Evidências científicas indicam que a aplicação de várias vacinas ao mesmo tempo, não causa aumento de eventos adversos no sistema imunológico infantil.
🧐Na verdade, no nosso calendário vacinal nós já tomamos mais de uma vacina juntas, são as VACINAS CONJUGADAS, que correspondem a mais de um microrganismo na mesma vacina, ou seja, na mesma aplicação. 😉Fora isso, também é possível tomar mais de uma picadinha no mesmo dia, desde que sejam vacinas apropriadas.
A administração é feita em três ou quatro doses, dependendo da raça e idade do pet. Assim, a imunização só fica completa após a última aplicação. Durante esse período, o animal não pode passear na rua, mas pode ir visitar amigos e familiares.
As vacinas febre amarela e tríplice viral ou Tetraviral podem ser administradas simultaneamente. Porém, se não administradas simultaneamente, deve-se respeitar o intervalo de 30 dias entre as vacinas, mínimo de 15 dias.
Evite administrar a V6 ou V8 junto com a antirrábica: isso reduz reações adversas. A V8 ou V10 são indicadas a partir das seis primeiras semanas de vida.
Qual intervalo entre as vacinas que não são realizadas no mesmo dia por quê?
6) Que intervalo é necessário respeitar entre a administração de diferentes vacinas? A média de intervalo é de 15 dias. As raras situações em que se deve respeitar um intervalo mínimo de 4 semanas referem-se à administração de duas vacinas de vírus vivo atenuado, quando não são administradas no mesmo dia.
Febre amarela. Desde março, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação da vacina de febre amarela, que antes era restrita às áreas de risco, para todo o território nacional. ...
O cidadão poderá emitir a sua carteira de vacinação de forma digital, onde constará o seu histórico de vacinação e imunobiológicos já administrados anteriormente.
A combinação de uma resposta imunológica já ativada devido à febre e uma resposta adicional à vacina pode sobrecarregar o sistema imunológico e causar reações adversas mais intensas, como febre alta, malestar, dores no corpo, entre outros sintomas.
Quantas vacinas podem ser aplicadas no mesmo braço?
Na via intramuscular, o volume máximo apropriado é de até 5,0 mL, ou seja, podem ser administradas duas vacinas concomitantemente na mesma região muscular. Isso acontece, principalmente devido à grande quantidade de imunobiológicos disponíveis e para aproveitar a mesma visita aos serviço de saúde.
Durante a vacinação simultânea, os imunizantes devem ser aplicados em locais diferentes do corpo. Por exemplo, uma vacina é aplicada no braço esquerdo, enquanto a outra é administrada no braço direito. Além de reduzir o desconforto localizado, essa estratégia traz mais segurança ao procedimento.
Pode tomar vacina da gripe e pneumonia no mesmo dia?
Não, são duas vacinas diferentes, mas ambas podem ser aplicadas no mesmo dia. Vale lembrar que a gripe ocorre todos os anos e está entre as viroses que circulam em todo o mundo.
Nunca dê mais de uma vacina no mesmo dia, pode sobrecarregar o sistema imunológico do seu pet. Nunca vacine um cão com febre, com câncer, com doença autoimune, durante processos alérgicos extenuantes, com diarreias, falta de apetite, vômitos…
Mas “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Se você chegou aqui e ainda está com essa dúvida, saiba que o intervalo máximo entre cada dose é de 30 dias. “No caso de filhotes, ultrapassar esse limite pode significar recomeçar todo o protocolo, seguindo o número de doses necessárias”, explica a Dra.
Muitas pessoas ficam em dúvida se devem dar ao pet a vacina V8 ou V10, ambas múltiplas. Mas você só precisa dar uma delas, já que elas imunizam contra as mesmas doenças.
No entanto, é importante ter em mente algumas diretrizes e recomendações: idade e estado de saúde: a capacidade de receber várias vacinas simultaneamente pode depender da idade e da saúde do indivíduo. Bebês, crianças e adultos saudáveis geralmente podem receber várias vacinas de uma vez.
São vacinas que não devem ser administradas simultaneamente?
As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados.
Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.
É possível escolher entre duas versões: enquanto a V8 auxilia na prevenção da cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae); a V10 protege contra todas estas doenças e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).
A princípio, as reações após a aplicação não são tão comuns, mas podem acontecer. Caso o seu pet sofra algum efeito colateral por mais de 24 horas, vale levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança.
O ideal é que as vacinas para cachorro sejam aplicadas depois da vermifugação - e isso não atrapalha em nada na eficácia do imunizante. Pelo contrário, dar o vermífugo para cachorro antes de vaciná-lo até ajuda o organismo do animal a absorver melhor a proteção.