A tampa do vaso, a maçaneta da porta, as torneiras e os sabonetes em barra podem estar tão contaminados quanto o assento. Toalhas de pano, em locais públicos, também funcionam como um depósito de microrganismos.
Nesta reportagem do Viva Bem os infectologistas afirmam que ao usar um sanitário público, é melhor não encostar no vaso. “Pode haver resquícios de urina, fezes e até sangue, que nem sempre estão visíveis. A superfície do assento e a tampa do vaso costumam ser locais com alta concentração microbiológica.
"O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema, informa o médico coloproctologista Lucas Banterli Vinhas.
Se você faz parte do grupo de pessoas que adora aproveitar o momento de ir ao banheiro para sentar no vaso e esquecer da vida ou ficar no celular por longo tempo, saiba que esse hábito não é nada saudável. Especialistas alertam que esse costume pode aumentar a chance de a pessoa ter problemas de hemorroidas.
Descarga com tampa aberta libera nuvem de bactérias, diz estudo. Importante fechar a tampa para evitar contaminação e adotar medidas de higiene no banheiro.
Qual o problema de deixar a tampa do vaso levantada?
No entanto, em situações cotidianas, o simples ato de dar a descarga com a tampa aberta pode resultar em uma explosão de gotículas contendo patógenos perigosos, como a bactéria E. coli, norovírus e possivelmente até mesmo coronavírus.
Apesar de invisível, a nuvem de germes que se espalha pelo banheiro ao dar descarga do vaso sanitário de tampa aberta pode contaminar você e o seu banheiro. Você provavelmente já ouviu alguém pedir para fechar a tampa da privada antes de dar a descarga.
Quanto tempo posso ficar sentada no vaso sanitário?
Além disso, passar um tempo prolongado no vaso também aumenta o risco de fissuras anais e outros problemas na região. Segundo o médico, o tempo médio ideal para uma pessoa evacuar seria entre 2 e 5 minutos, aproximadamente.
“O ideal é que você fique com o abdômen mais próximo às pernas. Então, quando sentar no vaso, a gente pode usar um banquinho para elevar um pouquinho as pernas ou então se inclinar para frente, apoiando o cotovelo no joelho para melhorar a prensa abdominal”, explica o dr.
Qual o problema de ficar muito tempo sentado no vaso?
“Quando se senta no vaso sanitário, o ânus fica posicionado em um nível diferente da parte inferior do corpo. Isso gera pressão nas veias do reto, podendo causar hemorroidas e até sangramento”, aponta Stephanie. As hemorroidas são vasos sanguíneos ao redor do ânus que ficam inchados ou inflamados.
O funil urinário – também chamado de condutor urinário e até de urinol – é um acessório criado para que mulheres possam se aliviar sem encostar no vaso sanitário. Ou seja, fazerem xixi em pé.
Porque não devemos colocar papel higiênico no assento do vaso sanitário?
Muitas pessoas têm nojo de banheiros públicos e tentam evitar os germes cobrindo o assento do vaso sanitário com papel higiênico. No entanto, isso pode ser pior, pois o papel higiênico atrai bactérias. Os germes fecais podem entrar no ar durante a descarga e se depositar no papel.
Entre as bactérias, a principal encontrada dentro do vaso sanitário é a Escherichia coli, presente na flora intestinal e que em desequilíbrio pode causar infecções urinárias, diarreias, vômitos e doenças mais sérias, como colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
Pode dar descarga sentado no vaso? Dar descarga enquanto sentado no vaso sanitário não é uma boa ideia. Enquanto o hábito pode ajudar a reduzir o cheiro dos resíduos excretados, patógenos e outros germes são ejetados após a descarga e podem contaminar a pessoa sentada no vaso.
Quais doenças uma pessoa pode ser infectada ao usar banheiros públicos?
Patógenos como gonorreia e clamídia não sobrevivem por muito tempo em superfícies e precisam entrar no pênis ou na vagina para causar infecção, disse ela. "O lugar onde nos sentamos no vaso sanitário não é a região certa."
Quais são os principais riscos biológicos em banheiros? Os principais riscos biológicos encontrados em banheiros incluem, por exemplo: Bactérias patogênicas: microrganismos como Escherichia coli e Salmonella, que podem causar intoxicações alimentares e gastroenterites.
O hábito de permanecer no vaso por muito tempo pode levar a uma compressão das veias hemorroidais, resultando em inchaço e dor. Além disso, a posição sentada pode causar interrupção no fluxo sanguíneo nas pernas, o que pode levar a formigamento e até mesmo a desenvolver coágulos sanguíneos.
No entanto, o especialista faz um alerta: “Devemos nos lembrar que assumir essa posição em cima de um vaso sanitário pode provocar quedas e, se o vaso quebrar, causar ferimentos sérios”, afirma. Por isso, o mais recomendado é ir ao banheiro com um banquinho para apoiar os pés e simular a posição de cócoras.
Concluiu-se que colocar um apoio abaixo dos pés facilita o trabalho do intestino, tornando o ângulo ideal de 35º. Isso se deve ao fato de com as pernas mais elevadas o cólon não fica comprimido e facilita a passagem das fezes, evitado aquela dificuldade e necessidade de fazer força durante a evacuação.
⠀ ✅ O mais adequado seria colocar um apoio (banquinho) abaixo dos pés (como mostrado na imagem), tornando o ângulo ideal de 35º. Isso se deve ao fato de com as pernas mais elevadas o cólon não fica comprimido e facilita a passagem das fezes.
Ficar sentado por longos períodos pode aumentar o risco de desenvolver hemorroidas e complicações como a trombose hemorroidária. Levante-se, movimente-se e mantenha uma alimentação rica em fibras.
O hábito de passar longos períodos nessa posição estática é considerado um tipo de comportamento sedentário, o que também pode trazer uma série de problemas3. Pesquisas relacionam esse comportamento a diabetes, ganho de peso, problemas cardíacos, questões envolvendo saúde mental e até câncer2.
Os resultados mostraram que deixar a tampa aberta ou abaixada não fez diferença na quantidade de vírus coletado nas superfícies do banheiro, sendo o assento do vaso sanitário foi a superfície mais contaminada.
QUANTAS BACTÉRIAS HÁ NO BANHEIRO? Estima-se que apenas dentro de um vaso sanitário, você pode encontrar até 480 mil bactérias por cm². É um número tão grande de microrganismos que é difícil até imaginar, quem dirá controlar a proliferação pelo ambiente.
"Se a porta fica aberta, isso deixará o ambiente mais desgastado energeticamente, primeiro afetando o campo emocional e, depois, o corpo físico", alerta.