Os jabutis são animais que precisam da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para viver em cativeiro doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local certificado, com emissão de nota fiscal e autorização do órgão ambiental responsável.
De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa é crime ambiental. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil de multa devido ao jabuti estar em via de extinção e mais R$ 500, por animal.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Muitas pessoas acreditam que, por ser um animal terrestre, não é possível criar jabuti em apartamento. Crença essa que não é real! Diferente do que muitos pensam, o melhor ambiente para uma tartaruga jabuti não é solta pelo quintal. Para ter um jabuti em casa o mais recomendado é montar um terrário para ele viver.
Como legalizar meu JABUTI? Posso legalizar minha Tartaruga?
Qual jabuti é permitido pelo Ibama?
É permitido ter qualquer espécie de jabuti em casa? No Brasil, quem regula a criação doméstica dos jabutis é o próprio Ibama. De acordo com o órgão, as únicas duas espécies permitidas são o jabuti-tinga e o jabuti-piranga, ambos originárias da América do Sul.
Verifique se réptil doméstico também tem um microchip
Por ser único e individual, o dispositivo funciona como uma espécie de identidade do réptil perante o Ibama. Para quem quer ter répteis domésticos, mas não sabe onde adquiri-lo, saiba que na Petz é possível comprar répteis de forma segura e legalizada.
Caso exista a necessidade de devolução de um animal silvestre o dono pode entrega-lo de forma espontânea aos órgãos ambientais competentes. A entrega pode ser feita a um Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) ou a um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) autorizado.
Para que você possa adquirir tartarugas de estimação, cágados ou jabutis é preciso uma autorização. Ela é emitida por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, o Ibama.
Os jabutis são animais que precisam da autorização do IBAMA para viver em cativeiro, ou seja, dentro de um ambiente doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local de confiança, com nota fiscal e autorização do órgão responsável.
Quais animais não precisam de autorização do IBAMA?
Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.
São necessárias maiores investigações sobre a transmissão direta de Salmonella sp. às crianças, tendo os jabutis-piranga em cativeiro como fonte, e a resistência aos antibióticos tradicionalmente utilizados no seu combate.
Além do possível problema relacionado à ingestão de objetos de forma acidental, outro problema bastante comum é em relação a temperatura do ambiente em que o pet vive. Os jabutis, assim como outros répteis, são considerados animais ectotérmicos.
Se você tem crianças ou outros animais de estimação em casa, o jabuti pode ser um ótimo membro da família. Ele se adapta muito bem a diferentes tipos de famílias e não costuma ter problemas com cachorros, gatos, passarinhos e outros pets.
Os jabutis são animais que precisam da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para viver em cativeiro doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local certificado, com emissão de nota fiscal e autorização do órgão ambiental responsável.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.
O primeiro passo é manter a calma e não tocar no bicho. A partir daí contatar o órgão ambiental especializado para fazer a remoção de maneira adequada, sem riscos para o animal e para a população. “Nem todo animal que aparece na área urbana precisa ser resgatado ou pode causar algum tipo de incômodo.
Como todos os animais silvestres, requerem autorização especial do IBAMA para serem criados em cativeiro. Existem duas espécies de jabutis reconhecidas no Brasil: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem, em média, 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.
As espécies de jabuti que o Ibama permite criarmos em casa são originárias da América do Sul e acostumadas com muito calor e umidade, então você deve se atentar a esses detalhes para manter a saúde do seu pet. O correto é criar o seu jabuti em um terrário.
Na natureza eles comem detritos, flores e frutos." Segundo o Ibama (agência ambiental federal), a venda de jabutis silvestres é crime de tráfico de animais e vem sendo combatida. "Mas é difícil manter os autores fora da atividade, é um crime considerado de menor periculosidade.
Mesmo sem ter um dado cientifico comprovando, eles podem ficar de dois a três anos sem comer. Na natureza, eles comem frutas, folhas, fezes, animais mortos”, disse.
Como répteis, os jabutis também precisam de bastante luz solar, o que inviabiliza a criação em um ambiente interno, como um apartamento – por mais que o tutor invista em um terrário e em luz artificial para manter a temperatura adequada.