Superfície lisa e uniforme. Diferentemente da madeira maciça, que possui texturas e variações naturais, a superfície lisa do MDF não oferece tantos obstáculos para pragas como cupins subterrâneos, por exemplo, que podem perfurar o material facilmente.
Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.
O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas. Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins.
A impregnação com resinas é um dos métodos mais comuns para proteger o MDF. Consiste na aplicação de resinas, como a resina epóxi, fenólica ou melamínica, sobre a superfície do MDF. Essas resinas criam uma camada impermeável que protege o material contra umidade, fungos e insetos.
A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins.
Conforme a colônia de cupins vai crescendo, o prejuízo se torna mais visível. E audível, também. Os insetos fazem túneis na madeira, corroendo-a de dentro para fora. O material vai ficando oco.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Óleos como o óleo de laranja e o óleo de neem possuem propriedades inseticidas naturais. Aplique o óleo diretamente nos móveis utilizando um pincel ou pulverizador. Esses óleos penetram na madeira e eliminam os cupins.
Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível. Este efeito também pode ocorrer caso você esqueça um pano úmido ou molhado em cima do móvel.
É verdade que o MDF não é atacado por cupim? Não, não é verdade. O MDF pode ser atacado por cupim caso seja submetido a locais infestados por esse inseto.
Isso é possível devido a uma fórmula especial aplicada junto à resina que aglutina as fibras de madeira. Essa tecnologia amplia as propriedades de resistência e proteção, garantindo que a chapa não absorva a umidade do ambiente e fique protegida contra o ataque de cupins, aumentando, assim, a vida útil do móvel.
Para acabar com o cupim usando óleo de cravo, misture 10 gotas do óleo em 1 litro de água. Em seguida, umedeça um pano limpo na mistura e passe pelos locais atingidos pelos insetos. Já o óleo de laranja pode ser colocado diretamente nos móveis com cupins.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Existem as madeiras mais moles, como pinus e eucalipto, que são as preferidas pelos cupins. Já as variedades mais resistentes são praticamente imunes a ataques. É o caso de matérias-primas como peroba, ipê, pau-ferro, imbuia, jacarandá e copaíba, entre outras.
O cupinicida Agimax Aerossol é um inseticida indicado para acabar com cupins em pequenas peças de madeira. Ideal para ambientes urbanos. Além disso, sua ação é direcionada para o interior da peça de madeira.
O Mata Cupim Inseticida Jimo 400ml é a solução eficaz para combater infestações de cupins e proteger sua propriedade contra danos causados por esses insetos destrutivos. Com sua fórmula potente e fácil aplicação, este inseticida é ideal para uso doméstico e comercial.
Vinagre: Basta fazer uma mistura de metade água, metade vinagre e borrifar nos móveis ou quaisquer que seja o local afetado e aguardar, pode repetir esse processo algumas vezes se necessário. O vinagre além de ser ótimo para eliminar cupins também ajuda no fortalecimento da madeira.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.