– Catalisador: é purificar os gases poluentes e liberar menos nocivos à atmosfera. – Abafador: é encarregado de absorver os ruídos mais agudos. O coletor de escape agrupa as várias saídas dos cilindros do motor que ligam ao escapamento, que por sua vez, elimina os gases resultantes da explosão.
Os veículos foram projetados considerando a existência do componente. A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.
Ou seja, a retirada do catalisador ou a não substituição da peça em mal funcionamento resulta na perda de desempenho projetada para o veículo. Segundo Cláudio Furlan, gerente de vendas sênior da Umicore, a retirada é catastrófica para o meio ambiente.
Quantos CV ganha tirando o catalisador? O ganho em cavalos costuma ser pequeno, frequentemente na faixa de 5 a 10 CV para a maioria dos veículos de passageiros, e pode ser ainda menor em carros com sistemas de exaustão e gerenciamento de motor mais atuais.
- Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido. Ainda em relação ao consumo de combustível, tal sintoma pode vir acompanhado de engasgos ou falhas.
Você provavelmente já deve ter escutado por aí que o catalisador reduz a potência do motor de um carro e que muitos já até removeram o equipamento do conjunto. No entanto, esse ato é proibido por lei e pode gerar uma infração grave passível de multa, podendo gerar ainda a apreensão do veículo.
O que acontece se não trocar o catalisador do carro?
Quando isso ocorre, os gases poluentes são impedidos de passarem, o que por sua vez, aquece o motor além do habitual e leva a uma perde de potência gradual do veículo. Ao se encontrar nesse situação, o motorista deve desligar o carro o mais rápido possível para não provocar danos ainda maiores no motor.
Se você for pego andando sem catalisador automotivo no seu carro, estará cometendo uma infração de nível grave prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, você estará sujeito a uma multa de R$ 127,69, além da retirada de cinco pontos de sua CNH.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Batidas e choques no catalisador podem levar a quebra do filtro cerâmico. Quando quebrado ele se torna inútil e gera o entupimento do catalisador. Catalisadores retificados ou não originais podem ter qualidade inferior e se tornam mais suscetíveis a entupir.
No caso do abafador, sua retirada pode significar mais barulho, mas ele está ali por um motivo: proteger o motor e oferecer maior resistência contra gases de emissão. Ao tirar tal peça do carro, aumenta-se a emissão de gases, o que é passível de multa.
A recomendação geral é considerar o uso de protetores auriculares em ambientes onde o nível de ruído ultrapassa consistentemente os 85 dB. Isso inclui locais de construção, shows ao vivo, eventos esportivos e áreas industriais. Os protetores auriculares desempenham um papel crucial na preservação da nossa audição.
É uma espécie de fone de ouvido, que não vai transmitir nenhum tipo de som, mas sim isolar o ruído do ambiente. O abafador de ruído pode ser feito de plástico e também pode ser conhecido como protetor tipo concha, exatamente pelo formato dos protetores.
Desde a implementação da sua obrigatoriedade em 1997, o catalisador tornou-se um item obrigatório em veículos diversos. Circular em um carro sem catalisador ou em condições inadequadas pode gerar uma infração grave com a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$127,69.
Alguns dos sinais mais comuns de um catalisador danificado ou ineficiente incluem: Aumento do consumo de combustível. Diminuição da potência do motor. Ruídos anormais no motor.
O que acontece se andar com o catalisador estragado?
Com o catalisador danificado ou inoperante, o veículo pode emitir mais poluentes e contribuir para o carbono do ar. Se você suspeitar que o catalisador do seu veículo está danificado, é importante levá-lo a um mecânico de confiança para uma avaliação.
Se o catalisador estiver apenas sujo ou entupido, o profissional fará a desmontagem dele para retirar os detritos que estão causando o entupimento. Podem ser utilizados produtos como desengraxantes quando há borra de óleo na parte interna da peça.
“Por isso, a retirada do catalisador, além de afetar o desempenho do motor, uma vez que o sistema de combustão é calibrado e dependente do correto funcionamento da peça, não contribui para o aumento de potência do carro, pelo contrário”, explica.
O CSL CLEANER repara, regenera o catalisador, recuperando o catalisador obstruído por partículas sólidas e limpa os injetores. É usado para eliminar perda de potência ou problemas causados por catalisador sujo.