A água encanada do Japão é tão segura a ponto de poder beber direto da torneira (1ª foto, créditos: Aflo); inclusive, em Tóquio, existe um produto curioso que é a água da torneira de Tóquio engarrafada (2ª foto).
Mantenha-se hidratado com a deliciosa água potável do Japão
É só pedir aos funcionários. De fato, a água da torneira é motivo de orgulho para muitas das regiões montanhosas do Japão, pois água fresca e limpa é um produto dos picos das redondezas. Não deixe de experimentar a água se você estiver nestas áreas.
A dessalinização pode ser usada para água do oceano, ou fonte do mar, que pode ser tratada usando sistemas de osmose reversa de água do mar; Sistemas de dessalinização.
Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.
A água das bicas provenientes de nascentes subterrâneas é muito procurada pela população e utilizada para diversos fins. Elas estão em toda a parte, mas nem sempre são potáveis e adequadas ao consumo. Alguns pontos geram risco à saúde, e muitas vezes não existe nenhum sinal ou orientação alertando a não ingestão.
Mesmo assim, se comparada à água sem tratamento nenhum, aquela que corre na torneira da sua casa é excelente. Além disso, a água de torneira não irá envenenar você ou produzir quaisquer efeitos imediatos, mas bebê-la durante muito tempo pode acarretar em sérios danos à saúde.
Mesmo sendo um dos países com maior índice de densidade demográfica, o Japão é considerado um dos lugares mais limpos do mundo. Isso é reflexo de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, que consegue reutilizar 96% do lixo que chega aos depósitos.
Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, provaram que comer sunomono, um prato japonês feito com pepino ou algas em vinagre, ajuda a diminuir a pressão arterial nos homens.
Ouro, prata, platina e outros metais preciosos, pedras preciosas, incluindo diamantes e pedras semi-preciosas, moedas de países (cédulas ou moedas), todos os tipos de jóias e outros objetos de valor.
A idade legal para beber no Japão é de 20 anos. Shibuya, que é um distrito autônomo dentro de Tóquio, e pode criar suas próprias regulamentações locais.
Não existe nenhuma lei que proíba beber nas ruas no Japão, por isso fica difícil reprimir esses atos. A verdade é que do anoitecer ao amanhecer do dia seguinte, são muitas pessoas bebendo e fazendo barulho nas calçadas e ruas. Além disso, deixam pilhas de lixo, impedem a passagem dos pedestres e causam transtornos.
Se você consome água que é fornecida pelas Concessionárias, sugerimos realizar testes frequentes para verificar a qualidade da água em diferentes pontos da rede de distribuição. Esses testes incluem análises físico-químicas e microbiológicas, que avaliam a presença de substâncias químicas e microorganismos na água.
A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio – o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.
É seguro beber a água da torneira? É muito seguro. Para proteger a sua saúde, a Agência de Protecção ao Ambiente dos Estados Unidos (EPA, em inglês) e o Departamento de Protecção ao Ambiente de Massachusetts (DEP, em inglês) mantêm padrões rigorosos.
O Japão é um dos países que possui o melhor sistema de água potável e saneamento. No entanto, um dos assuntos discutidos atualmente é o conceito de “água virtual” (仮想水 ou バーチャルウェーター), que é a quantidade de água utilizada para produzir os diversos produtos que consumimos diariamente.
De maneira geral, os preços encontrados no Japão se assemelham aos da Europa e, caso você opte por comer em lugares como lojas de conveniência, mercados e barracas de rua, pode encontrar preços entre 500 e 1200 ienes, ou entre 20 e 50 reais, respectivamente.
No Japão, a ausência de lixeiras nas ruas é principalmente devido à cultura de responsabilidade individual. As pessoas são incentivadas a levar seu lixo de volta para casa e descartá-lo adequadamente, promovendo a limpeza pública e a conscientização ambiental.
A falta de legislação específica no país expõe os imigrantes ao preconceito racial, que muitas vezes se manifesta de forma violenta. Em várias cidades japonesas, a discriminação é aberta, e podem ser encontrados letreiros proibindo a entrada de estrangeiros em lojas, cabeleireiros e restaurantes.
Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92.
Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
Febre, diarreia, vômito, dor de barriga, desidratação, infecção intestinal. Essas são algumas das doenças que podem ser provocadas pela ingestão de água de má qualidade.