrados chamados de vedas, que regem também a tradição do povo.
A religião do hinduísmo é pouco comum no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem cerca de 5 mil praticantes oficiais do pensamento no país. Os municípios com os maiores números de seguidores são Nazário (GO), Palmeiras (BA), Itapina (ES).
A palavra hindu é um exônimo e embora o hinduísmo seja considerado a religião mais antiga do mundo, muitos praticantes se referem à sua religião como Sanātana Dharma (sânscrito: सनातन धर्म, lit. o Dharma Eterno), um uso moderno, que se refere a ideia de que suas origens estão além da história humana, conforme revelado ...
Atualmente, existem cerca de 1 bilhão de hinduístas, a maior parte deles na Índia e no Nepal. Mas Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, Ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos também têm representatividade de seguidores da religião.
Existem diversos símbolos no hinduísmo, mas os dois principais são a suástica e o “Om”. A suástica, dentro do hinduísmo, significa “boa sorte” e “ser feliz”.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Tanto em termos percentuais como totais, o islamismo é o principal grupo religioso que mais cresce no mundo e prevê-se que se torne o maior do mundo até ao final do século XXI, ultrapassando o cristianismo.
Jesus é Deus entrando na história humana para animá-la de dentro e conduzi-la à sua plenitude. Ao mesmo tempo, ele é também o mistério cósmico da Palavra, presente e ativo em toda parte e em todos os tempos. Nele, o mistério divino-cósmico e a história humana se harmonizam. Ele é nosso caminho para Deus.
A primeira crença importante do hinduísmo é a reencarnação, chamada de sansara. Para os hindus, os pensamentos, ações e falas do indivíduo estão diretamente relacionados à sua reencarnação. Esse sistema ações-pensamentos-reencarnação é conhecido como carma. Também pode ser escrito como karma.
O Trimurti era composto por Brama, Shiva e Vishnu. Brama era conhecido também por Brihm ou Brahm, e desde o início foi considerado como o deus supremo do panteão hindu. Associados ao Trimurti surgem outros deuses, como Indra e Vayu (associados a Vishnu) e Varuna e Yama (a Shiva). Cada deus Trimurti era hermafrodita.
Para o Hinduísmo, o nascimento e a morte são meros ardis de Māyā, o aspecto ilusório da energia material. Na realidade, vida é morte, e morte é vida, pois quem nasceu já começou a morrer, e quem morreu já começou a viver.
Quantas esposas o indiano pode ter? Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.
Para muitas pessoas, o café é um alimento básico diário que fornece um impulso muito necessário de energia e conforto. No entanto, para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS), comumente conhecidos como mórmons, o consumo de café é estritamente proibido.