É crime se negar a vender?
A conduta conhecida como “ChildFree”, viola o artigo 39, IX do Código de Defesa do Consumidor - CDC, que considera como prática abusiva a recusa de venda ou prestação de serviços a quem se dispôs a comprá-los.Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.Sou obrigado a vender para quem não quero?
O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.Como recusar uma venda?
7 dicas importantes para saber como recusar uma proposta comercial:
- Seja transparente. ...
- Não deixe de agradecer o tempo dispensado. ...
- Sempre envie um e-mail. ...
- Explique seu raciocínio para declinar a proposta. ...
- Se fizer sentido, sugira outras formas de parceria. ...
- Mantenha o profissionalismo.
É crime negar vender para alguém?
Pode recusar cliente?
A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.Pode se recusar a vender por falta de troco?
A lei afirma que a empresa não pode recusar vender o produto pela falta de troco. Fazer isso é considerado como prática abusiva ao consumidor. E, deste modo, acaba sendo passível de processo por danos morais, principalmente em casos de constrangimento.O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.O que um vendedor nunca pode fazer?
Dentre eles, destacamos:
- Falar mais do que ouvir.
- Tentar acelerar uma venda.
- Vender apenas pela comissão.
- Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
- Desistir da venda antes da hora.
- Insistir na venda após o “não”
- Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
- Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.
O que diz o artigo 40 do Código Defesa do consumidor?
Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.Quais as palavras que o vendedor não pode falar?
Frases de vendedor para clientes que devem ser evitadas!
- “Eu não sei” Essa frase de vendedor para cliente transmite uma enorme falta de conhecimento e uma lacuna muito grande. ...
- “Esse produto está dentro do seu orçamento” ...
- “Você está errado!”
Quando um cliente pode processar uma empresa?
Portanto, caso o consumidor tenha um prejuízo que não ultrapasse a quantia de vinte salários mínimos, pode ele, comparecer ao Juizado de pequenas causas e de fato processar uma empresa e inclusive pedir danos morais e materiais sem o auxílio de um advogado.Quando o cliente pode processar a empresa?
Basicamente, quando um produto é ofertado com defeito, o consumidor pode processar a sua empresa que vendeu, ou também o fabricante, por exemplo. Ele pode processar qualquer um dessa cadeia e, inclusive, pode processar todos juntos.Sou obrigado a trocar dinheiro para cliente?
A legislação brasileira é clara ao determinar que é obrigação do estabelecimento comercial fornecer o troco ao cliente, caso este pague por um produto ou serviço com uma quantia superior ao valor da compra. A não realização dessa prática pode acarretar penalidades para o estabelecimento.Sou obrigado a ter troco?
Assim, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, esclarece que a lei é válida e deve ser respeitada, ou seja, o estabelecimento comercial tem o dever de entregar ao consumidor o valor integral do troco em moeda corrente. “Ofertar qualquer produto no lugar do troco é prática ilegal.O que prevê o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.Qual a obrigação de um vendedor?
A obrigação do vendedor é a de entregar as mercadorias, transferindo a propriedade sobre elas, remetendo ao importador os documentos a elas referentes.Qual o dever do vendedor?
Os deveres e responsabilidades do Vendedor incluem trabalhar em estreita colaboração com os clientes para determinar suas necessidades, responder às perguntas sobre nossos produtos e recomendar as soluções certas.O que faz perder uma venda?
Não entender as objeções do clienteSe você não entender essas objeções e não souber como contorná-las, pode perder a venda. Para evitar esse problema, é importante entender as objeções do cliente. Isso pode incluir preocupações com o preço, qualidade, prazo de entrega ou qualquer outra coisa que possa impedir a venda.
Quais são os 7 direitos básicos do consumidor?
Nesse artigo, as principais normas vigentes são:
- Proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços;
- Educação e informação sobre o melhor uso de produtos ou serviços;
- Liberdade de escolha e de igualdade no fechamento do negócio;
- Ter acesso adequado da informação dos produtos e serviços.
O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?
51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.Qual é o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, den- tre outras práticas abusivas: X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.Pode negar troco?
O troco é responsabilidade do comerciante.De acordo com o CDC, negar a devolução da diferença em dinheiro, cobrar mais que o valor correto para facilitar o troco ou ainda substituir por alguma mercadoria, como aquela balinha que costumam oferecer, são práticas abusivas.