“Posso abrir empresa com nome sujo?” Uma resposta simples para essa dúvida frequente é: sim, é possível. Não existem restrições legais para isso, porém, estar com o CPF negativado pode ser um empecilho no acesso a crédito e recursos para alavancar os negócios.
Ativação da negativação: após a inclusão do nome na lista de inadimplentes, a informação fica acessível para consultas caso o consumidor não regularize sua dívida no prazo estipulado na comunicação, podendo ser verificada por empresas antes da concessão de crédito ou realização de outros negócios.
A Dívida Caduca? Depois de 5 anos o nome fica limpo no SPC/Serasa, mas a dívida não caduca. Isso significa que a dívida continua existindo e a empresa pode até cobrar o consumidor, mas não pode negativar seu nome, ou seja, terceiros não saberão que essa dívida existe.
E, além disso, estar com o nome sujo causa várias consequências. Por exemplo, um indivíduo negativado passa a sofrer restrições de crédito e financiamentos negados, além de ser visto como um mau pagador pelo mercado financeiro. No entanto, essa inscrição do nome no Serasa pode ocorrer por diversas razões!
O termo “caducar” é usado para expressar o momento em que uma dívida deixa de constar nos cadastros de inadimplentes mesmo sem ter sido quitada. Para que isso aconteça, ela precisa estar ativa há pelo menos cinco anos.
Mas, afinal, quitar dívidas pela Internet é seguro? A resposta é: sim! Esse processo pode ser muito seguro se você utilizar plataformas de empresas sérias e comprometidas com a segurança dos dados dos consumidores, como é o caso da Serasa.
Quem está negativado vai perder a carteira de habilitação?
A pessoa que está com dívida negativada não só pode emitir a CNH, mas também utilizá-la diariamente. Só o fato de estar com o nome negativado por dívida não determina a perda da CNH, já que nada disso acontece de forma automática e repentina.
Quanto tempo uma dívida não pode ser cobrada judicialmente?
“Para fazer a negativação, ou seja, inscrever no cadastro de inadimplência, o prazo máximo [do credor] é de cinco anos”, explica Pfeiffer para a jornalista Roxane Ré, do Jornal da USP 1ª Edição.
Nome sujo não restringe o acesso a direitos garantidos por lei. Não impossibilita, por exemplo, a contratação da pessoa por empresas fora do setor financeiro nem impede a emissão de passaporte ou abertura de um CNPJ. Candidato negativado pode ser barrado em processo seletivo.
Quantos anos o nome de uma pessoa pode ficar no SPC?
O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.
Quem já está com o nome inscrito na Serasa pode buscar oportunidades de negociar as dívidas com desconto. Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento.
A perda do direito de cobrar as dívidas na justiça (prescrição), assim como o prazo máximo de cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como SPC, SERASA e SCPC é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu (data em que deveria ter sido paga), e não da data em que foi feito o cadastro!
Mesmo quem não consegue pagar o que deve terá o nome limpo, mas após cinco anos da negativação. No entanto, prefira negociar a dívida em vez de esperar este prazo, pois só existem desvantagens.
Porque minha dívida sumiu do Serasa antes de 5 anos?
Sim. Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score.
Como já mencionamos, além de se livrar das cobranças, ao negociar suas dívidas Serasa você tem mais facilidade de acesso a crédito. Assim, sempre que você precisar de um empréstimo, cartão de crédito, financiamento, crediário e qualquer outra modalidade de crédito, as chances de aprovação são maiores.
Os tipos de débitos mais comuns, relacionados a operações bancárias (como empréstimos, financiamentos, cheque especial, faturas de cartão de crédito), têm um prazo de cinco anos para prescrever, a contar da data de vencimento ou do último pagamento parcial.
Uma das principais consequências de ter o CPF negativado são as restrições ao crédito. Com o nome sujo, é mais difícil obter empréstimos, financiamentos ou novas linhas de crédito junto a instituições financeiras.
Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos? Como dito anteriormente, mesmo que um débito inadimplente caduque e o seu nome volte a ficar limpo, a dívida não deixa de existir. O prazo de 5 anos vale para que uma dívida seja cobrada judicialmente, caso a instituição busque esse método.
O que acontece se eu não pagar uma dívida depois de 5 anos?
Se o prazo é de 5 anos, o nome sai do Serasa e SPC, por exemplo. No entanto, a dívida continua existindo e essa informação está atrelada ao CPF no Banco Central. Ou seja: se antes de conceder crédito para alguém, a instituição decide realizar uma pesquisa apenas nos birôs de crédito, não vai ver o nome negativado.
Em cinco anos, prescrevem as dívidas líquidas contraídas de instrumento público ou particular. Quando a lei não determina prazo menor, a prescrição ocorre em 10 anos.
Quanto tempo uma dívida não pode ser cobrada judicialmente?
“Para fazer a negativação, ou seja, inscrever no cadastro de inadimplência, o prazo máximo [do credor] é de cinco anos”, explica Pfeiffer para a jornalista Roxane Ré, do Jornal da USP 1ª Edição.