A proibição de Paulo em 1 Timóteo 2.12 Atos 20.17-34) e liderar a igreja (1Tm 3.4-5;). As mulheres são proibidas de ensinar aos homens e de exercer autoridade sobre eles e, portanto, segue-se que elas não devem servir como mulheres pastoras.
Gênesis 29:9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas do seu pai, pois ela era pastora.
A Igreja Católica não ordena mulheres para o sacerdócio, mas, nas evangélicas, esse tema está longe de ser um consenso. Uma mulher pode ser pastora em muitas denominações e, no Brasil, isso é mais comum em pequenas igrejas pentecostais.
Em 1 Coríntios 14 se lê que as mulheres devem ficar caladas nas igrejas porque não podem falar. E que sejam submissas como também ordena a lei. Nesse texto fica claro que o apóstolo Paulo diz que a mulher não pode ensinar e exercer autoridade sobre o homem na igreja.
Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva. Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
Espantada e boquiaberta, corre com alegria para compartilhar as boas novas com os discípulos: “Eu vi o Senhor!” (V. 18). Naquele momento extraordinário, Maria Madalena se torna uma evangelista dos discípulos, que são alguns de seus amigos mais íntimos. Ela não pôde conter sua alegria.
Ela foi uma líder e profetisa do povo hebreu durante o Êxodo do Egito. Em Êxodo 15:20-21, Miriam é descrita como uma cantora e dançarina, liderando outras mulheres em celebrações de adoração a Deus. Seu papel como líder espiritual a torna uma das primeiras pastoras mencionadas na Bíblia.
O que acontece quando aplicamos essa abordagem ao enigma de 1 Coríntios 14:34–35? Esses versículos dizem: “As mulheres devem ficar caladas nas assembléias. Pois não lhes é permitido falar, mas devem ser submetidos, como também diz a Lei.
Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
Funcionava como sinal de que Deus os havia escolhido como povo especial dentre todas as famílias da Terra. O próprio Deus havia ordenado a circuncisão a Abraão e determinado que a mesma seria o sinal do concerto. Quem não fosse circuncidado seria eliminado do meio do povo.
Os pastores são ministros ou conselheiros espirituais, que lideram uma igreja ou congregação. Eles planejam e conduzem as reuniões da igreja, o que normalmente envolve dar algum tipo de palestra ou sermão. Eles supervisionam e organizam outras atividades da igreja e presidem eventos como casamentos e batismos.
As primeiras pastoras batistas no Brasil começaram a surgir na década de 1920. No entanto, esse período inicial de ordenação de mulheres pastoras foi relativamente limitado e frequentemente enfrentou resistência em algumas igrejas e denominações batistas.
Mas o que muitos não percebem é que mulheres pastoras foram ordenadas quase duas décadas antes, em 23 de setembro de 1995, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo [Sligo Seventh-day Adventist Church, no inglês], em Maryland.
Na Bíblia há uma abundância de referências ao líder como pastor do seu rebanho. Eram considerados pastores todos aqueles que tinham responsabilidades sobre os outros, de modo particular as autoridades civis e religiosas (cf. Ez 34,1-16; 1Pd 5,1-3). Deus é o bom pastor por excelência (cf.
Todos os profetas foram missionários. Cada um deles, na sua época, foi ordenado a pregar a mensagem do evangelho. Sempre que o sacerdócio esteve na Terra, o Senhor precisou de missionários para pregar os princípios eternos do evangelho a Seus filhos. A Igreja do Senhor sempre foi uma Igreja missionária.