Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas. Não apenas cutucar o nariz, como esfregar a mão nele tiveram o mesmo efeito no estudo.
Antes de pensar que a sujeira é algo inútil no seu organismo, lembre-se que essa “meleca” é responsável pela defesa do nosso organismo, servindo como barreira protetora. Embora útil, é preciso removê-la. “A melhor forma de limpar as secreções do nariz é usar soro fisiológico.
Então o que fazer quando você sentir que está com meleca no nariz? A melhor maneira de combater a meleca é o uso regular de soro fisiológico. Basta aplicar um ou dois jatos em cada narina muitas vezes ao dia, especialmente nos meses secos, para se sentir aliviado.
Durante os 22 mil ciclos respiratórios por dia, o muco formador de meleca age como um filtro biológico crítico para capturar poeira e alérgenos antes que eles penetrem em nossas vias aéreas, onde podem causar inflamação, asma e outros problemas pulmonares de longo prazo.
Se tirar meleca do nariz com o dedo já era um hábito mal-visto e pouco higiênico, um estudo apontou mais uma razão para evitar esta prática: o risco de desenvolver Alzheimer.
Por Que Temos Meleca No Nariz? | Que Meleca Gigante! | Curiosidades | JunyTony em Português
É saudável tirar meleca?
Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas.
O hábito de retirá-la pode atrapalhar a atuação do sistema imunológico como um todo. Além disso, um estudo de pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriu que tirar meleca está associado ao transporte nasal da bactéria Staphylococcus aureus, causadora de diversas infecções.
Como o tecido do nariz é rico em glândulas sebáceas, quando se atinge uma certa idade (no caso das mulheres, na menopausa e nos homens após os 60 anos de idade) elas aumentam sua atividade devido a alterações na produção de hormônios, o que pode provocar aumento no volume.
As causas mais comuns de sangramentos não devem ser motivo de preocupação. Elas incluem: ar seco, lesão por cutucar o nariz, resfriado, uso de drogas ou inalação de irritantes químicos. No entanto, se o sangramento for intenso, é recomendado procurar ajuda médica.
Você aplica o gelo sobre a mancha até o slime endurecer; Quando isso acontecer, puxe ele do tecido com cuidado; Se ainda sobrar uma mancha, passe vinagre (ou seu removedor de manchas de preferência) sobre ela e deixe a peça de roupa de molho por algumas horas. Depois, lave-as normalmente.
A boa notícia é que, apesar de ser algo nojento, comer catota ou cera de ouvido não é algo que faz mal. Além da quantidade ser pequena, ao serem engolidas, a acidez gástrica inativa elas e a digestão se inicia no estômago. O máximo que vai acontecer, portanto, é você ser julgado por alguém que te viu fazendo isso.
Vários fatores são associados como causa do problema, incluindo alergias, exposição a determinados ambientes, ansiedade, depressão, tabagismo e questões anatômicas.
Cutucar o nariz é um hábito bastante anti higiênico e que pode gerar sensação de ojeriza às pessoas em volta. A manipulação excessiva do nariz pode causar traumas e lesões na mucosa respiratória aumentando a produção de crostas e levando a lesões persistentes.
"A cartilagem da orelha tem 90% do crescimento dela até os 7 anos de idade. Ela para de crescer, assim como a do nariz, até os 21 anos. Depois disso, é só flacidez de pele devido à perda de colágeno" garante o cirurgião Wendell Uguetto.
O nariz inchado é um sintoma que pode ser causado por condições como rinite, nariz quebrado, rinofima, carne esponjosa, mas também pode surgir devido a gravidez ou rinoplastia.
Tirar meleca também pode ser um veículo para a transmissão de Streptococcus pneumoniae, uma causa comum de pneumonia entre outras infecções. Em outras palavras, enfiar o dedo no nariz é uma ótima maneira de introduzir mais germes no corpo ou de espalhá-los no ambiente com o dedo sujo.
O hábito de retirá-la pode atrapalhar a atuação do sistema imunológico como um todo. Se não bastasse, cutucar o nariz também pode ser um meio de enfiar outros germes, bactérias e vírus para dentro.
A meleca não passa de uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, além de partículas que entram junto com o ar que respiramos. E esse ar que entra pelo nariz é que faz com que a meleca endureça. Nós temos meleca porque precisamos dela!
A lavagem nasal convencional é feita apenas com água e sal. Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas.
Não é. Para modelar o formato do nariz, é necessário mexer em estruturas rígidas e internas, como ossos e cartilagens. Portanto, tirando os casos de pancadas e outros traumas na região, só com intervenção cirúrgica mesmo --seja para aumentar, seja para diminuir, seja para afinar o nariz.
Lavar o nariz com soro fisiológico pode ajudar a auxiliar a respiração; médica explica como fazer a lavagem nasal de forma correta. O inverno é a época das doenças respiratórias. Rinite, alergias, nariz entupido e coriza são queixas frequentes quando começa a esfriar e a temporada de gripes e resfriados se inicia.