As infecções são as causas mais comuns de febre de origem desconhecida. Nos pacientes infectados pelo HIV devem-se procurar infecções oportunistas (p. ex., tuberculose, infecção por micobactéria atípica, fungos disseminados, ou citomegalovírus).
De acordo com a pediatra, o nível de temperatura não indica se é um caso grave. “Não sabemos dizer se a febre alta é uma infecção grave ou se é apenas uma doença viral, benigna, autolimitada, mas que faz febre alta persistente sem nenhum outro sintoma.”, aponta.
Febre sem sinais de localização (FSSL) é a ocorrência de febre numa criança em que história e exame físico cuidadosos não revelam a causa da febre. Conceitualmente essa febre deve ter menos do que 7 dias de duração, mas na prática a grande maioria dos casos tem febre há menos de 2 dias.
Sintomas. Se a febre é o único sintoma de doença, não se justifica a consulta médica imediata, com excepção do lactente com menos de 3 meses. O médico aconselha os pais a esperar por outros sinais de doença que permitam o diagnóstico, o que, geralmente ocorre em 3 dias.
Ter febre é um sinal de que algo fora do normal está acontecendo em seu corpo e isso pode ocorrer em qualquer indivíduo, seja ele adulto, idoso ou criança. Essa condição nada mais é do que um fenômeno de defesa do organismo ao sofrer qualquer tipo de agressão.
Febre Sem Sinais Localizatórios em Crianças Maiores de 3 Meses
Pode ter febre sem ter nada?
Febre de origem desconhecida é a temperatura corporal ≥ 38,3° C retalmente e que não é decorrente de doença transitória e autolimitada, de doença rapidamente fatal, ou de doenças com claros sinais ou sintomas localizados ou alterações nos exames comuns, tais como radiografia de tórax, exame de urina ou de sangue.
Dessa forma, a febre não é uma doença é apenas um sintoma que aparece associado a muitos tipos de doenças e infecções. Veja quando e como saber se é febre. A febre só é realmente prejudicial quando fica acima de 39ºC, o que pode acontecer com rapidez, principalmente nos bebês e nas crianças, e causar convulsões.
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
Em muitos casos, quem tem febre emocional não apresenta nenhum outro sinal clínico que explique o aumento da temperatura (não há infecção ou nada disso). Entretanto, o termômetro acusa a mudança. Ainda é possível apresentar insônia, fadiga, dor de cabeça, náusea e dor abdominal9.
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Infecções são as causas mais comuns de febre. Infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos. Praticamente todas as infecções podem causar febre, mas em geral, as causas infecciosas mais prováveis são: Infecções do trato respiratório superior e inferior.
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
Alguns pacientes chegam a desenvolver uma temperatura corporal central extremamente alta, de até 41°C. Mas, em outros casos, algumas pessoas podem apresentar uma febre baixa, entre 37ºC e 38ºC, diante de situações de estresse crônico6.
A febre sem causa aparente é tecnicamente chamada de febre sem sinais localizatórios e se refere a uma febre sem outros sintomas associados, como tosse, coriza, alteração das fezes ou da urina.
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Estou com sintomas de febre mas temperatura normal.?
Sensação de febre com temperatura normal: o que pode ser? Popularmente chamada de febre interna, a sensação febril sem elevação da temperatura pode ser reflexo de cansaço, insolação ou até estresse e ansiedade.
Nesse momento, começam os arrepios de frio que podem transformar-se em tremedeira seguida de sensação de calor intenso e sudorese. Outros sintomas são dores musculares, nas juntas, dor de cabeça, fraqueza, apatia, irritabilidade, indisposição, perda de apetite, boca seca, desidratação.
Vale a pena medir a temperatura em diferentes momentos do dia e também anotar os horários e as alterações apresentadas. Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
Em suma, a febre emocional, também conhecida como febre psicogênica, se inicia em situações de estresse e nervosismo, aumentando a temperatura do corpo causando suor e dores na cabeça. Essa condição é principalmente encontrada em pessoas com histórico de transtornos mentais, ansiedade aguda e doenças físicas.
A febre e o suor noturno também são sintomas característicos de dois tipos de cânceres: os linfomas e as leucemias. Esses sintomas se apresentam em até 30% dos casos.