White. Muito frequentemente os membros da igreja perguntam sobre a postura apropriada na oração; se na igreja devemos orar somente ajoelhados ou se sentado ou em pé também são posturas corretas.
A oração ao nosso Senhor e Deus pode ser feita em pé, sentado, deitado, ajoelhado. O importante é que nossa oração seja com sinceridade. Quando nos ajoelhamos com sofrimento, a oração termina sendo mais rápida ou desconfortável, daí a gente não se concentra tanto.
Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada. Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o SENHOR.
Há muitas maneiras diferentes de orar. Podemos orar individualmente ou em família. Podemos oferecer orações na hora das refeições, antes de dormir, cedo pela manhã, ou a qualquer momento. O mais importante é que reservemos um tempo para oferecer sinceramente a nossa gratidão a Deus e Lhe pedir ajuda.
3. Sentado: A prática de orar ao Senhor estando sentado é rara na Bíblia, mas não totalmente ausente. Um bom exemplo é o rei Davi, que “entrou e sentou-se diante do Senhor, e ele disse…” (2Sm 7:18; NASB).
Em resumo, orar de joelhos não é obrigatório, mas pode ser uma forma poderosa de se conectar com Deus e demonstrar submissão e humildade diante Dele. Se você se sentir guiado a orar de joelhos, faça-o com respeito e reverência.
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.
Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão" e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo. Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa.
No que diz respeito à oração, se as circunstâncias permitirem, podemos nos ajoelhar. Contudo, mais importante do que os joelhos curvados, que é o significado etimológico da palavra genuflexo, é ter a vontade e o espírito curvados diante de Deus, símbolos da verdadeira submissão.
1 Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.
Você pode andar em oração em pequenos grupos, de dois ou três, ou pode andar sozinho em oração. Ao caminhar e orar, esteja atento às oportunidades e ouça a direção do Espírito de Deus para orar pelas pessoas e pelos grupos que você encontrar ao longo do caminho.
Indecisões, falta de sabedoria e de direção, tudo por não orar. Quantas vezes erramos, sentimos a ausência do poder e da alegria, por falta de oração. Ao deixarmos de orar abrimos a porta a todos os demais pecados. Jesus revela isso claramente em Marcos 14.38 “Vigiem e orem para não caírem em tentação.
Três posições são previstas: de pé, sentado e de joelhos. Ajoelhamo-nos na consagração, o momento mais sagrado da missa. Ajoelhamo-nos, também, para uma breve ação de graças pós-comunhão. E nos sentamos para ouvir com atenção a Palavra de Deus.
Afinal, ninguém melhor do que ele para descrever a sua dor e o seu medo. Sentado embaixo de uma árvore, Elias orou a Deus dizendo: “'Já basta, Senhor', disse ele.
Quem quiser e sentir-se melhor, pode ficar em pé, sentado, de joelho, etc. Não é nosso papel como pastor impor à igreja a postura física de como orar. Nosso papel é ensinar como orar humildemente e confiadamente em Deus”, finaliza.
Quando temos um pedido especial, podemos fazê-lo em segredo a Deus e ninguém saberá senão ELE e nós mesmos. Em ocasiões de adoração em família, ou na igreja, existe lugar para a oração em voz alta. Mas nos momentos de devoção pessoal com Deus, não há nenhum problema em orar em silêncio.