O hábito de retirá-la pode atrapalhar a atuação do sistema imunológico como um todo. Além disso, um estudo de pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriu que tirar meleca está associado ao transporte nasal da bactéria Staphylococcus aureus, causadora de diversas infecções.
Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas. Não apenas cutucar o nariz, como esfregar a mão nele tiveram o mesmo efeito no estudo.
É preciso limpar o nariz todos os dias? De acordo com o Dr. Gustavo, o nariz está em constante contato com o meio externo, portanto, recomenda-se realizar a higiene nasal diariamente. Se o tempo estiver seco, é importante umidificar a mucosa pelo menos 2x ao dia.
Além disso, existe o risco de produzir arranhões e abrasões dentro das narinas, o que pode permitir que bactérias patogênicas invadam seu corpo. Cutucar o nariz compulsivamente ao ponto de se autolesionar é chamado de rinotilexomania.
Se tirar meleca do nariz com o dedo já era um hábito mal-visto e pouco higiênico, um estudo apontou mais uma razão para evitar esta prática: o risco de desenvolver Alzheimer.
COMO TIRAR CATARRO DO NARIZ COM ALHO? ISSO DA CERTO? É SEGURO?
Faz mal ficar fungando?
O som de fungadas pode desencadear reações de luta ou fuga e/ou raiva (com resultados que podem incluir até violência involuntária) em algumas pessoas que sofrem de misofonia.
A melhor maneira de combater a meleca é o uso regular de soro fisiológico. Basta aplicar um ou dois jatos em cada narina muitas vezes ao dia, especialmente nos meses secos, para se sentir aliviado.
Como parar de cutucar o nariz? Se você está buscando parar com o hábito de cutucar o nariz, por motivos higiênicos ou de saúde, confira as dicas a seguir: Spray de soro fisiológico: aplicar uma pequena quantidade de soro fisiológico no nariz, quanto ele estiver muito seco, pode prevenir o surgimento de “meleca seca”.
Há quem diga que é falta de educação, mas cientistas do Canadá descobriram que cutucar o nariz e comer a “meleca” pode ser bom para a saúde. De acordo com eles, é uma forma de estimular o sistema imunológico.
Como o tecido do nariz é rico em glândulas sebáceas, quando se atinge uma certa idade (no caso das mulheres, na menopausa e nos homens após os 60 anos de idade) elas aumentam sua atividade devido a alterações na produção de hormônios, o que pode provocar aumento no volume.
O que muita gente não sabe, é que ingerir os resíduos pode ser prejudicial ao sistema imunológico. Alguns cientistas defendem a ideia de que a ingestão de meleca de nariz, em pequenas quantidades, pode estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos contra agentes patogênicos presentes nas narinas.
— Você não deve apenas cutucar o nariz e o ouvido para apenas tirar a meleca, você deve comê-la — recomenda. Ela está se referindo, com um toque jocoso, ao fato de que nosso sistema imunológico pode sofrer se não tiver interações regulares com o mundo natural. — Nosso sistema imunológico precisa de um trabalho.
A secreção nasal sem coloração aparente é natural e até mesmo esperada de tempos em tempos (em pequenas quantidades). Por outro lado, no caso de a quantidade ser elevada, pode significar um quadro de alergia ou irritação da mucosa, já que se trata da secreção nasal mais associada a doenças.
Nós temos meleca porque precisamos dela! Ela serve como um filtro para o ar que respiramos, principalmente se você vive em uma cidade poluída, como Belo Horizonte. Na meleca ficam grudadas partículas de poeira e poluição, que podem causar alergias e outras doenças.
Ranho, muco, catarro, pingo no nariz. Existem diferentes nomes para as secreções nasais consoante a cor e a consistência. Quando estamos constipados ou com gripe, os lenços de papel são um acessório fundamental para limpar o muco que sai pelo nariz.
Você aplica o gelo sobre a mancha até o slime endurecer; Quando isso acontecer, puxe ele do tecido com cuidado; Se ainda sobrar uma mancha, passe vinagre (ou seu removedor de manchas de preferência) sobre ela e deixe a peça de roupa de molho por algumas horas. Depois, lave-as normalmente.
O que é catarro com sangue? Catarro com sangue, também conhecido como escarro hemoptoico, é quando o muco expelido contém sangue. Isso acontece quando há uma ruptura de vasos sanguíneos nas vias respiratórias. A presença de sangue no catarro pode indicar uma condição médica subjacente e requer avaliação médica.
Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente – com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão. Usar medicamentos e descongestionantes nasais, só por indicação médica.
Segundo alguns imunologistas, ao assoar o nariz, a pressão gerada na cavidade nasal pode se tornar danosa para a mucosa nasal e para os seios da face, podendo assim causar uma piora no quadro do paciente.
Pior do que isso, a pressão de assoar o nariz pode causar até mesmo danos em outras regiões do corpo. “Ao assoar o nariz com muita força aumenta-se a pressão nos vasos sanguíneos, podendo levar a sangramentos, descolamento de retina, e até mesmo um derrame, embora isso seja muito raro de acontecer.